Governador diz que projeto da nova ponte de Ilhéus está bastante acelerado
Assistência Social oferece cursos em parceria com Pronatec
Secretaria de Educação implanta calendário diferenciado de matrículas
Exposição “Rondin Itinerante” foi sucesso de público em Ilhéus

***

Governador diz que projeto da nova ponte de Ilhéus está bastante acelerado

O projeto de construção da nova ponte de Ilhéus ligando o centro da cidade aos bairros da zona sul está acelerado e deverá ser apresentado oficialmente já nos próximos dias. O anúncio foi feito pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, durante audiência concedida terça-feira (17), no Palácio de Ondina, em Salvador. Jaques Wagner adiantou que a ponte será mesmo do tipo estaiada, com cabos de aço que sustentam a estrutura, e será construída entre a Nova Brasília e a Praia do Cristo. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no segundo semestre desse ano.
A notícia foi comemorada pelo prefeito Newton Lima, pelos os deputados federais Geraldo Simões e Josias Gomes, os deputados estaduais Rosemberg Pinto e Fátima Nunes, o vereador e secretário de Governo de Ilhéus, Alisson Mendonça, e pelo secretário estadual de Relações Institucionais, César Lisboa, que participaram da audiência. No final de dezembro, o Governo da Bahia lançou o edital da contratação da empresa especializada em consultoria para elaboração dos projetos finais de engenharia da obra, que ligará o centro da cidade ao bairro Pontal. E o projeto já está sendo concluído.
Além de melhorar o sistema de transito em Ilhéus, a nova ponte vai integrar o Sul e o Extremo Sul da Bahia via litoral, desafogando a Ponte Lomanto Junior, que já não suporta o fluxo atual de veículos. A obra terá investimentos de R$ 100 milhões, com parte desses recursos incluída na emenda da bancada baiana no Orçamento da União, com 700 metros de extensão por 20 de largura, além de 1.500 metros de vias de acesso, com uma altura de 25 metros em relação ao nível do mar no vão central, para permitir o tráfego de embarcações na Baia do Pontal.
Outra reivindicação feita pelo prefeito Newton Lima durante a audiência com o governador Jaques Wagner foi a da recuperação asfáltica de várias ruas de Ilhéus. O governador voltou a reforçar a parceria e garantiu que nos próximos meses já serão iniciadas as obras de recomposição em diversos logradouros da cidade. Wagner garantiu ainda o empenho para o projeto de revitalização do centro histórico de Ilhéus.
Na avaliação do governador, Ilhéus possui uma grande importância no cenário turístico da Bahia, daí a necessidade de colocar em prática o projeto de revitalização dos pontos históricos e turísticos, principalmente o Quarteirão Jorge Amado, que é visitado anualmente por milhares de turistas e que ganhará um impacto muito maior com a regravação da novela Gabriela.

Assistência Social oferece cursos em parceria com Pronatec

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho da Prefeitura de Ilhéus e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, está com as inscrições abertas para cursos técnicos com duração de quatro meses e início previsto para março. São oferecidas 200 vagas e os cursos se destinam à pessoas entre 18 a 59 anos que sejam beneficiários titulares ou dependentes de programas do Governo Federal de transferência de renda, a exemplo do Bolsa Família e tenham ensino fundamental incompleto.
O secretário de Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos, informa que as pessoas que participarem dos cursos não irão perder o benefício. Para se inscrever é preciso levar documentos como o RG, CPF, e comprovante de escolaridade. As inscrições são totalmente gratuitas e os alunos que tiverem maior assiduidade receberão uma bolsa estudantil.
As inscrições estão sendo realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Creas) da Barra, Nossa Senhora da Vitória, Teotônio Vilela, Olivença e Banco da Vitória, nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na avenida Soares Lopes, nº 1724. Estão sendo oferecidos os cursos de Mecânico de Manutenção em Máquinas Industriais, com início em 26 de março, Eletricista Industrial Predial de Baixa Tensão, a partir do dia 25 de março, e Carpinteiro de Obras, também com início também no dia 26 de março. Todos os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai).
O Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
Em suas ações, o plano Brasil sem Miséria vai incluir documentação, energia elétrica, combate ao trabalho infantil, segurança alimentar e nutricional, apoio à população em situação de rua, educação infantil, saúde da família, rede cegonha, além de distribuição de medicamentos para hipertensos e diabéticos, tratamento dentário, exames de vista; Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
Segundo o secretario da Assistência Social de Ilhéus, Ari Silva Santos, essa parceira do Governo Federal com o Municipal, é o próximo passo para que essas pessoas se qualifiquem para o mercado de trabalho, pois com a chegada novas instalações como o caso do Porto Sul é preciso que existam profissionais qualificados para a geração de empregos e renda.

