O Carnaval de Ilhéus 2012, que homenageia o centenário de nascimento do escritor mais popular do Brasil com o tema “Carnaval na Terra de Jorge Amado por Nós”, prosseguiu no seu segundo dia (domingo, 19) com grande variedade de atrações. Blocos carnavalescos “puxados” por bandas em trios elétricos e minis trios, a exemplo da Cia do Gueto, Pickp de Luxo, Capricho, Circuito do Vim Te Comer, Preto Bom e S4&Cia.
O Bloco Afro Dilazenze foi uma dos pontos altos do desfile do domingo apresentando uma bonita coreografia, agitando o público presente na avenida Soares Lopes – passeios e camarotes – durante sua passagem. Mais uma vez os foliões participaram ativamente com as atrações do Carnaval, considerado um dos mais tranquilos já realizados em Ilhéus.
Durante todo o dia vários blocos se apresentaram nos bairros de Ilhéus, a exemplo do Hernani Sá, destacado pelo grande número de foliões. À tarde e à noite, na avenida Soares Lopes, era grande o número de caretas e pessoas fantasiadas que desfilavam animadamente de forma individual ou em blocos.
No palanque oficial, o prefeito Newton Lima recebeu dezenas de convidados, entre eles o deputado federal Josias Gomes e o deputado estadual Rosemberg Pinto, dois políticos que apoiam o Governo Municipal. Também passaram pelo camarote da prefeitura jornalistas, radialistas, profissionais liberais e empresários, que elogiaram a decisão do prefeito em realizar o Carnaval, que ajuda a incrementar o turismo em Ilhéus.
Nesta segunda-feira (20), além de Viviane Trípodi, estarão passando pelo circuito da folia as bandas Ciclone Musical, Di Bali, Pagojan e Um Love a Mais. Finalmente, na terça-feira (21), o Carnaval de Ilhéus 2012 será agitado por Langery de Patricinha, Cia. Do Povo, Badaladus, Rhabana Smith, Nego e Banda e o cantor e compositor Tonho Matéria. Além dos blocos afro, de sujo e de arrasto, a festa contará ainda com o desfile da Escola de Samba Grêmio Recreativo Imperadores do Samba, do Teotônio Vilela, e com a realização de bailes infantis e da saudade.