Capacitar os blogueiros da região para que eles atuem como agentes de transformação e façam da informação digital um instrumento de promoção da cidadania são algumas das propostas da recém-criada Associação dos Blogueiros do Sul da Bahia. Recém-criada, a Absul congrega 63 profissionais de Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Itajuípe, Uruçuca e Buerarema.

Criada no último dia 07 de novembro, a Absul é considerada um marco na Comunicação Digital do sul da Bahia. A posse da primeira diretoria, para o triênio 2011-2014, aconteceu ao meio-dia do último dia 23, sexta-feira, na Churrascaria Los Pampas, com a presença de oitenta pessoas, dentre elas, empresários, jornalistas, radialistas, advogados, políticos e dirigentes de organismos públicos e privados.

O diretor-executivo da Amurc, Luciano Veiga, representando o presidente Cláudio Dourado; o presidente da OAB de Itabuna, Andirlei Nascimento; o deputado estadual Augusto Castro; o superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart; o secretário de Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa; o missionário da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Mário Augusto Souza Gomes, e presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna, Jorge Barbosa, e o presidente do Sindicato dos Radialistas, Frankvaldo Lima, foram algumas das personalidades que prestigiaram o ato de posse.

A Absul, que tem a missão de congregar os fomentadores da informação digital no sul da Bahia, é presidida pelo jornalista Ederivaldo Benedito. Os demais membros da Diretoria Executiva são: Wesley Souza (vice-presidente), Geisa Meira Ribeiro (primeira diretoria-secretária), Denilton Santos (segundo diretor-secretário), Joselito Reis (primeiro diretor-tesoureiro), Gilmar França (segundo diretor-tesoureiro), Guilherme Santos (primeiro diretor-administrativo) e Gelle Guimarães (segunda diretora-administrativa).

A nova entidade, que se propõe a defender a liberdade de expressão e os interesses dos donos e responsáveis por blogs e sites sulbaianos que contenham notícias, notas jornalísticas, comentários, artigos e reportagens, tem um Conselho Fiscal formado por Fabinho Nazoera, Renan Saint e Val Cabral. No Conselho de Ética estão Guilherme Santos, Ederivaldo Benedito e Juarez Vicente Silva de Carvalho.

A Absul tem uma Assessoria Jurídica formada pelos advogados Andirlei Nascimento, Alex Miranda, Cosme Reis, e o juiz Marcos Bandeira, que também é blogueiro e membro da Absul. O Conselho Deliberativo é integrado por Juarez Vicente Silva de Carvalho, Adeildo Marques, Adilson Reis, Alex de Souza, Alex Miranda, Antonio Oliveira Santos, Ari Rodrigues, Ederivaldo Benedito, Dr. Marcos Bandeira, Fábio Roberto Alves de Araújo e Raudiney Amaral.