Ilhéus concentra comemorações do centenário de Jorge Amado
Ilhéus ganha representação na CIB
Profissionais da saúde participarão de capacitação sobre a dengue
Ilheenses faturam 1º lugar no campeonato de Futevôlei

***

Ilhéus concentra comemorações do centenário de Jorge Amado

As comemorações do centenário do escritor Jorge Amado já começaram a ser programadas e serão realizadas em diversos lugares do Brasil e do mundo. Segundo o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, como Ilhéus é o cenário vivo das obras de Jorge, consequentemente, a cidade estará inserida direta ou indiretamente nas comemorações em torno das homenagens ao escritor, sejam em qualquer lugar em que elas aconteçam.
A expectativa é que toda esta movimentação em torno de Jorge Amado – e também de Ilhéus – proporcione maior visibilidade à cidade, impulsionando diversos setores, especialmente a cultura e o turismo. A programação das comemorações é vasta e inclui diversos setores. A Rede Globo de Televisão, por exemplo, já elaborou pauta com diversas reportagens e documentários sobre Jorge Amado, com gravações em Ilhéus e que serão veiculadas no Jornal Hoje, Jornal Nacional, e em um especial do programa Globo Repórter.
Já em processo de produção – também na Rede Globo – e com estreia prevista para agosto, está a minissérie Gabriela Cravo e Canela, inspirada na obra de mesmo nome e que tem como cenário e personagens a cidade de Ilhéus. Durante o Carnaval, Jorge Amado também receberá diversas homenagens. Em Salvador, o tema da festa popular será “O País do Carnaval” nome de um dos livros do famoso escritor. Já em São Paulo, ele será o tema da Escola de Samba Mocidade Alegre.
No Rio de Janeiro, Jorge Amado volta a aparecer como temática da Escola de Samba Imperatriz Leopodinense, e aparece também no enredo da escola de Samba Salgueiro, que terá como temática a Bahia. O desfile das escolas de samba do Rio e de São Paulo será transmitido pela Globo Internacional para mais de 180 países. A Rede Bandeirantes de Televisão também já iniciou uma série de gravações sobre Ilhéus e o escritor.
O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, será o primeiro destino da exposição Jorge, Amado e Universal, que comemora o centenário do escritor. A mostra será aberta ao público a partir do dia 27 de março. Após a capital paulista, a mostra seguirá para Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Buenos Aires. Ilhéus também se prepara para comemorar o centenário do escritor Jorge Amado, com eventos que serão realizados entre os dias 5 a 12 agosto, mês de aniversário do escritor Jorge Amado.
A festa terá shows de artistas nacionais, feira literária com escritores internacionais, festivais de teatro, dança e música, além de um festival gastronômico. Outra proposta é transformar simbolicamente Ilhéus, no dia 10 de agosto, dia do aniversário de Jorge Amado, na capital da Bahia. A ideia foi apresentada ao governador Jaques Wagner pelo prefeito Newton Lima e as providências já estão sendo tomadas para atender ao pleito. Mais informações sobre as atividades envolvendo o centenário de Jorge Amado podem ser conferidas através do site: www.centenariojorgeamado.com.br

Ilhéus ganha representação na CIB

O secretário da Assistência Social e Trabalho da Prefeitura de Ilhéus, Ari Silva Santos, foi eleito pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/Ba) um dos representantes na Comissão Integestora Bipartite (CIB), para o biênio 2012/13. A eleição foi realizada quarta-feira (18), em reunião extraordinária e também elegeu os secretários da Assistência Social de outros municípios baianos.
Foram eleitos, na condição de titulares e suplentes, respectivamente, os secretários de Assistência Social dos seguintes municípios: Metrópole – Salvador, Grande Porte – Barreiras e Ilhéus, Médio Porte – Jacobina e Cruz das Almas, Pequeno Porte II – Jaguaquara e Amargosa, Pequeno Porte I – Nova Canaã e Conceição do Almeida. Há cerca de seis anos que Ilhéus não participava com representação na CIB.
Segundo o secretário Ari Silva Santos, a CIB se constitui como um espaço de interlocução de gestores, sendo um requisito central em sua constituição a representatividade do Estado e dos municípios em seu âmbito, levando em conta o porte dos municípios e sua distribuição regional. Isto porque os seus membros devem representar os interesses e as necessidades coletivos referentes à Política de Assistência Social de um conjunto de municípios ou de todos os municípios, dependendo de a representação ser do gestor estadual ou municipal.
As CIB são instâncias com particularidades diferenciadas dos conselhos e não substituem o papel do gestor. “Cabem a essas um lugar importante para pactuar procedimentos de gestão a fim de qualificá-la para alcançar o objetivo de ofertar ou de referenciar serviços de qualidade ao usuário”, ressaltou Ari, informando, ainda, que participará, no período de 21 a 23 de março, do XIV Encontro Nacional do Coegemas.
Para Ari Silva Santos, a representação de Ilhéus no CIB será mais uma oportunidade de conseguir mais recursos para o Território Litoral Sul, cujos municípios atravessam por dificuldades, oriundas da introdução da vassoura-de-bruxa na lavoura cacaueira. “A chegada do fungo provocou um grave problema na economia, causando um enorme êxodo rural, inchando a periferia das cidades, o que resultou num dos maiores problemas sociais para a prefeituras”, revelou o secretário.

