No próximo dia 8 de fevereiro Ilhéus sedia a I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, com o objetivo de atender as exigências de poder participar da Conferência Estadual, que acontecerá em Salvador nos dias 29 e 30 de março do corrente ano. Para a realização do evento, está sendo constituída através de Portaria, a Comissão Preparatória, formada por integrantes dos conselhos municipais da Cidade, Saúde, Educação, Fundeb, e Alimentação Escolar, que também irá definir o local onde ocorrerá o encontro.
Para convocar a conferência, o prefeito Newton Lima assinou Decreto, onde assinala todos os objetivos do evento, que terá como tema principal “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, visando um controle social mais efetivo e democrático, ressaltando que a presidência caberá ao secretário de Governo, Alisson Mendonça, e a coordenação ficará a cargo do diretor Especial de Inclusão Social e Relações Comunitárias da Secretaria de Governo, Paulo Andrade Araújo, e apoio logístico do Chefe de Gabinete do Prefeito, José Nazal Soub.
O público participante será formado por 60% de representantes da sociedade civil, 30% do poder público, e os outros 10% de conselhos de políticas públicas. A Conferência sobre Transparência e Controle Social tem por finalidade debater e propor ações de promoção da participação da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo; promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas idéias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública, entre vários outros pontos importantes.
O regimento interno da Conferência será elaborado por Comissão a ser constituída pelo presidente da Conferência, com o objetivo de dispor da organização e funcionamento, do processo democrático de escolha de seus delegados, representantes da sociedade civil, do poder público e dos conselhos de políticas públicas. Maiores informações podem ser obtidas através do site www.consocial.cgu.gov.br.