WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia policlinica itabuna secom bahia teatro itabuna


Fevereiro 2012
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  








Nota de Esclarecimento


Dom Mauro Montagnoli, CSS, Bispo da Diocese de Ilhéus, para “o maior bem das almas”, vem a público esclarecer o que segue:

1. O senhor Nildemar Andrade Santos, RG 2482433 SSP/BA e CPF 182038175-72, está suspenso de todos os atos do poder de ordem e de regime e do exercício das funções inerentes ao ofício de padre, e se demitiu do seu estado clerical na nossa Igreja Católica Apostólica Romana, e está impedido de celebrar os sacramentos e os sacramentais.

2. Ele se filiou à Igreja Católica Apostólica de Comunhão Anglicana do Cone Sul da América, Diocese do Recife, que é uma dissidência da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a legítima representante dos anglicanos no Brasil.

2. A Igreja Católica Apostólica de Comunhão Anglicana não é a mesma coisa que a Igreja Católica Apostólica Romana. Ela é um cisma, uma separação.

3. Cisma é a recusa de sujeição ao Sumo Pontífice, o Papa, ou de comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos, os bispos, de acordo com o cânon 751 do Código de Direito Canônico.

4. O cismático incorre em excomunhão latae sententiae, de acordo com o cânon 1364 § 1. Quem comete esse ato é excomungado, isto é, fica automaticamente fora da comunhão eclesial.

5. O senhor Nildemar Andrade Santos praticou o cisma. Ele está fora da comunhão com o Papa e o Bispo diocesano.

6. Quem o segue também incorre em excomunhão porque está abandonando a fé católica e aderindo a outra confissão religiosa.

7. Quem participa das celebrações promovidas pelo senhor Nildemar Andrade Santos está impedido de receber os sacramentos, ser padrinho ou madrinha de batismo, crisma e matrimônio, e de exercer qualquer ofício como ministro extraordinário da sagrada comunhão ou da palavra, coordenador ou coordenadora de associação religiosa, movimento ou pastoral na nossa Igreja Católica Apostólica Romana.

Jesus fala no evangelho que aquele que não der ouvidos à igreja, “seja tratado como se fosse um pagão ou publicano” (Mt 18,17). São Paulo na carta aos romanos diz: “Rogo-vos, irmãos, acautelai-vos dos que provocam dissensões e escândalos, contrariando o ensinamento que aprendestes; afastai-vos deles. Esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, mas ao próprio ventre. Com um palavreado bonito e lisonjeiro, enganam os simples” (Rm 16,17-18). E São João escreve: “Se alguém chega até vós trazendo outra doutrina que não esta, não o recebais em casa, nem o cumprimenteis. Pois quem o cumprimenta participa de suas obras más” (2Jo 10-11).

Esta nota seja lida em todas as paróquias e comunidades na diocese de Ilhéus e afixada na cúria diocesana e em todas as igrejas e capelas.
Ilhéus, 06 de fevereiro de 2012

                                                                  Dom Mauro Montagnoli CSS
                                                                    Bispo diocesano de Ilhéus


Espaço aberto para o citado – querendo – se manifestar.

1 resposta para “Nota de Esclarecimento”

  • Malherbe says:

    Faça-se Justiça, ainda que desabem os céus

    Caros leitores amigos(as) irmãos em Cristo

    A base bíblica da excomunhão é a anátema.
    As referências são encontradas em:
    Gálatas 1:8 – “Mas, ainda que alguém – nós ou um anjo desça do céu – vos anuncies um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema!” Então, também,
    1 Coríntios 16: 22 – “Se alguém não amar ao Senhor, seja anátema.”
    A palavra pode ser traduzida de várias maneiras, a Bíblia King James traduz-o como ‘amaldiçoado’.
    Portanto em nenhum lugar da bíblia diz que se uma pessoa não reconhecer ou deixar de reconhecer a autoridade do papa torna-se excumungada.
    E vou mais além qualquer ensinamento, doutrina, dogma ou paradogma que seja extrabíblico é heresia, ou seja, falso ensinamento.

    Seguindo o penultimo paragrafo da nota de esclarecimento, o texto de mateus 18:17 trata-se de um dos ensinamentos de Jesus, sobre “o irmão que peca contra o outro, O irmão que peca contra outro

    15 Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão;

    16 mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada.

    17 Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano.

    18 Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu.

    19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

    20 Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
    O Padre Nildemar cometeu algum tipo de pecado contido na biblia em galatas 5:19 ao 21 ?
    Onde está o relato das testemunhas?? como mandar o verso 16 de mateus 18, digo isso porque o Bispo assim cita tal texto como base.

    Na epístola aos Romanos 16:17, Paulo escreve para “marcar aqueles que causam divisões e escandalos contrário à doutrina que vos tenho aprendido e evitá-las”,
    qual foi o escandalo cometido pelo Padre Nildemar?? ja que veio a público, então fale toda a verdade.
    Em 2Jo 10-11 o apostolo combatendo as heresias e os falsos mestres, que atacavam a Igreja Primitiva, pois na época ainda não existia a instituição Igreja Católica, sendo criada aproximadamente 200 anos depois, pois bem ja que é pra excumungar os que trazem dissessões e que pregam heresias, então todo clerico da Igreja Católica deve ser excumungada, pois idolatria, falsos ensinamentos(purgatório), extrema unção, missa de setimo dia (culto aos mortos) além de ser falsos ensinamento é também uma pratica de dissenssão no corpo de Cristo.

    O Apostolo Paulo em 1 Coríntios 5, ele instrui os coríntios para expulsar os membros imorais da sua comunidade. E os padres pedófilos, sem em alguns membros que após o termino das missas “enchem a cara de cachaça” e as festas promovidas por membros catolicos que são cheias de cerveja e todo tipo de bebidas alcólicas??? nunca vi um membro ser excluido por tais praticas.

    Amigos e irmãos, o mesmo aconteceu com Lutero, e com muitos outros que a historia esqueceu.
    A igreja Catolica juntamente com a Igreja Adventista, no ano de 2009 assinaram o acordo de proselitismo,(pesquisar no google: igreja adventista se une a igreja catolica, ou no site:www.adventistas.com) então o que fazer com aqueles que com base nesse acordo não poderão ser evangelizado por nenhuma das partes acordantes, terão que ser excumungado pela Igreja catolica, pois não estarão debaixo da sujeição papal.

    Não quero mudar os dogmas, codigo canonico ou doutrina católica, mais trazer aos leitores que a verdade deve ser defendida, mesmo que se levantge contra você, mais Deus estar lutando ao seu lado, a justiça deve ser feita, ainda que desabem os céus sobres as ideias.

    A Paz do Senhor Jesus.

    obs: fraterno irmão Rabat

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia