Clique para AMPLIAR.

Depois de fazer Olivença vibrar no último sábado (10), com o repertório autoral e contagiante de DubStereo, o coro do público que acompanhava as músicas d’OQuadro, a energia da cantora, dançarina  e coreógrafa espanhola Indee Styla, as experimentações musicais de Ambulante Original e Buguinha Dub e a participação especial de Lucas Santtana, o Festival Bahia Sound System (BSS) vai movimentar o litoral de Itacaré. O evento será domingo (18), na praia da Tiririca, a partir das 16 horas. A entrada será gratuita.

Dessa vez, o BSS integra as apresentações dos grupos DubStereo (BA), OQuadro (BA) e Buguinha Dub (PE), como shows de base, que serão entrecortados pelas participações especiais de Lurdez da Luz (SP), B.Negão (RJ), além das intervenções do Ambulante Original, carrinho de som sob direção do seletor Dudoo Caribe (BA).

Esta é a segunda edição do Bahia Sound System, festival que tem como objetivo reunir atrações que possuem em seus trabalhos musicais a referência dos sound systems (sistemas de som) jamaicanos. O evento se propõe a ser uma mostra de música brasileira contemporânea, atraindo os olhares para novos grupos da cena baiana.

Além de muita música, os shows serão registrados em vídeo e fotografia. Tudo para documentar os desdobramentos dos sound systems jamaicanos em sua versão baiana/brasileira.

O Festival Bahia Sound System é patrocinado pela Vivo, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (FazCultura) e integra o Conexão Vivo. A realização é do Coletivo Prumo. Para mais informações, acesse: www.bahiasoundsystem.com

Atrações do Festival Bahia Sound System em Itacaré

  • Shows de base

DubStereo (BA) – Coletivo baiano que aposta na fusão da herança jamaicana com sons universais e regionais, transformando Dub, Dance Hall, Rap e Repente em música contemporânea. Em Salvador, foi responsável pela transição da pesquisa dos sistemas de som em música orgânica.

OQuadro (BA) – Grupo sul baiano, é representante da nova escola do Hip Hop. Suas composições oscilam entre o local e o universal, e carregam referências que vão do Ijexá ao Afrobeat, das cantigas do candomblé ao Dub, sem deixar, por isso, de ser Rap.

Buguinha Dub (PE) – Tem na essência do seu trabalho a junção da música brasileira com a sonoridade do Reggae e do Dub. Além de trabalhar com as pick-ups, é produtor musical de discos de grupos como Nação Zumbi, Racionais, Monjolo, Lucas Santanna e Cordel do Fogo Encantado, OQuadro.

 

  • Participações especiais

Lurdez da Luz (SP) – Depois de atravessar a última década sendo responsável por um dos microfones do Mamelo Sound System, fazendo shows pelo Brasil afora, participar de projetos como o 3naMassa (com Dengue e Pupilo da Nação Zumbi e Rica Amabis do Instituto) e de lançar o elogiadíssimo EP homônimo ano passado, Lurdez da Luz é figura carimbada do circuito alternativo brasileiro e uma das mais reconhecidas MCs femininas da atualidade.

BNegão (RJ) – Cantor e compositor brasileiro de música popular, especialmente Rap. Tornou-se conhecido como vocalista da banda de Rap brasileira Planet Hemp. Dividiu por anos o palco com o também vocalista Marcelo D2. Além de cantar, BNegão atuou como letrista da banda. Teve idas e vindas no Planet Hemp (da qual saiu em 2005), intercalando com seu trabalho paralelo como líder da banda The Funk Funkers. Deu início ao seu novo projeto, “BNegão e Os Seletores de Frequência”, dessa vez misturando Rap, Hardcore, Dub e Funk, com letras repletas de crítica social.

Ambulante Original (BA) – É uma mídia móvel, fruto da parceria entre o DJ Dudoo Caribe e Germano Estácio, em pesquisa que mescla cultura popular, customização de alto-falantes e mídias alternativas, tendo em vista o diálogo entre as mais variadas intervenções de arte, cultura e entretenimento. Ao mesclar elementos que passeiam pela literatura de cordel, artes plásticas e visuais, sound system, Hip-Hop e Reggae, o “Ambulante Original” leva as ruas formas inusitadas de transmissão de conteúdo.

Tacila Mendes

Comunicóloga / DRT 6795

Ascom Bahia Sound System

bahiasoundsystem@gmail.com  /  tylamendes@gmail.com

(73) 8803-9821