Enquete

A Câmara Municipal de Ilhéus proibiu imagens e áudios durante as sessões. Você acha que foi:

Resultados

Loading ... Loading ...
Girando

















































Prefeitura Municipal de Ilhéus

Educadores iniciam atividades do Pacto pela Educação em Ilhéus
Em Ilhéus, governo debate a capacitação dos profissionais de bares e restaurantes
Estudantes ilheenses se destacam em campeonato de Tae Kwon Do
Bairros de Ilhéus receberão feiras de saúde

***

Educadores iniciam atividades do Pacto pela Educação em Ilhéus

A secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, participou na manhã desta quarta-feira (11), no Teatro Municipal de Ilhéus, da abertura da formação do programa Pacto pela Educação, uma iniciativa do Governo do Estado executada em parceria com os municípios, com a finalidade de melhorar a qualidade das escolas públicas estaduais e municipais em toda a Bahia, promovendo a alfabetização de todas as crianças de até oito anos de idade.
A multiplicadora Regional do Pacto, Ana Valkíria Macêdo, explicou que a meta do Governo do Estado é de que até 2014 todas as crianças com idade de até oito anos sejam alfabetizadas. “Esse compromisso requer o esforço conjunto de todos os educadores e a formação tem um papel fundamental de estreitar esse pacto, que será decisivo para que os educadores possam cumprir, efetivamente, seu papel”. Dos 415 municípios, 329 já aderiram ao Pacto pela Educação.
De acordo com o projeto da Secretaria Estadual da Educação, o programa objetiva a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio, bem como assegurar que todas as escolas públicas do estado alcancem, no mínimo, os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação.
Para a secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, o índice de analfabetismo na Bahia ainda é considerado alto – 23% – e em Ilhéus esse número é ainda maior entre crianças de 6 a 8 anos, o que vai exigir um empenho ainda mais apurado dos profissionais da educação e de toda a sociedade. “A alfabetização é a base do processo ensino/aprendizagem e o todos devem estar engajados na luta contra o analfabetismo”, ressaltou. Inicialmente, o Pacto pela Educação contemplará 35 das 52 unidades escolares do município e 1.125 dos 3.780 alunos que cursam a 1ª série.
O programa foi implantado em Ilhéus no ano passado, com a realização da capacitação continuada com técnicos, diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal. “Esse ano o programa alcança um novo patamar, já chegando às salas de aula”, explicou Lidiney Campos. Também estiveram presentes à solenidade de abertura a representante da Direc-6, Gilda Porto; a diretora-pedagógica da Secretaria municipal da Educação, Sonaly Pimenta, e a multiplicadora municipal do Pacto, Fabiana Leitão.
Programação – À tarde, o evento prosseguiu na Escola Padre Luiz Palmeiras, no bairro Nova Brasília, onde os profissionais da educação participaram de reflexões teóricas e metodológicas da Proposta para Alfabetizar Letrando; apresentação do material; ações para estimular a criatividade na organização do material didático; apresentação dos instrumentos de acompanhamento e orientações sobre o acompanhamento de formação em sala de aula.
Nesta quinta-feira (12), apenas Supervisores ou Orientadores e Professores do 1º Ano das Escolas Municipal de Educação Infantil do Teotônio Vilela, Basílio, Barra de Itaípe, Iguape, Cantinho do Recreio, Heitor Dias, Professor Osvaldo Ramos, Marianne Eckes, Vovô Isaac, Dom Eduardo, Centro Educativo Fé e Alegria e Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) participam do Planejamento da 1ª Etapa (1º mês), das 8 às 17h30min na Escola Padre Luiz Palmeiras.
Na sexta-feira (13), também na Escola Padre Luiz Palmeiras, é a vez dos supervisores ou orientadores e professores do 1º Ano das Escolas Nucleadas de Areia Branca, Aritaguá II, Aritaguá I, Castelo Novo, Banco do Pedro, Inema, Pimenteira, Sambaituba, Olivença, Santo Antônio e do Couto participarem da atividade, no mesmo horário. A segunda etapa da capacitação será encerrada no dia 16, com a participação de supervisores ou orientadores e Professores do 1º Ano das escolas Municipal Pequeno Príncipe, Nelson de Oliveira, Pinóquio, Professor Paulo Freire, Gisélia Soares, Dom Valfredo Tepe, Salobrinho, Pequeno Davi, Vila Nazaré, Barão de Macaúbas e Batista Memorial.

