As intervenções feitas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Segurança Transporte e Trânsito, em locais que costumam registrar um grande fluxo de veículos durante o período de festas de fim de ano proporcionaram mais fluidez, principalmente em horários de pico. Esta foi a avaliação feita pelo secretário responsável pela pasta, Marcelo Barreto. Na opinião do secretário, o planejamento junto ao setor de Engenharia de Tráfego foi fundamental para evitar maiores transtornos aos motoristas de Ilhéus e turistas que frequentam as praias e festas de final de ano.
A operação contou com 16 agentes de trânsito 20 guardas municipais, e entre às 17 horas do dia 31 de dezembro às 4 horas de 1º de janeiro esteve concentrada entre a Praça Cairu, centro e o bairro Sapetinga, na zona sul. Desta forma, o acesso à ponte foi bloqueado pela avenida Princesa Isabel e pela ladeira do Plano Inclinado (Conquista), “com o objetivo de beneficiar o fluxo de veículos num único sentido em direção à ponte Lomanto Júnior, facilitando a vida dos motoristas e evitando os engarrafamentos que costumam ser freqüentes nesta época do ano”. Durante todo o período de intervenção, os profissionais lotados na secretaria, orientaram condutores e usuários de transporte coletivo.
O objetivo, segundo Marcelo Barreto é estender essas intervenções durante todo o verão e durante a realização de grandes eventos, como festas e shows. “Além do fluxo de veículos aumentar nessa época do ano, Ilhéus costuma sediar muitos eventos de grande porte, necessitando de uma atenção especial por parte da secretaria para contribuir na melhor fluidez do trânsito na cidade”, ressaltou.
Marcelo Barreto explica que diversas intervenções estão sendo feitas nas ruas e avenidas da cidade, com a finalidade de facilitar a comunicação entre as diversas regiões, a exemplo da Operação Tapa-buracos, implantação de quebra-molas, sinalização semafórica, vertical e horizontal. O secretário informa, ainda, que alguns estudos e projetos estão sendo elaborados com o objetivo de imprimir mais mobilidade ao tráfego de Ilhéus.