A Justiça Eleitoral determinou a suspensão do programa eleitoral de Carmelita (PT), nesta quarta-feira, 3, por desrespeito à Lei n º 9.405/97, que regulamenta a propaganda nas eleições. Desta vez, a candidata do prefeito Newton Lima foi punida por ter manipulado depoimento de Cacá, o vice de Jabes, numa entrevista antiga, fora do contexto da sucessão municipal. Na mesma decisão, a Justiça concedeu tempo de um minuto para direito de resposta à Coligação Por Amor a Ilhéus, e mais dois minutos para a veiculação de quatro inserções de 30 segundos.

A candidata responde a mais de 20 processos por irregularidades na campanha e foi condenada por 12 deles, perdendo oito programas da propaganda gratuita no rádio. Seu nome aparece com altos índices de rejeição em todas as pesquisas de credibilidade divulgadas em Ilhéus até hoje. O levantamento da Gasparetto publicado pelo Jornal Agora, no último dia 22, mostra que 43,4% dos ilheenses não votariam nela e na pesquisa da MS Consultoria e Marketing, divulgada pela Conquista FM, segunda-feira, 1º, Carmelita lidera a rejeição entre os candidatos, com 41,9%, seguida de Jorge Luis com 25,1% e Jabes com 24,3%; indecisos, brancos e nulos somam 8,7%.

Nas duas pesquisas, Jabes continua disparado na preferência do eleitor. Na primeira, o candidato do PP aparece com 59,7% dos votos nominais (válidos), seguido de Carmelita com 27,8% e Jorge Luis com 12,5%. Na última pesquisa divulgada em Ilhéus, Jabes mantém larga vantagem em relação aos adversários, com 56,5% das intenções de voto; Carmelita aparece com 27,8% e Jorge Luis com 12,6%.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa