Estão abertas até o dia 25 de Setembro as pré-matrículas para os cursos de qualificação profissional do PRONATEC. Os cursos serão realizados na cidade de Ilhéus, Itabuna e no Campus do IFBA e possuem carga horária de 180 a 220 horas.

As pré-matrículas podem ser feitas nas secretarias de Assistência Social dos municípios, no horário de funcionamento das mesmas. As vagas são limitadas. É necessário apresentar os seguintes documentos (cópia e original):

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • NIS/PIS/PASEP;
  • Comprovante de escolaridade.

Obs.: Será aceita apenas uma pré-matrícula por curso.

Depois de feita a pré-matrícula, a partir do dia 1º de outubro, o titular deverá retornar ao seu local de inscrição para pegar o comprovante de matrícula definitivo e informações sobre o início da aulas.

Clique aqui e confira a lista dos cursos com a carga horária, número de vagas e o local onde serão realizados.

(http://www.ilheus.ifba.edu.br/images/documentos/ifba_pronatec_relacao_de_cursos-corrigido.pdf)

Sobre o PRONATEC

O PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa do Ministério da Educação e Cultura financiado pelo FNDE (Fundo Nacional de Educação Básica) que visa à Formação Inicial e Continuada do indivíduo com a finalidade de qualificá-lo para uma profissão e para o emprego.

As Prefeituras Municipais funcionam como órgãos demandantes dos cursos com base em pesquisas prévias sobre os anseios, as necessidades e as potencialidades das comunidades e as escolas profissionalizantes, como o IFBA, SENAI, SENAC e SENAT, são os executores. Alguns cursos funcionarão no próprio IFBA, outros na cidade de Ilhéus e outros ainda, em Itabuna.

Locais específicos para treinamento, convênios com empresas locais e laboratórios estão sendo providenciadas para as várias modalidades de cursos pela Secretaria de Assistência Social de ambas as cidades e pelo IFBA. Os professores, contratados após processo seletivo anunciado em edital, recebem a remuneração de R$50,00 por hora/aula. O aluno cuja inscrição for confirmada em um dos cursos propostos receberá uma bolsa mensal para custear transporte e alimentação.