População teme novas invasões de índios no sul da Bahia

O clima de tensão continua nesta segunda-feira (16) em decorrência da invasão de índios pataxós Hã-Hâ-Hãe no município de Pau Brasil (a 551 km de Salvador), no sul da Bahia.

Os moradores sentem medo dos próximos acontecimentos já que, somente este ano, foram contabilizadas 64 invasões em propriedades. A Polícia Federal (PF), em companhia da polícia especializada, deve vistoriar as fazendas invadidas pelo grupo ainda na manhã de hoje.

Há relatos de que empregados de uma das fazendas estão desaparecidos. A PF quer saber se os índios têm algum tipo de ligação com o sumiço ou se os estariam mantendo como reféns.

Hoje pela manhã, José Marcos, vaqueiro da Fazenda Santo Antônio, prestou depoimento na delegacia local e explicou para os agentes que estava na fazenda quando, por volta de 6h de ontem, foi cercado por vários índios. Ele conseguiu escapar da emboscada.

Entenda o caso – Os índios buscam na justiça a retomada de 54,1 mil hectares que reivindicam como território original da etnia. Uma ação ordinária proposta pela Funai tramita há 29 anos no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a nulidade dos títulos dados pelo governo baiano aos fazendeiros que ocupam essa área, distribuída entre os municípios de Itaju do Colônia, Pau Brasil e Camacan.

Um grupo de índios invadiu, no domingo (15), oito fazendas na cidade de Pau Brasil. Durante a ação, fazendeiros bloquearam as estradas que ligam os dois municípios numa tentativa de evitar a passagem de índios na ocupação de outras fazendas. Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia Especializada na Região Cacaueira (Cipe) foi acionada para controlar a situação no local.

Na sexta, 13, duas outras fazendas foram ocupadas por índios em Itaju do Colônia. Uma delas é a Vitória, onde Ana Maria Santos, 33, foi baleada e morta em uma emboscada no último dia 9. Ela viajava numa caminhonete em companhia do marido, de duas irmãs e um filho de cinco anos. Cerca de duas horas depois, a sede da fazenda foi destruída em um incêndio.


Da Redação, com informações de Joá Souza l Sucursal Itabuna
No A TARDE ON LINE


| Postado em Girando
Imprimir Imprimir | Enviar Enviar | 974 visualizações

Dê seu voto:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Seja o primeiro a votar!)
Loading ... Loading ...


Deixe seu comentário

Spam Protection by WP-SpamFree