CARNAvAL
Não se pode dizer que Ilhéus não teve carnaval. Teve sim, embora um carnaval de meio turno, que começava ao cair da tarde e continuava até a meia-noite ou mais um pouco. Achei interessante a idéia dos trios pararem de circular a partir da meia-noite, pois afinal mais de 90% dos moradores da avenida e adjacências não curtem o carnaval; e assim puderam dormir mais cedo sem o barulho infernal dos trios. Também colaborou para evitar mais brigas e confusões com o consumo excessivo de álcool. Mas não era assim antigamente, quando na parte da manhã saiam os blocos de sujos e outros, mini-trios, caretas e pierrôs, divertindo os  observadores locais e os turistas.  Fraco, ou mais ou menos, o fato é que Ilhéus teve seu carnaval, mantendo a tradição, enquanto outras cidades cancelaram a folia por falta de dinheiro. Ilhéus teve a ajuda do governo da Bahia, que enviou trios elétricos e artistas, fazendo assim o melhor que pode.

FEIRA DOS MUNICÍPIOS


O Governo do Estado vai realizar nos próximos dias 28 a 31, no Parque de Exposições de Salvador, a Feira dos Municípios, esperando contar com a presença de 140 municípios que deverão expor a arte, cultura, artesanato e a gastronomia de suas regiões. Paralelamente, acontecerá o 1º Salão Baiano de Turismo, destinado a promover rodadas de negócios com cerca de 300 convidados, operadores de turismo, agentes de viagens, empresários e gestores públicos que conhecerão os destinos e roteiros turísticos de cada município turístico do estado. Ilhéus não poderá faltar a esse evento pois tem muito a mostrar para atrair turistas.

O INSPETOR GERAL
Depois de se apresentar em São Paulo, Salvador e Curitiba, o espetáculo “O Inspetor Geral” será finalmente apresentado ao público de Ilhéus e Região nos próximos dias 24, 25 e 26 no Teatro Municipal de Ilhéus, a partir das 21 horas. A peça, inspirada no clássico homônimo do dramaturgo russo Nikolai Vasilevich Gógol (1836), é apresentada pelo Teatro Popular de Ilhéus, tendo sido indicada para o Prêmio Shell de Teatro. Em estilo de cordel, a peça conta a história de um prefeito de uma cidade com o nome fictício de Ilha Bela, onde a corrupção corre solta, e deixa seu governante e assessores, apavorados com a notícia da chegada do Inspetor Geral, em missão secreta. O texto e direção da peça é do diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa. Será uma oportunidade imperdível para prestigiarmos nosso Teatro Popular.

ACADEMIA DE LETRAS
A sede da Academia de Letras de Ilhéus na rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, no centro da cidade, tem sido o local preferido para o lançamento de livros.  Os últimos lançamentos foram “A um sopro do Infinito” do jornalista e escritor de Juazeiro do Norte-CE, Geraldo Menezes Barbosa; e  “Brados Retumbantes de uma Vida” de Maria Helena Alencar e Guarani Valença de Araripe. A Academia, atualmente em recesso, deverá reiniciar seus trabalhos literários no próximo dia 14 de março, aniversário do poeta Castro Alves, ocasião em que deverá haver mais um livro em lançamento.

B I T S  –  T U R
Os turistas que chegaram na ultima segunda-feira, 20, a Ilhéus, no transatlântico MSC Orchestra esperavam encontrar a cidade fervendo com o carnaval anunciado a bordo. Ficaram decepcionados *** A rede hoteleira Accor a maior do Brasil, pretende inaugurar mais sete hotéis na Bahia, sendo um em Vitória da Conquista, outro em Feira de Santana, e os demais em Salvador *** Segundo o Superintendente do Aeroporto de Ilhéus Jorge Amado, João Bezerra, nosso aeroporto bateu em 2011 o recorde de passageiros em pousos de decolagem. Foram mais de meio milhão de passageiros *** Em março, o aeroporto deverá perder cinco vôos, da Tam, Trip e Gol, mas já existem novas empresas aéreas interessadas em  operar no Aeroporto Jorge Amado, segundo seu Superintendente *** No dia 23, o transatlântico MSC Orchestra encerra a programação do mês de fevereiro *** Para o mês de março estão previstas  sete paradas  de navios com turistas no Porto de Ilhéus *** Passado o Carnaval, a “volta às aulas” preocupa a rede hoteleira