Clique para AMPLIAR.

Na tarde de ontem (13/02/2012), sob orientações de Dr. Humberto Mattos – Delegado Titular, uma equipe da Delegacia de Proteção Ambiental – DPA, deslocou até o Distrito de Olivença, Zona Sul de Ilhéus, para coibir a extração e transporte de areia clandestina naquela localidade. Por volta das 17:20 horas, foi encontrado um areal de nome “AREAL PARAÍSO”, de propriedade do Sr. Gilvan Bezerra Lima Júnior em plena atividade de extração e no momento da fiscalização não foi mostrado nenhuma Licença Ambiental, sendo apreendidos 08 (oito) caçambas e 02 (duas) máquinas para a extração da areia e abastecimento das caçambas. Sendo todo o material apreendido e apresentado a autoridade competente.

No dia de hoje (14/02/2012), o proprietário do areal foi ouvido e apesar de mostrar a Licença Ambiental vencida e uma prorrogação que está sendo investigada a sua validade, o AREAL PARAÍSO foi embargado pelo Departamento Nacional de Pesquisa Mineral – DNPM no dia 15/12/2011, o que impede a extração de areia naquela localidade.

Um Inquérito Policial foi aberto para apurar a extração de areia sem autorização dos órgãos competentes e outro Inquérito Policial foi aberto para investigar toda a documentação apresentada pelo proprietário do areal, bem como, os trâmites da Licença Ambiental.

Qualquer denúncia de crime ambiental pode ser encaminhada pelo telefone (73) 3234-8147, email: [email protected] ou na sede da Delegacia, na Rua Rotary, 261, Cidade Nova, Ilhéus/BA – na mesma rua do exército.


ASCOM – DPA de Ilhéus.