(E) Fred Gedeon, Jamil Ocké, Jabes Ribeiro, Alcides Kruschewsky e Ênio Daud Lima

Uma clara comprovação da força e representatividade do movimento de oposição ante a política adotada pela atual gestão do Paranaguá. Isso foi possível perceber na tarde desse sábado (03), na plenária da Câmara de Vereadores de Ilhéus, quando os partidos políticos PP, PHS, PR, PSL e PRTB, uniram os presidentes, militantes e pré-candidatos a vereador para debater seus projetos e alicerçarem uma possível coligação visando às eleições municipais de 2012. Na ocasião, também foram apresentadas e aprovadas quatro Resoluções Partidárias Conjuntas.

Com o auditório do Legislativo ilheense completamente lotado, a bancada foi composta pelos presidentes das cinco siglas, e também pelos presidentes locais do PSB, PDT, PCB, PTN e PTC. Por mensagem o presidente do PCdoB de Ilhéus, impossibilitado de comparecer, afirmou estar disposto a qualquer tipo de conversação democrática. Também estiveram presentes vereadores, ex-vereadores, jornalistas e líderes comunitários. O presidente do PSB, vereador Alcides Kruschewsky, considerou importante o debate em torno das questões de interesse do município, ressaltando que a “situação de Ilhéus é caótica, exigindo de todos aqueles que desejam o melhor para a cidade, capacidade de interlocução.” Na mesma linha, o presidente do PDT, Fred Gedeon foi enfático em pregar o diálogo como o melhor caminho para se “reconstruir Ilhéus.”

Na abertura do evento o secretário-geral estadual do PP, e pré-candidato à prefeito, Jabes Ribeiro destacou o quanto a cidade estagnou nesses últimos anos, justamente pela ausência de um projeto político sério, tendo como prova disso o altíssimo índice de reprovação da atual gestão, que segundo ele, beira os 90%. “Aqui não estamos discutindo um projeto individual, mas sim, um projeto coletivo, democrático, buscando debater com todos os partidos políticos que discordam da forma como a atual gestão vem tratando a cidade. Estamos do lado dos 90% que reprovam essa gestão, que deixou a cidade entregue ao caos, imersa no marasmo geral”.

Na oportunidade Jabes ressaltou que está disposto a discutir e debater os assuntos de interesse da cidade com qualquer partido, desde que ele não faça parte da atual gestão municipal. “Com a turma de lá nós não queremos conversa”, destacou.

RESOLUÇÕES – Por unanimidade, as quatro Resoluções Partidárias não só foram aprovadas, como aclamadas entusiasticamente pelos presentes. Nelas, além de estar contida a clara posição irreversível do grupo em firmar oposição ao Governo Municipal, questões importantes para o futuro do município foram destacadas.

No documento está presente o apoio irrestrito ao Complexo Logísitico do Porto Sul, com responsabilidade ambiental, apoio à construção da nova ponte, serviços de esgotamento sanitário da zona sul e obras nos altos da cidade, o que era denominada de Projeto Viva o Morro. Para finalizar, no documento foram expostos o apoio e os agradecimentos ao governador Jaques Wagner e ao ministro das cidades Mário Negromonte pela destinação de mais 2.000 casas populares do programa Minha Casa Minha Vida.