Em Ilhéus, governo debate a capacitação dos profissionais de bares e restaurantes

O secretário municipal de Governo, Ednei Mendonça, se reuniu na última terça-feira (10), no Palácio Paranaguá, com o presidente-executivo da Abrasel-Ba (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Luiz Henrique do Amaral. O encontro também contou com as presenças do empresário Guido Paternostro e da diretora comercial da Cultive (Consultoria e Projetos), Jussara Lima. A proposta central foi debater um conjunto de ações voltadas para a qualificação dos profissionais locais de bares e restaurantes, bem como para a formalização dos empreendedores individuais.
“Em decorrência da importância do tema, fundamental para melhorarmos a prestação dos serviços oferecidos pelos diversos segmentos ligados ao setor, realidade que favorecerá o turismo e a própria geração de emprego e renda, queremos viabilizar uma ampla articulação institucional”, adianta o secretário. “Além das secretarias de Governo, Turismo e Planejamento, a ideia é contarmos com diversos outros parceiros, a exemplo do Sebrae, com a finalidade de desenvolvermos ações capazes de capacitar e qualificar trabalhadores e proprietários de bares e restaurantes”, completa Ednei Mendonça.
Durante o encontro, o presidente-executivo da Abrasel, Luiz Henrique do Amaral, deu alguns detalhes do projeto conceitual que será elaborado para o município. “O primeiro passo é mapear a cidade. Ou seja, entender o universo de bares e restaurantes com o objetivo de compreender a sua demanda para, assim, criar parâmetros que permitam a avaliação correta das prováveis intervenções. Na sequência, teremos o plano de ações, que nada mais é do que o conjunto de respostas às demandas identificadas, a implantação das estratégias escolhidas, que vão desde o processo de capacitação até a construção de uma identidade gastronômica, e a avaliação dos resultados”, completou.
Festival – O encontro também serviu para que o presidente-executivo da Abrasel, Luiz Henrique do Amaral, relatasse ao secretário Ednei Mendonça alguns dos principais pontos do Festival da Tilápia, que a exemplo de outras seis cidades, também está acontecendo em Ilhéus. O evento, que objetiva valorizar a tilápia, fortalecendo a cadeia produtiva e o próprio consumo do produto, foi iniciado no último dia 26 de março e será encerrado no próximo dia 16 de abril. Três restaurantes da cidade estão participando: Mar Aberto Music Bar, localizado no bairro Nova Brasília, 129, na zona sul da cidade; Mar e Amor, na rua Coronel Pessoa, nº 96; e Maróstica, na avenida Dois de Julho, 966, Centro de Ilhéus.Promovido pela Bahia Pesca, empresa ligada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o evento também reúne restaurantes em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista.

