Prefeitura Municipal de Ilhéus


Capacitação dos novos agentes de trânsito segue em nova etapa
Campanha de Multivacinação acontece neste sábado
Seast desenvolve projetos junto aos catadores do Aterro de Itariri
Senasp oferece novos cursos para agentes de segurança
Nota de utilidade pública

***

Capacitação dos novos agentes de trânsito segue em nova etapa

Os novos agentes de trânsito de Ilhéus continuam recebendo treinamento para começar a atuar com o trânsito do município. Após receberem aulas teóricas e práticas do curso de formação realizado no Telecentro Luzinete Aragon, os agentes ingressaram numa nova etapa de treinamento e estão nas ruas, acompanhando o trabalho dos agentes efetivos. Socializá-los com o cotidiano das situações que envolvem condutores, agentes e trânsito, além de concretizar o conhecimento sobre a legislação de trânsito vigente são os principais objetivos da atividade, segundo explicou o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha.
Ainda, em julho, os 37 novos agentes convocados pela Prefeitura de Ilhéus, aprovados após concurso público de maio de 2011, receberam aulas sobre os diversos assuntos, entre eles: Trânsito (história e legislação), Agente como Autoridade de Trânsito (poder, ética e cidadania, entre outros), Noções de Engenharia de Trânsito (educação, primeiros-socorros, direção defensiva), Operações de Trânsito, (emergenciais e programadas e mobilidade urbana.), Fiscalização de Trânsito (autuação e fiscalizações específicas, como transporte escolar, coletivo, táxis, e transporte de turismo, entre outros) e Legislação de Trânsito (Código de Trânsito Brasileiro, Resoluções do Contran, portarias do Denatran, leis, decretos e portarias municipais e demais leis relacionadas).
Divididos em duplas, os novos agentes acompanham – in loco – o trabalho dos agentes efetivos e estão espalhados pode diversos pontos da cidade, a exemplo das avenidas Itabuna, Canavieiras e Esperança; Parque Infantil, Cidade Nova, Urbis, Nelson Costa, entre outros locais da cidade. Ainda de acordo com o secretário Clóvis Cunha, os novos agentes receberam também orientação psicológica tendo como foco “relações interpessoais”. “O próximo passo, após a capacitação é aguardar a nomeação como agente da autoridade de trânsito para que eles sejam incorporados ao grupo já efetivo e comecem a atuar efetivamente nas ruas da cidade”, concluiu.

Campanha de Multivacinação acontece neste sábado

“Criança sadia anda com o cartão de vacinação em dia!”. Este é o tema da campanha de multivacinação que será realizada em todo Brasil a partir de sábado (18), e seguirá até o dia 24 deste mês. O “Dia D” para mobilização nacional da campanha de multivacinação será realizado também neste sábado (18), e em Ilhéus todas as unidades de saúde estarão funcionando à disposição da população das 8 às 17 horas neste dia.
A campanha tem como principal objetivo atualizar a caderneta de vacinação contra diversas doenças, conforme o calendário básico do Ministério. Assim, todas as crianças menores de cinco anos de idade deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. Por isso é imprescindível que os pais levem o cartão de vacinação do menor. Esta tática visa diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como amortizar as taxas de abandono do esquema vacinal.
A campanha de multivacinação deste ano apresenta, ainda, uma novidade: a introdução de duas novas vacinas no calendário vacinal das crianças. A Pentavalente e a VIP (Vacina Inativada Poliomelite). A Pentavalente substituirá a Tetravalente, e em uma só dose passa a reunir a proteção contra cinco doenças: além da difteria, coqueluche, tétano e meningites causadas pelo Haemophilus influenzae, a Pentavalente passa a imunizar, também, contra a hepatite B. A inclusão da Pentavalente no calendário vacinal reduz uma picada nas crianças, diminuindo as idas aos postos de saúde.
A outra vacina que será introduzida no calendário vacinal é a VIP (Vacina Inativada Poliomelite), imunização injetável contra a poliomielite. A nova vacina será utilizada no calendário de rotina, em paralelo com a campanha nacional de imunização. Assim, esta nova vacina não invalida a campanha tradicional realizada em duas fases com gotinhas. A VIP só vai ser aplicada nas crianças que ainda não tomaram a versão oral (gotinhas), ou seja, para as crianças que vão começar o calendário vacinal.

