Crime ocorreu na madrugada de quinta-feira (15).
É a segunda imagem católica roubada de igreja na Bahia esta semana.

A imagem centenária de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade de Itaparica e que dá nome à principal igreja do município, foi roubada na madrugada de quinta-feira (15).

De acordo com a polícia, os ladrões quebraram a janela lateral e levaram a peça católica criada há cerca de 400 anos. A delegacia de Itaparica ainda não identificou os suspeitos.

É a segunda imagem católica roubada de igreja nesta semana. Na madrugada de terça-feira (13), quatro homens invadiram o templo de Nossa Senhora do Bonfim no distrito de Nagé, em Maragojipe, a 155 km de Salvador, e roubaram quatro peças. São imagens de Nossa Senhora de Santana, duas de Nossa Senhora do Livramento e mais uma de Nossa Senhora do Rosário.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Bahia é o segundo estado onde mais peças de arte sacra são roubadas no Brasil, perdendo apenas para Minas Gerais. Dados do Instituto revelam que, atualmente, mais de 138 obras estão desaparecidas em todo o estado.

A Polícia Militar informa que não há um esquema de segurança diferenciado para os locais que possuem igrejas com arte sacra e demais peças valiosas. Segundo a corporação, os soldados exercem policiamento preventivo de modo igualitário aos direcionados a supermercados, casas lotéricas, escolas, residências, empresas e demais instituições. Ainda conforme o órgão, as igrejas que são tombadas contratam segurança patrimonial particular.


No G1 BA