A Bahia Pesca e o Laboratório de Inspeção e Tecnologia de Carne e Derivados (Labcarne), da Escola de Medicina Veterinária da Ufba, assinaram convênio de cooperação técnico-científica com o objetivo de viabilizar ações do projeto “Avaliação da qualidade higiênico-sanitário de ostras cultivadas e capturadas no litoral da Baía de Todos-os-Santos e Baixo Sul”.

Segundo o assessor de projetos institucionais da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, a empresa vai disponibilizar técnicos para capacitar o pessoal alocado no projeto pela Ufba. Já os servidores do laboratório vão fazer o monitoramento bacteriológico avaliando as águas das áreas de cultivo e as ostras cultivadas.

As cópias destes resultados serão encaminhadas mensalmente à Bahia Pesca, e emitidos pela Labcarne certificados de qualidade das ostras. Os primeiros locais atendidos pelo projeto são Santiago do Iguape (Cachoeira), Ponta Grossa (Itaparica), Jaguaribe (sede) e Graciosa (Taperoá)

O convênio, que vigora até dezembro deste ano, foi assinado pelo presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, pela reitora da Ufba Dora Leal Rosa e pelo coordenador do Labcarne, Maurício Costa da Silva.


Marival Guedes
Assessor de comunicação da Bahia Pesca