Settrans intensifica sinalização de trânsito (Foto: Clodoaldo Ribeiro)

A Secretaria da Segurança, Transporte e Trânsito (Settrans) de Ilhéus vem investindo na recuperação e ampliação das sinalizações horizontal e vertical no município. Com a chegada das férias escolares, as áreas próximas às escolas estão recebendo atenção especial da equipe da Settrans. Além da pintura da sinalização horizontal, os locais próximos às unidades escolares têm recebido placas de sinalização vertical de regulamentação.
Ao todo, 240 placas de sinalização vertical – incluindo as de regulamentação – já foram colocadas em diversos pontos do município, a exemplo dos bairros Teotônio Vilela, Nelson Costa, Hernani Sá, Olivença e das avenidas Esperança e Princesa Isabel, além do centro. O trabalho tem como base as solicitações das próprias escolas, indicações feitas pela Câmara de Vereadores e pelas associações de bairros, e de acordo com o secretário responsável pela pasta, Marcelo Barreto, visa melhorar a fluidez e o ordenamento do trânsito na cidade, oferecendo maior segurança para pedestres, ciclistas e motoristas.
Além de placas de sinalização definitiva, a Prefeitura em parceria com o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), instalou uma placa de sinalização vertical provisória, na BR-415 próximo à sede do campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). A placa, de cor laranja, indica que o local receberá, em breve, dois quebra-molas, seguindo padrão determinado pelo Código Brasileiro do Trânsito (Contran). Para o início do próximo ano está previsto a construção de um trevo na mesma área.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, as áreas escolares são consideradas locais de grande concentração e circulação de pedestres e ciclistas e por isso necessita de atenção especial. O secretário informou ainda que o próximo passo, após a recuperação e ampliação das sinalizações vertical e horizontal na área urbana, é estender os trabalhos para a zona rural do município.