Quando meu amigo Zé Leite começou a publicar uma série de fotos, contando passo a passo a construção desta ponte, que 45 anos depois, ainda é alvo de comentários, ficamos atentos, pois nos interessava muito aquele acervo fotográfico, que semanalmente estava lá no “No Fundo do Baú de Zé Leite”.
Na primeira série semanal, o amigo Zé Leite, através de informações obtidas, dava conta que esta ponte teria sido construída em quase dois anos, devido uma enchente que houvera no Rio Cachoeira.
Confesso que ficamos surpresos, e de imediato fiz um comentário no próprio site, pois o que nós pontalenses sabíamos, é que esta ponte foi construída entre nove e dez meses. Aqui no Pontal, naquela época (1966), dizíamos que a ponte era fruto de uma gestação perfeita.
Em contato com Zé Leite, o mesmo nos disse que detinha esta informação de um amigo que foi engenheiro da construtora na época.
Bom, estava ali um desafio saudável, já que tudo até aquele momento não passava de “ouvir dizer”.
Alguns dias depois, lembrei-me de um parente que trabalha na Norberto Odebrecht, e através dele a dúvida foi sanada, com o envio da Certidão (em anexo PDF) …

Para ver em tela cheia clique fullscreen. (onde tem 4 setinhas)

… passada pelo DERBA à Construtora Norberto Odebrecht, em 02 de setembro de 1966, onde colocamos um ponto final, do que nós gostaríamos de saber de real.
A título de curiosidade, acessamos o Google, e no site: www.fee.tche.br, atualizamos o valor da obra, e o resultado obtido para data de hoje foi de R$ 17.396.080,11 (aproximadamente 17,4 milhões de reais).
Agora é só esperar o orçamento da nova ponte, para compararmos os valores, já que se comenta, que a obra girará em torno de 90 a 120 milhões de reais.
No mais, fica aqui registrado meus sinceros agradecimentos ao amigo Zé Leite, por nos proporcionar, o que para nós pontalenses da época, foi o marco mais importante na história deste bairro e quiçá de Ilhéus.

Rezende