Seast desenvolve projetos junto aos catadores do Aterro de Itariri

Cerca de 40 famílias assistidas pelo programa de requalificação do aterro sanitário do Itarirri estão sendo beneficiadas com programas de transferência de renda gerenciados pela Prefeitura de Ilhéus. Segundo o secretário da Assistência Social e Trabalho, Ari Santos, programas como o Bolsa Família, o Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o de habitação Minha Casa Minha Vida estão influindo diretamente na capacitação ao trabalho, ao mesmo tempo em que garante uma renda mínima às famílias participantes.
Informa o secretário Ari Santos, que desde 2009 a Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Seast) de Ilhéus, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vêm desenvolvendo um trabalho de requalificação do aterro de Itariri em Ilhéus. Além da remoção dos catadores do antigo lixão para o distrito de Couto, a secretaria tem prestado todo apoio aos trabalhadores e moradores do aterro, no sentido de que possam viver com dignidade.
De acordo com a assistente social Maria Marta Carvalho, a Prefeitura de Ilhéus tem envidado esforços possa cumprir todos os compromissos assumidos com estas pessoas, com a finalidade de transformar a vida dessas pessoas, fazendo com que eles aprendam novas atividades profissionais. Segundo Maria Marta, as famílias que continuam participando do processo de seleção de resíduos sólidos exercem seu trabalho com dignidade, após a conclusão do ciclo de treinamento.
Maria Marta destaca, ainda, as ações realizadas pelo prefeito Newton Lima, a exemplo da remoção dos moradores do aterro, cujo percentual chega a 90% da população que lá vivia. Hoje, essas famílias recebem auxílio-moradia até que seja efetivada a entrega das casas do Programa Minha Casa Minha Vida. Durante todo esse período, os catadores também receberam apoio do Município para tirar documentos como RG e CPF, além de atenção à saúde, planejamento familiar e encaminhamento à unidades para pequenas cirurgias e atendimento oftalmológico.
Explica o secretário da pasta, Ari Santos que é de importância fundamental que essas pessoas tenham acesso a esses documentos e também aos programas de capacitação para que consigam também uma nova forma de crescimento profissional e uma fonte de renda extra. “Esse trabalho de cidadania que estamos realizando com essas famílias vai modificar para sempre a vida dessas pessoas, que passarão a ter uma visão mais ampliada da sociedade, no sentido de assegurar os seus direitos”, frisa Ari.

Senasp oferece novos cursos para agentes de segurança

Desta quinta-feira (16) até o próximo dia 20, se encontram abertas as inscrições para os cursos à distância promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, oferecidos nos diversos telecentros espalhados pelo Brasil. Em Ilhéus, as aulas são disponibilizadas pelo Telecentro Senasp Luzinete Alves Aragon, localizado em uma das salas anexas ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, centro da cidade. O período de inscrições é referente ao ciclo 26 e estão sendo oferecidas cerca de 200 mil vagas para agentes da segurança pública de todo o país.
As inscrições serão realizadas em duas etapas. Na primeira, entre os dias 16 e 18 deste mês, será permitida apenas uma inscrição por aluno. Se no final do dia 18, não for alcançado o número total de vagas disponíveis – 200 mil –, será aberta a segunda etapa entre os dias 19 e 20, para completar as vagas disponíveis. De acordo com o tutor master do Telecentro Luzinete Alves Aragon, Robson Magalhães, nessa segunda etapa os alunos já cadastrados no ciclo anterior poderão se inscrever em um segundo curso, até completar o limite de vagas.
Estão sendo oferecido mais de 60 cursos, a exemplo de Intervenção em Emergência com Produtos Perigosos e Emergencista Pré-Hospitalar. As inscrições devem ser feitas pelo site http://ead.senasp.gov.br em qualquer computador ou no espaço do Telecentro das 8 às 18 horas, e ainda pelo link disponível no blog do telecentro: telecentroilheus.wordpress.com.br
O tutor máster do Telecentro, Robson Magalhães, recomenda, ainda, a efetivação da inscrição logo no primeiro dia de inscrição, tendo em vista que as mesmas estão disponíveis para todo o território nacional e são extremamente concorridas. Em Ilhéus, cerca de 200 agentes da segurança pública – em grande parte guardas municipais – já foram beneficiados com cursos da rede EAD/Senasp. Dúvidas e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3231-1228 ou pelos e-mails: telecentrosenasp@ilheus.ba.gov.br ou robsonmagalhaes@ilheus.ba.gov.br

Nota de utilidade pública

A Secretaria da Assistência Social e Trabalho (Seast) de Ilhéus informa ao público que na manhã da última terça-feira (14) o senhor Agenor Alves Cardoso, de 81 anos, apareceu na sede da secretaria sem se recordar o lugar onde reside e os nomes e endereços dos seus familiares. A única informação que lembra tem é a data do seu nascimento, que é 16 de agosto de 1930, e o nome dos pais, Pedro Alves Cardoso e Ana Maria de Jesus. A equipe da secretaria conseguiu acomodá-lo no Abrigo São Vicente, no bairro da Conquista e espera por informações que possam ajudar a encontrar os seus familiares.
Qualquer informação, favor entrar em contato pelo telefone: (73) 3634-6697.


| Postado em Politicando
Imprimir Imprimir | Enviar Enviar | 651 visualizações

Dê seu voto:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Seja o primeiro a votar!)
Loading...Loading...


Deixe seu comentário

Spam Protection by WP-SpamFree