Plantação estava em uma fazenda localizada a 25 km de Camacan.
Local possuia esquema de irrigação e foi descoberto na quarta-feira (20).

Mais de 100 mil pés de maconha foram queimados, na manhã desta quinta-feira (22), em uma fazenda a 25 km da cidade de Camacan, localizada no sul da Bahia. A plantação foi descoberta pela polícia em uma grande área irrigada na quarta-feira (20). A proprietária das terras, que tem 54 anos, foi presa na cidade de Eunápolis e logo depois transferida para Camacan. O homem que cuidava do plantio, de 47 anos, irmão da dona, está foragido da polícia.

O acesso à plantação foi difícil por causa da mata fechada. Só depois de uma longa caminhada a polícia conseguiu chegar ao local. Pelo tamanho da área, os peritos acreditam que sejam mais de cem mil pés de maconha. O delegado de Camacan não esperava encontrar uma plantação tão grande. “Essas coisas acontecem na Bahia, naturalmente mais no sentido do Sertão. Surpreendeu porque aqui não faz parte do ciclo da maconha”, afirma o delegado João Mendes.

No local, podiam ser vistos viveiros destinados à produção das mudas da erva. A polícia relata que eles conseguiram elaborar um sistema artesanal para aproveitar a água da chuva para irrigar as plantas, além de uma bomba para aplicar inseticida e sacos para embalar a droga.

De acordo com os policiais, a cor amarelada das folhas indica que as plantas já estavam prontas para a colheita. Uma parte foi retirada pela equipe de peritos e o resto foi queimado.

O companheiro da suspeita disse que o responsável pela plantação é o cunhado, que fugiu. “É dele, provavelmente. Nós não sabemos de nada”, disse. O companheiro da dona da fazenda prestou depoimento e foi liberado. Segundo a polícia, ele não tem ligação com o plantio da maconha.


Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz