Estou totalmente confuso com o estado dos serviços à saúde, seja pública ou privada, na cidade de Ilhéus.
Tenho conversado com inúmeros médicos e todos, sem exceção, manifestam suas opiniões e tristeza pelo caos que pode há qualquer momento se instalar no município de Ilhéus.
A letargia porque passa a cidade nesses últimos anos atingiu vários setores da sociedade e acabou atingindo duramente a saúde.
Tenho acompanhado a trajetória mirabolante do nosso hospital e maternidade São José, as lágrimas aparecem principalmente nos momentos cruciais da procura por um socorro médico, uma emergência e encontramos as portas fechadas, sem ninguém para nos atender. Meu caso particular.
Olhando para trás, lembramos dos gloriosos dias do nosso querido hospital, quando todos corriam para lá a fim de ser bem atendido e de lá saindo curado do problema que foi acometido.
E agora o que vamos fazer? Fechado o hospital São José o que faremos? Sinceramente não sei.
O hospital regional está se virando nos trinta para atender todo mundo, quando na verdade foi criado para atender a saúde pública, através do SUS.
Mas hoje presta atendimento a quem por lá aparecer, pois tem a sua emergência sempre aberta para resolver os inúmeros problemas que surgem a toda hora.
A cidade dispõe de excelentes profissionais na área de saúde, várias clínicas especializadas e laboratórios, mas o que toda a população precisa é de um hospital funcionando com a sua força máxima.
O que fazer com o hospital São José? Continua sendo falta de recursos públicos? É problema de gestão? O que a prefeitura pode fazer para amenizar a questão? E a sociedade? E as empresas? A certeza que temos é que alguma coisa tem que ser feita e com URGÊNCIA.
E a saúde em Ilhéus também está fazendo parte dos 12 anos de atraso, de abandono, de falta de respeito e responsabilidade com a coisa pública.
Não adianta o cidadão dispor de plano de saúde, pois as dificuldades nos hospitais são as mesmas.
Taí um ponto importante a ser discutido pelos pré-candidatos a prefeito. Um prato cheio.

ZÉCARLOS JUNIOR