Prefeito assina ordem de serviço das obras do aterro sanitário do Itariri
Ruas da Vila Lídia e do São Sebastião recebem melhorias
Ilheenses tem até dia 17 de fevereiro para pagar o IPTU com desconto
Ilhéus vai sediar em abril dois eventos internacionais de Triathlon

***

Prefeito assina ordem de serviço das obras do aterro sanitário do Itariri

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou nesta terça-feira (17), na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), em Salvador, a ordem de serviço para o início imediato das obras de recuperação física e ambiental da área para implantação definitiva do aterro sanitário do Itariri. A obra, que será realizada pela empresa Itatiaia Engenharia, vencedora da licitação pública realizada pelo Governo do Estado da Bahia, será iniciada já na próxima semana e deve concluída num prazo máximo de um ano.
Para o prefeito Newton Lima, a implantação do aterro sanitário do Itariri representa um grande avanço para a cidade, pois além de garantir uma melhor qualidade de vida e aumento da renda dos catadores, ainda possibilita uma destinação adequada dos resíduos sólidos da cidade, como determina a legislação. O secretário de Governo, Alisson Mendonça, complementa afirmando que Ilhéus será um dos primeiros municípios da Bahia a contar com um aterro sanitário dentro das normas ambientais. Além disso, a cidade já está desenvolvendo um Programa de Coleta Seletiva, realizado através de uma parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada.
O projeto do aterro e o cronograma de realização da obra foi apresentado na tarde de segunda-feira (16) pelos dirigentes da empresa Itatiaia Engenharia ao prefeito Newton Lima, aos secretários municipais, representantes da Conder, da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa) e membros da sociedade civil. Na oportunidade, foram apresentados detalhes dos serviços e firmados compromissos, com ações que devem ser feitas de imediato pela Prefeitura, Coolimpa e pela empresa que realizará a obra. A prefeitura, por exemplo, ficará comprometida com a vigilância do aterro, controle de entrada de veículos e viabilizará as condições para o reparo da balança de pesagem dos resíduos. Já a Coolimpa buscará o entendimento para a retirada dos barracos da área onde serão iniciados os serviços e se comprometerá em concentrar os catadores fora da célula onde serão executadas as obras.
Contrapartidas – Outra ação importante será a realização de uma reunião da Conder e da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia com os prefeitos de Ilhéus e Uruçuca para definir as contrapartidas para a utilização do espaço. Na avaliação da Conder, o município de Uruçuca utiliza o espaço do aterro sanitário do Itariri para depositar seus resíduos, por isso deve também apresentar uma contrapartida para garantir o funcionamento da unidade.
A coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Conder, Ana Cristina da Purificação, destacou o empenho da Prefeitura de Ilhéus em todas as etapas de implantação do aterro sanitário do Itariri. Desde que o convênio foi celebrado com a Conder, em 20 de novembro de 2008, o município já atendeu a boa parte dos requisitos necessários para execução do programa de requalificação do aterro. “Uma equipe de trabalho atua em parceria com a Coolimpa, garantindo que os catadores tenham todas as condições de se adequar aos objetivos da requalificação”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, Gerson Marques.
Inclusão social – Ainda preocupado com a questão social, visando garantir uma melhor qualidade de vida para os catadores, o prefeito Newton Lima assinou, no final do mês de novembro, o termo de concessão e uso permitindo que a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus possa utilizar, pelo período de 20 anos, a área do aterro sanitário do Itariri para a construção de galpões de triagem, separação, prensa e comércio de resíduos sólidos. A iniciativa, bastante comemorada pelos integrantes do Grupo de Trabalho do Projeto de Requalificação do Aterro Sanitário do Itariri, foi um passo definitivo para a consolidação do Programa de Coleta Seletiva na cidade.
Na oportunidade, a presidente da Coolimpa, Desimeire Santos, disse que a concessão dessa área de 5.809 metros quadrados significa a realização de um sonho e a certeza de que os recicladores poderão agora atuar com mais dignidade, com um espaço próprio e dentro das condições necessárias para melhor aproveitamento e armazenamento dos materiais coletados. Já as assistentes sociais Maria Marta de Lucas e Emanuela Spínola, coordenadoras do Projeto de Requalificação do Aterro Sanitário do Itariri, asseguraram que a cidade inaugura um novo momento que garante uma melhor qualidade de vida dos ilheenses e mais dignidade, respeito e melhores condições de vida e de trabalho para os catadores.
Segundo o secretário Alisson Mendonça, o próximo passo será a implementação do programa de Coleta Seletiva Solidária. A Prefeitura de Ilhéus, numa parceria com a Conder e a sociedade Civil, está desenvolvendo um programa piloto de coleta seletiva na zona sul, que posteriormente será estendido a todo município. Como parte dessa ação, está sendo desenvolvida, desde o ano passado, uma campanha de coleta de embalagens longa vida. A população da zona sul de Ilhéus vem participando ativamente da coleta dessas embalagens, que estão sendo doadas à Coolimpa. Através de uma parceria com a empresa Tetra Pak, essas embalagens serão trocadas por telhas feitas do mesmo material, que serão direcionadas ao galpão de recepção e triagem de materiais recicláveis da cooperativa.

Ruas da Vila Lídia e do São Sebastião recebem melhorias

A Prefeitura de Ilhéusprossegue promovendo a recuperação de diversas ruas em Ilhéus, com a finalidade de atender, principalmente, as reivindicações feitas pelos moradores das áreas. Na Vila Lídia, zona norte de Ilhéus, a Secretaria da Infraestrutura finalizou a recuperação total das ruas C e B. Os serviços incluíram manutenção da rede de drenagem, troca de paralelos e recapeamento.
O secretário responsável pela pasta, Paulo Goulart, explicou que novos serviços de recuperação estão sendo licitados e que, em breve, outras ruas da Vila Lídia serão beneficiadas. “Estamos promovendo a melhoria total das vias, inclusive com serviços de recuperação da rede de drenagem, e graças à parceria com a secretaria do Desenvolvimento Urbano, o governo municipal está realizando a manutenção do sistema de iluminação público”.
No bairro São Sebastião (Outeiro), centro, outra frente de trabalho vem executando uma série de serviços em diversos pontos do bairro. Na ladeira de acesso ao bairro foi realizada manutenção dos paralelos, drenagem e na próxima etapa será feito o recapeamento asfáltico. Em outro ponto do bairro, a escadaria que liga a rua Leite Mendes à Rua Tereza Cristina também está recebendo obra de contenção que visa a recuperação total dos degraus e colocação de corrimão.
Já na cabeceira da pontecoronel Henrique Cardoso, que liga a Barra do Itaípe ao restante da zona norte da cidade, os trabalhos de recuperação seguem em ritmo acelerado. Com o objetivo principal de acabar com o despejo irregular de lixo, as obras de revitalização incluem a limpeza, implantação de área verde com calçada, meio-fio, nova iluminação, além de reparo e construção de novos apoios (parapeito) nas duas cabeceiras da ponte. As obras estão sendo realizadas com recursos próprios da Prefeitura de Ilhéus.

