Prazo para pagar IPTU com 10% de desconto termina nesta sexta-feira
Técnicos da Seast passam por capacitação
Ilhéus participa de Seminário geral dos Centros de Treinamento de Seleções em Vitória (Es)
Mesmo com erro, Alberto Kruschewsky conquista boa colocação na Copa Brasil de Sprint Triathlon

***

Prazo para pagar IPTU com 10% de desconto termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para o contribuinte ilheense pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao exercício de 2012, com desconto de 10%. As pessoas interessadas devem se dirigir ao Setor de Tributos da Prefeitura de Ilhéus, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, das 12 às 18 horas, para a retirada dos novos boletos. Mais uma vez, o secretário municipal da Fazenda, Antônio Batista, esclarece que o desconto oferecido incide apenas sobre o valor do imposto, excluindo-se, desse cálculo, o valor da Taxa de Serviço Urbano (TSU).
“O governo municipal continua trabalhando para que o contribuinte desfrute das melhores condições possíveis visando à quitação de seus débitos. Como consequência, evitamos o inadimplemento, melhorando a arrecadação tributária”, comenta Batista. Fazendo coro com o secretário, o supervisor de Administração Tributária, Adriano Soares, destaca os esforços da Prefeitura de Ilhéus no sentido de promover a regularização dos débitos dos contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) junto ao Município. Segundo ele, um desses exemplos foi o Refis – Programa de Recuperação Fiscal –, cuja inclusão pôde ser solicitada, com desconto de até 100% nos juros e multas, pelas pessoas que dividiram seus débitos em duas vezes até o dia 16 de dezembro. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 3234-3522 ou do endereço eletrônico supervisã[email protected]
O IPTU é um imposto que deve ser pago anualmente por quem tem imóvel registrado na prefeitura. Trata-se de um tributo de competência dos municípios que recai sobre a propriedade predial e territorial urbana, tendo como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel. O IPTU incide em propriedades localizadas na zona urbana dos municípios desde que os imóveis contem com alguns melhoramentos construídos ou mantidos pelo poder público, como meio-fio ou calçamento com canalização de águas pluviais; rede de iluminação pública com ou sem posteamento para distribuição domiciliar e escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de três quilômetros do imóvel considerado.

Técnicos da Seast passam por capacitação

Esta semana a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus desenvolveu junto aos seus técnicos um programa de capacitação. O treinamento foi realizado por uma equipe da Coordenação de Apoio à Gestão do Suas (CGES), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). O programa de capacitação foi iniciado no dia 26 e será encerrado no dia 30. O programa é específico para os funcionários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).
A capacitação foi iniciada com a equipe do Peti quando foram trabalhados temas relacionados ao trabalho infantil a as necessidades por quais as famílias dessas crianças passam. O Peti faz parte de um conjunto de ações que visa a retirada de crianças e adolescentes de seis até 15 anos do trabalho infantil. Em Ilhéus, o Peti é executado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho e conta com 18 núcleos do programa tanto na zona urbana quanto na zona rural da cidade. O serviço atende mais de mil crianças e adolescentes, oferecendo a estes oficinas de esportes, cultura e artes.
Dos dias desde terça-feira (28) até o dia 30 os orientadores sociais do Projovem estão realizando a capacitação, que passa por um debate sobre as preocupações e rumos a serem seguidos pelo serviço. O programa conta hoje com 50 coletivos, tanto na zona urbana como na zona rural e, atualmente, tem a participação de cerca de mil adolescentes. As atividades do programa estimulam a convivência social através da participação cidadã, incentivando uma formação geral para o mundo do trabalho.
As equipes de técnicos das unidades dos Cras também estão aprendendo as técnicas passadas pelos funcionários da Sedes. O Cras é a “porta de entrada” para os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus e oferece serviços de orientação e proteção básica em áreas de vulnerabilidade e risco social. Em Ilhéus existem cinco unidades do Cras, nos bairros Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Barra, Olivença e Nossa Senhora da Vitória.
De acordo com a psicóloga da Sedes, Graça Áspera, “a capacitação para esses funcionários tem fundamental importância na formação e qualificação destes profissionais”. Além de explicações sobre o funcionamento dos programas, os técnicos também participaram de dinâmicas para entender a realidade dos beneficiários. Para o secretário de Assistência Social do município, Ari Silva Santos, “as capacitações da secretaria são contínuas e esta, em particular, é apropriada para qualificar os funcionários, no sentido de que possam prestar um melhor atendimento dos munícipes”, finalizou.