Estudantes ilheenses se destacam em campeonato de Tae Kwon Do

No último sábado (7) estudantes das redes estadual e municipal de ensino de Ilhéus participaram em Porto Seguro da 3ª Copa Porto Seguro de Tae Kwon Do, evento que reuniu atletas de várias cidades da Bahia e de outros estados. A competição foi a primeira realizada no estado a utilizar o protetor de tórax com sensor eletrônico, o mesmo utilizado em eventos internacionais.
A equipe ilheense, representada pela Associação Leandro Ferreira de Tae Kwon Do, levou 37 atletas para o evento, tendo obtido 37 medalhas (27 de ouro, 8 de prata e 2 de bronze) e o expressivo 2º lugar no geral por equipes, o que, segundo o representante da entidade, Leandro Ferreira, demonstra a qualidade do projeto desenvolvido na cidade de Ilhéus.
Os atletas que representaram a cidade participaram de um evento seletivo no dia 31 de março, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, que contou com o apoio da Superintendência de Esportes de Ilhéus, além do apoio da direção de todos os colégios municipais e estaduais onde são desenvolvidas as atividades práticas da modalidade olímpica Tae Kwon Do.
Da escola Municipal Themístocles Andrade consagraram-se campeões os estudantes Davi dos Santos Silva, Anderson Santos de Souza, Salatiel Silva Valentim, Luana Santos Castro, Greice Alexia da Silva e Mizael Ramos. Representando a Escola Estadual Horizontina Conceição, os estudantes Wallison Assunção Bonfim, Ícaro Santos, Igor Matheus Santos Oliveira, Reginaldo Gonçalves Barbosa Junior e Eric Lírio dos Santos. Pela escola estadual do Iguape, retornaram com medalhas os alunos Ednaldo Santos Nascimento, Claudia Regina Matos Santos, Wellingtton da Silva Motapia, Claudio Simões de Jesus, Felipe Gabriel Severino Marins, Heverthon Santos de Jesus, Felipe Gabriel Severino Marins, Heverthon Santos de Jesus, Brendo de Jesus Oliveira dos Santos, Ingrit Caren Silva do Bonfim e Alan Santos.
Já a escola estadual Paulo Américo de Oliveira teve como representantes os alunos Guilherme Nery Guimarães e Renan Rafner. Pela escola Estadual Fábio Araripe Goulart consagraram-se campeões os alunos Jadson de Oliveira Batista, Camila Oliveira Santos e Ruan Andrade. O Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães foi representado pelos estudantes Luis Felipe Conceição Farias, Caliane Santana Matos, Orlando Junior, Emerson Carneiro Lima e Breno Santos Caires Silva.
Também conquistaram posições de destaque no campeonato os alunos Jorge Gabriel Guedes de Souza Brandão (Colégio Estadual Eduardo Catalão), Cauan dos Santos Guimarães (Centro Estadual de Educação Profissional), Adriele Alves Santos (Colégio Estadual da Proa), Pedro Hian Ferreira da Silva e Laisla dos Santos Alves (Colégio Estadual Moisés Bohana), Mecson Ferreira (Escola Municipal Mariana Eckes) e Gersimário Santos Guimarães.

Bairros de Ilhéus receberão feiras de saúde

Neste mês de abril são comemoradas importantes datas relacionadas à saúde. No dia 7 foi celebrado em todo o mundo o Dia Mundial da Saúde, que marca também o aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS). No dia 12 é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, que preconiza a prática de atividades para uma vida saudável e o combate ao sedentarismo. Já o dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial (26), visa alertar a população a respeito dos perigos causados pela doença.
Para celebrar essas datas, a Secretaria da Saúde de Ilhéus promove feiras de saúde nos principais bairros da cidade, com atividades que contemplam temáticas relacionadas às datas comemorativos do mês de abril. Receberão as feiras de saúde os bairros do Iguape, nesta quinta-feira (12), Barra e Ilhéus II, no dia 18; e Alto do Coqueiro, no dia 19. Já no dia 20 será a vez do bairro Nossa Senhora da Vitória; dia 25, o Basílio; dia 26, o Vilela; dia 27, o Nelson Costa; e para finalizar o bairro da Conquista, no dia 30.
A programação das feiras será igual para os bairros participantes com atividades abertas à comunidade. Logo no início da manhã será realizado um alongamento, seguido de uma caminhada que percorrerá as ruas dos bairros, com acompanhamento de educadores físicos. Seguindo a programação, haverá apresentações de dança com grupos locais e mais aulas de alongamento. Para finalizar, será oferecido um café da manhã.
Após as atividades iniciais, profissionais de saúde realizarão serviços de aferição de pressão e glicemia, com orientação e trabalho educativo. As feiras de saúde são uma realização do Departamento de atenção Básica do município, com o envolvimento de suas diversas coordenações e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), com apoio das unidades de saúde dos bairros contemplados.
No primeiro semestre de 2012, a Secretaria da Saúde seguirá um calendário de atividades comemorativas unificado. Todas as datas comemorativas do mês serão concentradas em um dia de atividades, através das feiras de saúde. No mês de março foram comemorados o Dia da Mulher, o Dia da Nutrição e Dia de Prevenção da Tuberculose e da Hanseníase. Todas as datas comemorativas elegidas para cada mês estão de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.


| Postado em Politicando
Imprimir Imprimir | Enviar Enviar | 1.560 visualizações

Dê seu voto:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Seja o primeiro a votar!)
Loading ... Loading ...


Deixe seu comentário

Spam Protection by WP-SpamFree