Alexandre Simões

O secretário Municipal da Saúde, Alexandre Simões, esteve em Brasília na última terça-feira (29), representando o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, na cerimônia de adesão ao Plano de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (Pemaq-AB). A solenidade contou com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, governadores de Estado e prefeitos de diversas cidades.

O Plano de Melhoria que integra o programa do Governo Federal “Saúde mais perto de você”, contemplará três componentes: Reforma de Unidades Básicas, Melhoria de Acesso e qualidade da Atenção Básica, e Informatização das Unidades. Ilhéus já aderiu ao Plano de Melhoria e passará a receber 20% de incremento no repasse das verbas recebidas para Atenção Básica do Ministério da Saúde.

Nove unidades de saúde da cidade serão contempladas com os benefícios do Pemaq-AB: Centro de Saúde Sarah Kubitscheck, Centro de Saúde do Banco da Vitoria, Centro de Saúde do CSU De Ilhéus, Unidade de Saúde da Família Basílio I E II, Unidade de Saúde da Família Ilhéus II, Unidade de Saúde da Família Nossa Senhora da Vitoria I, II E III, Centro de Saúde Herval Soledade, Unidade de Saúde da Família de Sambaituba, Aritaguá e Centro de Saúde do Iguape. As reformas nas unidades seguirão os padrões da Anvisa, proporcionando ao ambiente acessibilidade e humanização.

Após seis meses, o Ministério realizará uma avaliação com os indicadores das unidades participantes e, se estes forem positivos, o valor do recurso poderá dobrar. O Secretário Alexandre Simões afirmou que, a adesão de Ilhéus a esse plano é uma ferramenta importante. “O programa só tem a contribuir com a saúde do município, melhorando não só o atendimento à população, como também as condições de trabalho dos servidores da saúde”, afirmou o secretário.