Diálogos do Desenvolvimento Sustentável do Sul da Bahia na TVE

Numa iniciativa pioneira de democratização da produção audiovisual, o Instituto de Radiodifusão da Bahia – IRDEB, através do seu diretor, o cineasta Pola Ribeiro, criou o Projeto 26 DOC´s da TVE BAHIA, através do Edital 013/2009, que selecionou um projeto de documentário para cada um dos 26 Territórios de Identidade da Bahia, excluindo-se, o território da Costa do Descobrimento, criado recentemente.

A produtora Camera Hum de Itabuna foi comtemplada para a realização dos territórios do Grupo 5: Territórios Extremo Sul da Bahia, Sul da Bahia e Região de Itapetinga.
O projeto do extremo sul, “Impressões Nativas do Descobrimento“, é de autoria de Paulo Paiva em parceria com o produtor cultural Jaco Galdino do Movimento Artemanha de Caravelas, e inagurou a Série 26 DOC na TVE Bahia na última segunda-feira.
Dia 3, terça-feira, foi a vez de “Diálogos do Desenvolvimento Sustentável“, com roteiro de Paulo Paiva e Aracy Silva, e direção de Wesley Andrade. O documentário discute o modelo de desenvolvimento do sul da Bahia à partir do depoimento das mais diversas personalidades regionais.
 
Participaram do projeto, Raimundo Bonfim (Pró-Reitor da UESC), Gerson Marques (Prefeitura de Ilhéus), Rui Rocha (UESC e Instituto Floresta Viva), Maria Luiza Heiner (Historiadora), Delsuc Gomes (Comunidade Quilombola do Fojo – foto abaixo), Otília Nogueira (Assentamento Marambaia e Assessora da Prefeitura de Itacaré), Luis Carlos Dantas (Liderança de Terreiros de Itabuna), Fernando Ribeiro (Ceplac), Maria Angelica Anunciação (Polo Sindical da Câmara Técnica Territorial, dentro outros.
Através de depoimentos, é possível refletir o desenvolvimento sob várias óticas, formando um diálogo aberto com participação de doutores da academia e do povo, cientistas e pesquisadores, empreendedores de turismo, produtores rurais e lideranças de movimentos sociais.
Com essa proposta, conseguimos levar a reflexão sobre o modelo de desenvolvimento do Sul da Bahia para a TV Publica, incluindo o debate do Porto Sul.
Infelizmente, a TVE Bahia só é trasmitida para 50% do estado, mas temos a internet para corrigir esse absurdo. Acesse TVE Bahia On Line e assista a Série 26 Docs, que vai mostrar um pouco dessa Bahia imensa e diversa em identidades territoriais, que mesmo os baianos, ainda precisam reconhecer.
Algumas referências na Mídia: