Prefeito inaugura pavimentação da avenida principal em Inema
III Conferência Municipal de Meio Ambiente será realizada nesta quinta-feira em Ilhéus
Shows e mega produção musical marcam a programação de março do Teatro Municipal
Grupo Ki Dance vence o V Concurso de Dança do Projeto Ilhéus Fitness

***

Prefeito inaugura pavimentação da avenida principal em Inema

“A história de Inema pode ser dividida em duas etapas: antes e depois do governo de Newton Lima”. A afirmativa é do vereador Valmir Freitas, e foi feita domingo (26), durante a inauguração da pavimentação da avenida Ezequiel Amâncio, principal via de acesso ao distrito de Inema. A obra, uma reivindicação da comunidade, era postergada há mais de 30 anos e foi executada por solicitação do vereador Valmir Freitas ao prefeito Newton Lima.
Em seu discurso, o prefeito ressaltou as dificuldades financeiras vividas pelo município e o esforço empreendido para realizar obras que tragam benefício à população dos bairros e distritos de Ilhéus. “O político tem que honrar o seu mandato e o que faz o vereador Valmir Freitas, um eterno batalhador por benefícios para Inema, e essa obra é um exemplo do seu comprometimento com essa população”, frisou Newton.
Presentes à inauguração, os familiares de Ezequiel Amâncio – que foi tabelião do cartório – destacaram o seu amor por Inema, onde fez carreira profissional, política, constitui família. Ao descerrar a placa com o nome da avenida, a viúva Percília Maria agradeceu ao vereador Valmir Freitas e ao prefeito Newton Lima a homenagem. Em seguida, a professora Genilda Maria, filha de Ezequiel, falou do amor do seu pai, um alagoano de Palmeira dos Índios que dedicou toda sua vida pela família e por Inema.
Reconhecimento público – Segundo o vereador Valmir Freitas, a inauguração dos últimos 1,3 mil metros da avenida Ezequiel Amâncio não era um simples ato político, mas o reconhecimento do poder público municipal à comunidade de Inema, promovendo a melhoria das condições de vida da população. O vereador lembrou que, meses atrás, o prefeito Newton Lima esteve no distrito para inaugurar a pavimentação da rua da Saracura, onde moram famílias carentes e que não usufruíam dos benefícios a que tinham direito.
O vereador também fez um apelo ao deputado federal Josias Gomes – a quem nomeou representante da população de Ilhéus –, para que fosse porta-voz de Inema junto aos governos Federal e Estadual. “Deputado, a população de Inema precisa urgente de ver dois problemas resolvidos: o saneamento básico e a pavimentação da rodovia de acesso ao distrito, para facilitar o transporte de pessoas e das riquezas aqui produzidas”, reivindicou Valmir Freitas.
Ao agradecer a confiança do povo de Ilhéus ao designá-lo seu representante na Câmara Federal, o deputado federal Josias Gomes disse que todos os pleitos de Ilhéus têm sido levados por ele ao governador Jaques Wagner e à presidenta Dilma Rousseff, ressaltando que os resultados positivos já começam a aparecer. “Uma grande soma de recursos está sendo investida no município, o que definitivamente vai alavancar o desenvolvimento de Ilhéus”, disse o deputado.
Sentimento de pertencimento – Para o vereador licenciado e secretário de Governo e Ações Estratégicas, Alisson Mendonça, hoje a população de Inema tem um sentimento de pertencimento ao município de Ilhéus. Segundo Alisson, essa mudança é resultado das ações realizadas pelo vereador Valmir Freitas e o prefeito Newton Lima, executando as obras que a comunidade vinha reivindicando há muitos anos e não era ouvida. “O que estamos vemos aqui é uma demonstração da crença da população no compromisso assumido pelo governo Newton Lima, que muito ainda irá fazer por Inema”, declarou Alisson.
A vereadora Carmelita Ângela também destacou o trabalho realizado pelo vereador Valmir Freitas junto à comunidade de Inema, apresentando os pleitos na Câmara e ao prefeito Newton Lima. Segundo ela, essa perseverança vem produzindo os resultados e hoje Inema é um distrito que pode servir de modelo pela maneira que é administrado, com ruas limpas, tratamento de resíduos sólidos, dentre outros avanços que somente é possível quando se tem uma interação com a comunidade.
O reconhecimento da comunidade de Inema pode ser traduzida pela homenagem prestada ao vereador Valmir Freitas e ao prefeito Newton Lima, que receberam placas pela gratidão dos serviços prestados à comunidade. Segundo Dona Lia, uma das moradoras mais antigas da avenida, ao entregar a placa ao prefeito, disse que antes a população sofria com a lama, durante o inverno e com a poeira, no período de verão, o que deixa de acontecer a partir de agora.
Dentre as festividades programadas para marcar a inauguração da avenida Ezequiel Amâncio, foi realizada a 2ª Maratona Rústica de Inema, com a participação de diversos atletas do distrito. O vencedor foi o atleta Wallace; se classificou em segundo lugar, Pepe; e em terceiro lugar, Julian. Eles receberam troféus e premiação em dinheiro. Em, seguida, a Banda Coração Cigano e o mini trio Pit-Bull animaram a festa na avenida Ezequiel Amâncio.
Participaram da inauguração os secretários de Governo, Alisson Mendonça; da Educação, Lidiney Campos; da Indústria, comércio e Planejamento, Jorge Bahia; da Saúde, Alexandre Simões; da Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos; das Ações Regionais, Murilo Brito; do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques. Também estiveram presentes os vereadores Tarcísio Paixão, Carmelita Ângela e Valmir Freitas, além do coordenador dos distritos de Inema, Pimenteira e Banco Central, Vanildo Freitas.

III Conferência Municipal de Meio Ambiente será realizada nesta quinta-feira em Ilhéus

Atendendo a uma exigência do Instituto Estadual do Meio Ambiente da Bahia (Inema), será realizada nesta quinta-feira (1º de março), no auditório do Hotel Barravento, em Ilhéus, a III Conferência Municipal de Meio Ambiente. As reuniões preparatórias, que foram promovidas nos meses de janeiro e fevereiro, contaram com a participação da secretaria municipal do Meio Ambiente, da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Fundação Maramata) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Também estiveram presentes nas fases preliminares instituições da sociedade civil organizada e membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Harildon Ferreira, que espera a presença de cerca de 100 pessoas, as palestras e exposições serão realizadas das 7h30min às 17h30min. “Trata-se de um encontro muito importante, uma vez que, além de promover a eleição dos nossos delegados, definirá metas e propostas locais que, posteriormente, serão apresentadas e votadas nas conferências territorial e estadual”, destaca Harildon.
Ainda segundo informações do secretário do Meio Ambiente de Ilhéus, as palestras da III Conferência Municipal de Meio Ambiente abordarão os seguintes temas e assuntos: “Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, “Preservação, Conservação e Uso dos Recursos Naturais e Controle e Sustentabilidade Ambiental e Rural”, “Discussões e Perspectivas da Conferência Rio + 20” e “Fortalecimento da Educação Ambiental e do Exercício da Cidadania”. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico [email protected] ou no local do evento antes do início dos trabalhos. Os primeiros 100 inscritos receberão material específico da Conferência.
Construção – Marcada pela participação de diversos setores da sociedade, a Conferência tem caráter deliberativo e, em linhas gerais, objetiva propiciar a integração dos agentes sociais envolvidos nas diversas questões ambientais do município. Em outras palavras, o evento visa promover a discussão e a construção de diretrizes capazes de fortalecer o processo de mobilização e de organização da comunidade, necessariamente voltada para uma política ambiental de desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade.

