Buguinha Dub no Bahia Sound System em Ilhéus - por Ana Lee

A segunda edição do Festival Bahia Sound System (BSS), que aconteceu em Ilhéus (Olivença) no último dia 10, e em Itacaré (praia da Tiririca) domingo (18), foi sucesso de público nas duas cidades e trouxe um novo conceito em festival de música para o sul da Bahia. O evento foi gratuito e reuniu diversas atrações que tem em comum a referência dos sound systems jamaicanos.

Os sound systems (sistemas de som) jamaicanos são uma parte importante da cultura daquele país. Desde a década de 50, quando se tornou popular, influenciou a criação de novo gêneros da música não só na Jamaica, mas em diversos lugares do mundo. E chegou ao Brasil, onde foi incorporado à nossa forma de fazer música.

DubStereo no Bahia Sound System em Ilhéus - por Ana Lee

Para mostrar essas influencias e desdobramentos, com especial atenção para grupos baianos, é que foi realizado o Festival Bahia Sound System. Se apresentaram, como shows de base nas duas cidades: DubStereo (BA), OQuadro (BA), e Buguinha Dub (PE). Houve participação especial de Ambulante Original (BA), de Indee Styla (Espanha) e Lucas Santtana (RJ). Em Itacaré, o palco brilhou com participações de MC’s locais, mostrando novos talentos.

Esta é a segunda edição do Bahia Sound System, que também se propõe a ser uma mostra de música brasileira contemporânea, atraindo olhares para novos grupos da cena baiana e contribuindo para a formação de público no interior do estado.

O Festival foi registrado em vídeo e fotografia a fim de documentar os desdobramentos dos jamaicanos em sua versão baiana/brasileira. Em breve, os registros estarão disponíveis no site do evento.

OQuadro no Bahia Sound System em Ilhéus - por Ana Lee


 O Festival Bahia Sound System é patrocinado pela Vivo, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (FazCultura) e integra o Conexão Vivo. A realização é do Coletivo Prumo. Para mais informações, acesse: www.bahiasoundsystem.com

Por: Tacila Mendes