Ilhéus participa de Seminário geral dos Centros de Treinamento de Seleções em Vitória (Es)

O secretário municipal do Turismo, Paulo Moreira, participa na próxima sexta-feira (30), no Centro de Convenções de Vitória (ES), do Seminário Geral de Centros de Treinamentos de Seleções (CTS). Promovido pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, o evento vai reunir representantes de todos os municípios que concorrem à vaga de CTS no país.
O seminário tem como objetivo apresentar o status atual do processo de seleção dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS), o processo de avaliação dos hotéis e campos, requerimentos básicos dos CTS, importância da preparação dos CTS de forma adequada, bem como as oportunidades geradas aos candidatos. Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servirão como base de uma seleção durante a Copa do Mundo de 2014 e serão compostos por um local de treinamento e um hotel oficial.
Os locais que estão sendo visitados atendem a requisitos básicos, como distância para um aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de porte médio, distância do local de treinamento para um hotel com 55 quartos exclusivos, entre outros. Em Ilhéus, o Estádio Mário Pessoa é um dos equipamentos que está inscrito na Fifa, juntamente com o Canabrava Resort Hotel e o Hotel Jardim Atlântico, como equipamentos que estarão à disposição das seleções e de suas comitivas durante a Copa.
Programação – O evento será aberto às 9 horas e em seguida o gerente-geral de Competições e Serviços da Copa do mundo da Fifa, Marcelo Cordeiro, ministrará palestra com o tema “Objetivos e Dinâmica do Seminário”. Às 9h45min está prevista a atualização do trabalho do Comitê Organizador Local (COL), com diretor-executivo de Competições e Operações do COL, Ricardo Trade. Ainda pela manhã serão apresentados conceitos Gerais dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) e avaliação dos CTSs pelo gerente de Competições e Serviços às Equipes do COL, Frederico e pelo gerente sênior de Eventos do Escritório de Acomodações da FIFA, Laly Warnecke.
O diretor-executivo de Competições e Operações do Col, Ricardo Trade, apresenta ainda palestra com o tema “Oportunidades” e, mais tarde, junto com o ex-jogador Bebeto, que atualmente é membro do Conselho de Administração do COL, apresenta novo tema: Participação dos Governos. Pela tarde, a programação prossegue com a atualização do Projeto de CTS e do Processo de Avaliação dos Centros de Treinamento de Seleções, por Frederico Nantes e Laly Warnecke. Consta ainda na programação, a apresentação dos catálogos dos CTSs, coordenador de Competições e Serviços às Equipes do COL, André Bello; a palestra “Questões Jurídicas”, com consultor jurídico do COL, Álvaro Palma de Jorge.
Ainda pela tarde, os representantes das cidades que concorrem à uma vaga para se tornar CTS participam das palestras “Preparação para as vistorias das Seleções”, com coordenadora de Competições e Serviços às Equipes do COL, Valesca Araújo; mesa redonda sobre “A importância da preparação dos Centros de Treinamento de Seleções para os jogadores”, com Bebeto e Ricardo Trade; “Oportunidade dos CTS”, com Ricardo Trade; “Gramados de alto padrão”, com a consultora de gramados do COL, Maristela Kuhn; “Segurança nos CTS”, com o gerente geral de Segurança do COL, Hilário Medeiros e “Comunicação”, com o gerente geral de Comunicação do COL, Saint-Clair Milesi.

Mesmo com erro, Alberto Kruschewsky conquista boa colocação na Copa Brasil de Sprint Triathlon

Mesmo cometendo um erro que acabou eliminando a possibilidade do pódio, o superintendente de Esportes de Ilhéus, o triatleta Alberto Kruschewsky, conquistou a quarta colocação, na categoria 45-49 anos, da II etapa da Copa Brasil de Sprint Triathlon, disputada no último sábado (24), na Orla de Atalaia, em Aracaju. O evento, que contou com a participação de mais de 100 atletas, oriundos de várias partes do país, classificou competidores para a Copa do Mundo, que acontecerá no mês de outubro, em Auckland, na Nova Zelândia.
Mesmo dando uma volta a mais no circuito, durante a segunda parte da prova (ciclismo), Alberto Kruschewsky, que é patrocinado pela VO3 e Bahia Mineração, fez o tempo de 1 hora, 17 minutos e 49 segundos. “A organização informou que os 20 quilômetros de ciclismo seriam disputados em oito voltas. Só que quando eu estava prestes a concluir a oitava e última volta, o ciclocomputador mostrou apenas 16,9 quilômetros. Na dúvida, optei por uma nova volta para não ser desclassificado”, explica, acrescentando que se o erro não tivesse ocorrido ele poderia ter conquistado, com certa facilidade, o vice-campeonato da categoria.
Alberto Kruschewsky, que não compete em Ilhéus por fazer parte da organização do Panamerican Cup, deve disputar a próxima etapa do Campeonato Baiano de Triathlon, prevista para o mês de junho. “Mesmo com o erro e a conseqüente ausência do pódio, acho que foi um bom resultado para quem está voltando após um afastamento de doze anos”, completou o superintendente de Esportes.
Os cinco primeiros colocados, na categoria 45-49, da II etapa da Copa Brasil de Sprint Triathlon foram Manoel Alberto Lopes Dias (Bahia), com o tempo de 1 hora, 5 minutos e 11 segundos; Romero Dantas Maia (Paraíba), com 1 hora, 14 minutos e 14 segundos; Alcimar Souza da Silva (Bahia), com 1 hora, 16 minutos e 44 segundos; Alberto Barreto Kruschewsky (Bahia), com 1 hora, 17 minutos e 49 segundos; e Evandro José de Alencar Paton (Sergipe), com o tempo de 1 hora, 19 minutos e 48 segundos. O atleta Fred Moraes, que reside em Ilhéus e é o atual campeão brasileiro, teve um problema com a inscrição e não competiu.