Profissionais da saúde participarão de capacitação sobre a dengue

A Secretaria da Saúde de Ilhéus está promovendo uma série de cursos de capacitação dos profissionais da rede da saúde do município sobre o manejo clínico da dengue. O objetivo da capacitação, que ocorre através da aplicação de oficinas, é alertar e sensibilizar os profissionais da saúde sobre a doença, além de formar multiplicadores que disseminem o conhecimento no ambiente de trabalho, proporcionando um diagnóstico mais seguro e um cuidado específico aos pacientes.
A capacitação ocorrerá em um esquema de blocos dividindo os profissionais em grupos. Participaram da capacitação médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde. Foram convidados ainda a participar da capacitação os profissionais da rede hospitalar pública e privada de Ilhéus, a fim de ampliar a rede de parceiros e divulgar para um maior número de profissionais importantes informações sobre a dengue.
As datas agendadas para a realização dos cursos serão nos dias 26 de janeiro, às 18 horas, no auditório do Centro de Testagem Amostragem, localizado nas instalações do antigo Sesp; e nos dias 1º e 2 de fevereiro, no período da tarde, no auditório da Secretaria da Saúde. A capacitação será ministrada pelos médicos Júlio Diaz e Edmundo Patury. Entre os temas a serem abordados estão o Protocolo para Atendimento da Dengue, a linha guia de combate a dengue, a parte prática para diagnóstico com a prova do laço e o preenchimento das notificações que são enviadas para a Vigilância.

Ilheenses faturam 1º lugar no campeonato de Futevôlei

No último sábado (21) foi realizado o primeiro Campeonato de Futevôlei do Projeto Ilhéus Fitness. A competição foi realizada na quadra da avenida Soares Lopes, em frente à praça Castro Alves, ao lado do parque de diversões armado no local. Duplas de Uruçuca, Itacaré, Gandu, Itabuna e Ilhéus disputaram o título do torneio. Após uma final emocionante, o primeiro lugar ficou com a dupla ilheense Juliano e Reka, que venceu Dener e Paulinho, de Itacaré, e se sagraram vice-campeões. O terceiro lugar ficou com Toni e Dio, também de Ilhéus.
Disputado sob sol forte e muito calor, o campeonato de futevôlei exigiu bastante dos atletas. “Foram partidas bastante disputadas e o conjunto areia mole e sol escaldante exigiu um grande condicionamento físico. O importante é ver acontecer o torneio, uma vez que a prática de futevôlei é uma constante em nossas praias”, disse Renato Peixoto, coordenador de Projetos da Superintendência, que ficou satisfeito com o resultado do Campeonato.
O superintendente de Esportes do município, Alberto Kruschewsky, que também esteve presente ao campeonato, destacou a dedicação dos atletas. “As partidas começaram pela manhã e invadiram a parte da tarde, contando com a presença das duplas que tinham sido eliminadas antes das finais. São atletas que gostam do esporte, e que devem ser prestigiados com mais eventos”, completou Alberto.
Ilhéus Fitness – Resultado de uma parceria entre a Superintendência de Esportes e a secretaria de Turismo, o Ilhéus Fitness realiza de quinta-feira a domingo apresentações de dança com grupos locais no palco montado nas imediações do Cine Santa Clara, local onde estava instalado o Circo folia da Gabriela. A iniciativa conta ainda com “aulões” de ginástica aeróbica, além de competições de esportes de praia, como vôlei e futevôlei.