Martha Machado, da Vigilância Sanitária paulista, também ensina como evitar a carne imprópria para consumo

São Paulo, 26 de dezembro de 2011 – Nesse período de festas, é muito importante o consumidor redobrar os cuidados na hora de comprar carne bovina, pois são muitos os casos recentes de produtos irregulares apreendidos por todo o País. A nutricionista da Vigilância Sanitária da cidade de São Paulo, Martha Machado, dá alguns conselhos de como evitar e como reconhecer a carne imprópria para o consumo.

“O primeiro cuidado na compra da carne é verificar a procedência e, nesse caso, basta a dona de casa verificar se há carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), a melhor garantia de que a carne é resultante de bois inspecionados e vacinados” – comenta. Outra vantagem do carimbo SIF, acentua Martha Machado, é que ele significa abates bovinos acompanhados desde o curral até o fim do processo de refrigeração, congelamento e transporte do produto.

De acordo com a técnica da Vigilância, cuidados adicionais devem ser tomados na ponta final do consumo. “Não compre carne exposta a temperatura ambiente e verifique se ela apresenta aspecto saudável, isto é: cor vermelho-claro, quase cereja e consistência firme” – aconselha a nutricionista, recomendando evitar carnes de cor escura ou com manchas cinzas e verdes.

Numa entrevista à Agência Radioweb que pode ser ouvida na íntegra no blog Carne Saudável (www.carnesaudavel.blog.br), Martha Machado lembrou ainda que carnes resfriadas devem ser consumidas em até três dias. Já as carnes congeladas podem ser conservadas de três meses a um ano antes de serem consumidas.

Sobre o blog Carne Saudável

O blog Carne Saudável (www.carnesaudavel.blog.br) foi criado como um espaço de discussão e alerta para a importância do acompanhamento da qualidade fitossanitária da carne bovina do Brasil, país que é dono do maior rebanho do mundo e produz anualmente 9 milhões de toneladas de carne – 7,3 milhões só para consumo doméstico. Seu objetivo é erradicar possíveis enfermidades e, em última instância, colaborar para salvar vidas. Carne Saudável tem por compromisso denunciar os contraventores que colocam no mercado produtos que põem em risco a nossa vida e a de nossos filhos. Pretende também exigir probidade e decência dos órgãos competentes, cobrando o rigor no trabalho de fiscalização para o qual foram criados, já que metade da carne comercializada no País não passa por inspeção federal e até mesmo frigoríficos legalizados operam sem cumprir as normas fitossanitárias básicas.

 Blog Carne Saudável

 www.carnesaudável.blog.br

 Contato: redaçã[email protected]