WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


Janeiro 2012
D S T Q Q S S
« dez   fev »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  








UESC recebe acervo do Museu do Cacau

Após sete anos de intensas reivindicações, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) recebe o acervo do Museu Regional do Cacau localizado em Ilhéus. O convênio que permite a transferência do patrimônio do acervo e do prédio do extinto ICB (Instituto de Cacau da Bahia) para a UESC foi assinado ontem, dia 30, pelo reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva, na sede da secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, em Salvador.

Na oportunidade, o reitor da UESC apresentou um plano de trabalho para recuperação e posterior reativação do Museu, o que permitirá a volta do equipamento à exposição pública. Nesse sentido, será iniciada imediatamente a obra de reforma e substituição do telhado, do auditório, pintura e recuperação das obras de arte e mobiliário ainda existentes. O trabalho será coordenado por uma comissão formada pelos professores Janete Ruiz Macedo, André Rosa Ribeiro e Neurivaldo José de Guzzi Filho.

O reitor Antonio Joaquim Bastos classificou como uma conquista a devolução desse patrimônio da Região Cacaueira. Segundo ele, o projeto do “novo” museu vai resgatar a história do homem grapiúna e, no seu corpo, a da lavoura do cacau, além da instalação da Sala de Memória da Imprensa Regional, projeto desenvolvido em conjunto com a Associação Bahiana de Imprensa – Seccional Sul. “Futuramente, a pretensão da UESC é fazer uso da totalidade do prédio para ampliação do Museu, em virtude da grande quantidade de acervo existente dentro da Universidade”, acrescentou.

Patrimônio – O reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva confirmou que a UESC recebeu também a devolução do prédio onde funcionava a garagem da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), localizada na avenida Itabuna, em Ilhéus, e que a utilização do imóvel será discutida e definida pela nova administração da Universidade.

Com relação ao imóvel do Sítio Laranjeira, onde funcionou a Creche Yeda Barradas Carneiro, no Banco da Vitória, o reitor afirmou que o local será destinado à construção da Residência Universitária, cuja obra será realizada com recursos do Tesouro do Estado e de emenda parlamentar subscrita pelo deputado federal Geraldo Simões.

1 resposta para “UESC recebe acervo do Museu do Cacau”

  • heckel januario figueiredo de paiva says:

    Boas notícias. O presumível então é que a recuperação aconteça em ritmo acelerado e finalmente poder-se dizer: Eis enfim recuperadinho da silva o Museu de Cacau.

Deixe seu comentário

























WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia