LA DOLCE VITA – Nasci em Ilhéus e muito me orgulho por isso ter acontecido, pois realmente amo minha cidade por todos aspectos: sua historia, cultura, sua beleza natural e seu encanto. Vislumbro quando vejo tantos turistas nacionais e internacionais visitando a nossa  Princesinha do Sul. Daí que tive o privilégio concedido pelo Criador de nascer nas terras de São Jorge dos Ilhéus.
Minha esposa e filha falam sempre que dificilmente  irei morar em outro lugar devido meu amor por esta cidade.


Realmente não sei viver distante daqui, quando viajo fico contando os dias e as horas para o retorno. E quando o avião ou o veículo  se aproxima de Ilhéus , meu semblante se  alegra , meu coração  pulsa de alegria e emoção, pois não existe outra cidade no mundo que tenha beleza natural igual a nossa.
O historiador professor Arléo Barbosa, em seu livro “Noticia histórica de Ilhéus”, relata que Ilhéus é festa – Com os braços abertos, como aqueles de Cristo Redentor erigido às margens do velho porto de Ilhéus, em sua enseada se espelha a luz que desce do azul do céu, a risonha cidade de São Jorge dos Ilhéus faz convite para o visitante se acalentar em suas cálidas plagas. Se brasileiro, para conhecer os costumes das terras do cacau. Se estrangeiro, para deixar de lado as saudades de suas paragens e aconchegar-se ao calor do sol para bronzear as suas peles. Aqui todos se irmanarão na busca das belezas multiformes que a natureza multiplica, descobrindo rincões acolhedores que a cidade oferece e em que se misturam as lendas,  as fantasias e  própria alma do povo na acolhida fraternal”.
Precisamos conhecer melhor nossa Ilhéus e descobrir a riqueza e a beleza que temos. Ilhéus tem nove distritos: Aritaguá, Banco Central, Castelo Novo, Couto, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço.
Os povoados são: Aderno, Cachoeira, Itariri, Juerana, Mamoan, Ponta da Tulha, Ponta do Ramo, Queimada, Sambaituba, São João, São José, Retiro, Tiobina, Urucutuca, Vila Campinhos, Vila Olimpio, Ribeira das Pedras, Lava – Pés, Areais, Santo Antonio, Rio do Engenho, Maria Jape, Cascalheira, CVerrado, Santa, Serra das Trempes, Piaçaveira e Banco do Pedro.
Arraiais: Ribeiro, Três Paus, Visagem, Parafuso, Areia Branca, Búzios, Cururutinga, Santa Maria, Água Branca, Acuipe de Baixo, de Cima e do Meio, Jairi, Santaninha, Sapucaeira e Ribeirão Pimenta.
Nossa cidade dispõe de inumeros hotéis e pousadas que merecem nosso elogio e admiração, destacamos entre outros o HOTEL LA DOLCE VITA, localizado no Jardim Paraíso, adiante do Jardim Atlântico, trata-se de um paraíso, bem em frente ao mar, situado no melhor  trecho da Praia do Sul: Areias brancas, mar azul turquesa, coqueiros e muita  tranqüilidade somados ao padrão de serviços, a simplicidade e o requinte da Itália, um lugar ideal para férias e negócios.
O escritor e poeta Plínio de Almeida em seu livro Roteiro Sentimental de Ilhéus escreveu: “ Ilhéus: quanta ternura vejo ao correr dos teus rios, na rosa-dos-ventos, nas palmas dos coqueiros: Ilhéus dos pescadores, Ilhéus dos jangadeiros, que enfrentam, sem temor, a fúria do mar, com as velas abertas ao sopro da ventania. Que seja o sol no céu, quer noite de invernia…”
Salve São Jorge dos Ilhéus

Luiz Castro
Bacharel Administração de Empresa
1991,