Secretaria de Educação implanta calendário diferenciado de matrículas

Os estudantes que desejam ingressar na rede municipal de ensino em Ilhéus, também conhecidos como alunos “de fora” têm até essa sexta-feira (20) para realizar matrícula. A secretária da Educação, Lidiney Campos, recomenda que os alunos dêem preferência pelas unidades escolares mais próximas às suas residências. Eles devem procurar as escolas munidos de histórico escolar ou atestado de escolaridade (validade de 60 dias), certidão de nascimento, duas fotos 3×4, comprovante de residência, cópia do cartão Bolsa Família (se for beneficiário do programa), CPF e RG do responsável ou do aluno, caso já seja maior, e pasta individual do estudante.

Desde o dia 11 a Secretaria da Educação de Ilhéus deu início ao período de transferência dos concluintes (das séries iniciais e finais do ensino fundamental) para os alunos regularmente matriculados na rede municipal, cuja escola não oferece a série subsequente. A transferência – por interesse próprio – para os alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino em 2011, que desejam a transferência para outra unidade escolar, motivados por interesse particular, de cunho econômico ou social, também foi iniciada no início do mês.

Já os alunos regularmente matriculados no ano letivo de 2011 na rede pública municipal ou escolas conveniadas à rede, têm até o dia 31 para renovar matrícula junto à escola. Este mesmo prazo também serve para os estudantes que vão realizar matrícula nova, ou seja, a matrícula que permite o acesso do candidato em unidade escolar da rede pública municipal de ensino em qualquer série para Educação Infantil e ensino fundamental na forma de organização adotada na educação básica.
Todas as informações relativas ao ingresso na rede municipal de ensino podem ser encontradas na portaria nº 01 de 2012, divulgada na última semana pelo governo municipal e que dispõe sobre chamada pública para matrícula na rede municipal de ensino. A cópia do documento se encontra disponível nos murais do andar térreo do Anexo de Secretarias, na sede da secretaria de Educação, nas unidades escolares, no Diário Oficial e no site da Prefeitura de Ilhéus: www.ilheus.ba.io.org.br

Exposição “Rondin Itinerante” foi sucesso de público em Ilhéus

A exposição Rodin Itinerante na galeria do Teatro Municipal de Ilhéus foi encerrada com sucesso após um mês de visitação pública. O evento, aberto gratuitamente ao público, recebeu desde a sua inauguração – no dia 15 de dezembro – mais de mil visitantes, sendo a exposição mais visitada do Teatro em 2011. O público era composto de estudantes de escolas públicas e particulares, pesquisadores e turistas.
A exposição itinerante de Auguste Rodin é um projeto desenvolvido pelo Palacete das Artes Rodin Bahia sob a coordenação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Bahia. Em sua quinta edição, a exposição já foi visitada por milhares de pessoas nos municípios de Santo Amaro, Porto Seguro, Feira de Santana e Itabuna.
Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, a exposição foi uma excelente oportunidade para que população ilheense conhecesse mais sobre a renomada obra deste renomado escultor francês. “O evento serviu, ainda, para estreitar laços com a instituição Palacete das Artes Rodin Bahia, oportunizando parcerias de projetos futuros e a vinda de outras exposições”, ressaltou Maurício.
A exposição itinerante conta em seu acervo com 30 painéis em fotos – plotadas – das principais obras do acervo de Rodin na Bahia, entre elas “O Pensador”, “Eva”, “Homem que Anda”, “Avareza e Luxúria”, “O Beijo”, “A Meditação”, “A Mártir”, produzidas pelos fotógrafos Solange Rossini, Adam Rezpka, Jean de Calan, Nelson Kon e Roberto Nascimento. Em 2012, a mostra prossegue com uma nova edição entre meados de janeiro e fevereiro, em Maragogipe.
René-François-Auguste Rodin foi um importante escultor francês, cuja obra teve grande influência do impressionismo e do simbolismo. Ele nasceu em Paris em 12 de novembro de 1840 e faleceu em Meudon em 17 de novembro de 1917.
Na década de 1880, Rodin criou quatro das suas mais famosas esculturas: “O Pensador” (1880), ”O Beijo” (1886), “Os cidadãos de Calais” (1886) e “O Filho Pródigo” (1889). Rodin é considerado um dos mais importantes escultores em bronze de todos os tempos. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris.