Mutirão Praia Do Cristo (Foto: Clodoaldo Ribeiro).

As praias de Ilhéus estão cada vez mais limpas e prontas para receber nessa alta estação milhares de ilheenses e turistas. E para garantir a conservação das praias, a Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a sociedade civil organizada e voluntários, vem realizando a limpeza de toda a costa do litoral ilheense. Na semana passada foram realizados mutirões de limpeza nas praias do Sul, Milionários e Olivença e no último sábado (10) foi a vez de realizar a campanha de limpeza das praias do Cristo e da avenida Soares Lopes.
Durante todo o sábado, servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, membros da Sociedade Ambiental de Preservação da Mata Atlântica e Costas de Ilhéus (Saci), da Associação Ação Ilhéus, da Associação dos Ambulantes da Praia do Cristo e dezenas de voluntários realizaram o trabalho de coleta do lixo acumulado nas praias do centro da cidade. No total, foram recolhidos nas duas praias 15 caçambas de lixo, incluindo resíduos sólidos e restos de vegetais.
Para a realização desse trabalho a Prefeitura de Ilhéus disponibilizou um trator, uma pá-carregadeira e quatro caçambas. Além da limpeza de toda a praia, também foi feita a pintura da estátua do Cristo, um dos símbolos da cidade, e toda a roçagem dessa área, visitada diariamente por centenas de turistas.

Além de disponibilizar os servidores para fazer a limpeza, a Prefeitura de Ilhéus também distribuiu sacos de lixos, luvas e água para os voluntários e fez o recolhimento de todo o material coletado durante a campanha. E para motivar ainda mais os participantes, foram realizadas apresentações artísticas e realizados também sorteios de brindes, como forma de envolver ainda mais os banhistas e comerciantes e alertar cada um deles para a importância de garantir praias muito mais limpas.
A campanha, segundo avaliou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, tem um cunho muito mais educativo, realizando o trabalho de conscientização dos comerciantes e banhistas, despertando para a necessidade de garantir as praias sempre limpas, colocando o lixo em locais adequados e colaborando com a preservação da natureza. No evento do último sábado participaram da campanha cerca 100 pessoas, entre servidores municipais e voluntários. E a proposta é levar esse trabalho para todo o litoral ilheense. Os próximos locais que serão beneficiados com a campanha serão as praias do Malhado e Marciano, na zona norte da cidade.
Na semana passada, uma equipe formada por 40 homens da Secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano realizou o trabalho de limpeza na praia dos Milionários, zona sul de Ilhéus. A ação incluiu uma série de serviços, como a roçagem, capinagem, limpeza, retirada de lixo e entulho, beneficiando uma faixa de seis quilômetros, incluindo Olivença. O trabalho foi realizado em parceria com a Associação de Cabaneiros da Praia do Sul, que garantiu almoço aos trabalhadores que atuaram em tempo integral. “As parcerias beneficiam tanto a população quanto os comerciantes que atuam nas praias”, afirmou o secretário Gerson Marques. E a expectativa é de que novas parcerias sejam firmadas para garantir a limpeza das praias de Ilhéus.