Shows e mega produção musical marcam a programação de março do Teatro Municipal

Shows de artistas consagrados nacionalmente e uma grande produção teatral estão entre as atrações da programação de março do Teatro Municipal. Nos próximos dias 3 e 4, o TMI recebe a humorista do programa da Rede Globo “Zorra Total”, Thalita Carauta, que traz a Ilhéus a comédia “A Favela”. No espetáculo, a atriz interpreta os personagens Clarete, Dona Santinha, Fininho e Janete, esta última bastante conhecida pelo público por integrar um dos quadros principais do programa global.
Com direção local de Rodrigo Sant’anna e texto da própria atriz, o espetáculo será realizado sempre a partir das 20h30min. No ano passado, a Thalita Carauta foi eleita revelação de 2011 pelo Prêmio Extra TV e seu espetáculo vem agradando a crítica por onde se apresenta. Os ingressos podem ser adquiridos no estande do Karioca e Academia Tônus, em Ilhéus; e no Bicho Festeiro, em Itabuna; além da bilheteria do teatro. Já nos dias 9 e 10 do mesmo mês, às 20 horas, é a vez do público conferir o espetáculo “Outra Metade”, uma versão do clássico “A Tempestade”, de William Shakespeare.
Vencedor do Edital TCA Núcleo 2011, a peça tem direção de Luis Alberto Alonso e traz texto das cubanas Raquel Carrió e Flora Lauten, que revisitaram outras obras clássicas do dramaturgo inglês, como “Hamlet”, “Romeu e Julieta”, “Macbeth”, “Otelo” e “O Mercador de Veneza”. Além de Ilhéus, o espetáculo – que estreou em Salvador – percorre as cidades de Feira de Santana, Santo Amaro e Alagoinhas. Os ingressos também podem ser adquiridos na bilheteria do TMI.
Musicais – Já no dia 15, em única apresentação, às 20 horas, sobe ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus o cantor e compositor Fabiano Carilo com o show “Minhas Canções”. Variando entre o romântico e o melhor da MPB, o espetáculo promete grandes emoções. Na sequência, o TMI recebe nos dias 17 e 18, sempre a partir das 21 horas, o show de um dos maiores músicos de sua geração, o multiinstrumentalista, intérprete, compositor e arranjador, Ed Motta. Ingressos na Bilheteria do TMI.
O cantor apresenta uma amostra de seus 20 anos de carreira, incluindo músicas dos seus 10 álbuns e de inúmeras colaborações em discos de outros músicos, coletâneas, trilhas e entre projetos. Nesse novo show estão presentes as diversas fases do músico. Canções como “Tem Espaço na Van” e “Que Bom Voltar” figuram ao lado de hits consagrados como “Manoel”, “Fora da Lei”, “Colombina” e “Vendaval”, entre outras composições com estrutura jazzística. Não é permitida a entrada de menores de 18 anos.
A Bela e a Fera – O TMI encerra sua programação de março nos dias 24 e 25 com a mega-produção infantil inspirada nos musicais da Broadway e na obra baseada no livro de Jeanne Le Prince, o musical A Bela e a Fera. Trata-se de mais uma superprodução dirigida por Billy Bond que, no sul da Bahia, é assinada pela MVU/M21 Eventos, e conta com a participação de 200 profissionais, entre eles 22 atores que interpretam 40 personagens em cena.
Em cartaz desde 2007, a montagem já encantou quase um milhão de espectadores em cidades brasileiras e outras tantas na Espanha, Argentina, Chile e Peru. O musical tem os diálogos e as músicas cantadas em português, além de muitos efeitos especiais, de iluminação, recursos de gelo seco, telões em 3D e equipamentos que fazem a plateia se encantar. O espetáculo tem a duração de 120 minutos, com intervalo de 15 minutos e muita alegria durante toda a apresentação. Os ingressos poderão ser encontrados no Stand do Karioka (Ilhéus), Bicho Festeiro, Central de Ingressos (Itabuna) e Encantur (Ilhéus e Itabuna).

Grupo Ki Dance vence o V Concurso de Dança do Projeto Ilhéus Fitness

O Projeto Verão Ilhéus Fitness, que movimentou a avenida Soares Lopes desde o dia 5 de janeiro, foi encerrado no último sábado (25) com o V Concurso de Dança, onde foram escolhidos os melhores grupos nas categorias hip hop, axé e pagode. O alto nível da competição reservou ao público um clima de intensa disputa e torcida. Cada grupo se apresentou com duas coreografias diferentes, destacando cada passo nos mais diversos ritmos. E o vencedor do concurso foi o grupo Ki Dance, com 600 pontos, seguido do Afro Dance, com 545 pontos, o Faisk Love, com 531 pontos e o Dançart, com 530 pontos.
Promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência de Esportes, o Projeto Verão Ilhéus Fitness levou milhares de pessoas à avenida Soares Lopes durante dos finais de semana dos meses de janeiro e fevereiro. Além da dança, o projeto promoveu competições de esportes de praia. O evento contou com a participação de diversos grupos de dança, que se apresentaram nos mais diversos ritmos e coreografias. Um dos destaques em cada apresentação era a participação do público, dividido em torcidas, garantindo muito mais emoção e incentivo para os grupos. E como aconteceu nos anos anteriores, o concurso de dança marcou o encerramento do projeto.
E para garantir muito mais lisura no processo de escolha dos grupos vencedores, a Superintendência de Esportes trouxe para compor o corpo de jurados grande nomes da dança na região, como o professor e coreógrafo de Hip Hop e Street Dance, Marcelo Lôbo, que desenvolve projetos no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna; Alessandro Garcia, professor e coreógrafo de dança de salão da Academia Ritmos, de Itabuna, que já disputou e venceu diversos concursos regionais e nacionais, e Lindolfo Guimarães, responsável pelo grupo de forró Samarica.
De acordo com o superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky, o concurso de dança do projeto já é uma marca que tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus. “O prefeito Newton Lima promoveu o projeto quando esteve na Secretaria de Esportes e tem um carinho especial, nos dando todo o apoio. É impressionante ver o trabalho que esses grupos desenvolvem”, completou o superintendente. Renato Peixoto, gerente de Projetos da Superintendência, também destacou a importância do projeto. “Já temos o Ilhéus Fitness há vários anos e temos sentido a resposta positiva dos participantes e do público. Isso nos dá o estímulo para continuar investindo nele”, acrescentou o gerente de Projetos. Além de Renato Peixoto e Alberto Kruschewsky, ainda trabalharam no projeto o professor de Educação Física Carlos Mendonça (palco) e Junior Stifler (assistente de palco).