Ilheenses tem até dia 17 de fevereiro para pagar o IPTU com desconto

A Prefeitura de Ilhéus continua entregando os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referentes ao exercício de 2012. Este ano, os contribuintes que fizerem o pagamento, em cota única, até o dia 17 de fevereiro serão beneficiados com um desconto de 15%. O referido abatimento, segundo informou o secretário da Fazenda, Antônio Batista, incide apenas sobre o valor do imposto, excluindo-se desse cálculo o valor da Taxa de Serviço Urbano (TSU).
Para os contribuintes que preferirem o parcelamento, o débito poderá ser quitado, a partir de março e sem desconto, em até 10 prestações. O secretário Antônio Batista enfatiza ainda que os contribuintes que não receberem seus boletos devem procurar o balcão do Setor de Tributos da Prefeitura de Ilhéus, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, centro da cidade, das 12 às 18 horas.
O IPTU é um imposto que deve ser paga anualmente para quem tem imóvel registrado na prefeitura. Trata-se de um imposto de competência dos municípios, que recai sobre a propriedade predial e territorial urbana, tendo como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, e tem como base de cálculo seu valor venal. O IPTU incide em propriedades localizadas na zona urbana dos municípios, desde que os imóveis contem com alguns melhoramentos construídos ou mantidos pelo poder público, como meio-fio ou calçamento com canalização de águas pluviais; abastecimento de água; rede de iluminação pública com ou sem posteamento para distribuição domiciliar e escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de três quilômetros do imóvel considerado.
A prefeitura também já iniciou a distribuição dos boletos para pagamento da Taxa de Licença para Funcionamento (TLF), popularmente conhecida como Alvará Comercial. O secretário da Fazenda, Antônio Batista, alerta que os referidos boletos terão seus vencimentos, sem qualquer desconto, no dia 31 de janeiro. Ele enfatiza ainda que os comerciantes que não receberem seus boletos devem procurar o balcão do Setor de Tributos da Prefeitura de Ilhéus, também das 12 às 18 horas.

Ilhéus vai sediar em abril dois eventos internacionais de Triathlon

Ilhéus vai sediar, no dia 7 de abril desse ano, os eventos Copa Panamericana e Copa Continental de Triathlon, provas que atraem triatletas do mundo inteiro e funcionaram como seletivas para a Olimpíada de 2012. De acordo com a Confederação Brasileira (CBtri), a competição ainda valerá como etapa da Copa Norte Nordeste de Triathlon. Os eventos, que contarão com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, recolocam a cidade entre os destinos mais importantes de Triathlon mundial.
A cidade foi oficialmente declarada sede de uma competição internacional pela União Internacional de Triathlon (ITU). Na página da entidade (www.triathlon.org), endereço oficial do esporte no mundo, Ilhéus aparece ao lado de cidades como Sydney (Austrália), Ishigaki (Japão), Fuzhou (China), dentre outras. O prefeito Newton Lima, que já vinha tentando colocar novamente Ilhéus no circuito de Triathlon internacional, garantiu que o município viabilizará todas as condições necessárias para que o evento seja sucesso absoluto, incluindo assim a cidade no calendário de eventos do esporte a nível mundial.
O superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, explicou que uma prova internacional em Ilhéus havia sido assunto de reuniões entre as secretarias de Governo e Turismo com os representantes da Confederação Brasileira e Federação Baiana de Triathlon. “Com a etapa do Brasileiro e o excelente trabalho realizado por toda a equipe de governo Newton Lima, o anúncio de um evento internacional para abril foi feito ainda na Praia do Cristo pelo presidente da CBtri, no ano passado, durante a etapa do brasileiro de Triathlon. Além disso, os atletas ficaram encantados com o público ilheense, pois a maioria deles não havia testemunhado as etapas de Copa do Mundo do passado. Acostumados a provas sem público, se sentiram verdadeiras estrelas em Ilhéus, e a elegeram novamente como a cidade do Triathlon”, disse Alberto Kruschewsky.
O superintendente alerta que a inclusão de Ilhéus no calendário da Copa Panamericana e Copa Continental de Triathlon é apenas o início do processo, mas comprova o reconhecimento da cidade como destino internacional do Triathlon. Segundo ele, as cidades da Europa, Estados Unidos e Japão, locais onde a estrutura material é perfeita e os recursos financeiros são fartos, continuam lutando para sediar os eventos principais, mas Ilhéus conta com um diferencial, que é a paixão do seu povo pelo Triathlon e o conhecimento e experiência daqueles que viveram este esporte por muito tempo.