MARINHA DO BRASIL

 DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM ILHÉUS

 

Ilhéus, BA.

Em 30 de maio de 2012.

     Foi realizada no dia 29 de maio, nas dependências da Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, a cerimônia militar comemorativa ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas. Na ocasião,  foram homenageados os ex-integrantes residentes no município de Ilhéus e cidades vizinhas, bravos homens que atuaram pela manutenção da paz mundial no passado.

Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas,

   A data evoca o dia 29 de maio de 1948, quando as Nações Unidas criaram a operação para supervisão do cessar-fogo na guerra árabe-israelense.

Os membros das Forças de Paz da ONU também assistem e monitoram processos políticos, ajudam em reformas de sistemas judiciais, treinam policiais, desarmam e reintegram ex-combatentes, e apóiam o retorno de refugiados e populações deslocadas.

O Brasil tem uma longa história de participação em operações de paz. Já nos anos 1950, militares de nossas Forças Armadas integraram o Batalhão de Suez, unidade de infantaria destinada a evitar confrontos entre forças egípcias e israelenses.

Atualmente o Brasil desempenha importante papel no cenário mundial, chefiando a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) e comandando uma Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), o que demonstra o prestígio das Forças Armadas Brasileiras perante a comunidade internacional, fruto do aprimoramento profissional dos nossos combatentes e do desenvolvimento tecnológico dos nossos meios.

 ALEXSANDRE TEIXEIRA DE VASCONCELOS

Capitão-de-Corveta

Delegado