WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom saude embasa


novembro 2012
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








Prefeitura Municipal de Ilhéus


Ilhéus está entre as cidades que mais atraem indústrias e investimentos
Aidacara abriu temporada 2012/2013 em Ilhéus
Ilhéus será beneficiada com programa Rede Cegonha
Saúde divulga novo levantamento de índices da dengue em Ilhéus

***

Ilhéus está entre as cidades que mais atraem indústrias e investimentos

O município de Ilhéus é apontado por institutos e centros de estudos nacionais e internacionais como um dos melhores locais para a realização de investimentos. Prova disso são as grandes redes de atacado e varejo instaladas na cidade nos últimos anos e as indústrias do ramo de informática que são inauguradas praticamente todos os meses. Todos esses investimentos, segundo avaliou o prefeito Newton Lima, deve-se à localização geográfica da cidade, à política de atração dessas empresas e os equipamentos que o município oferece, como o porto, aeroporto, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o distrito industrial, o polo de informática e a própria Zona de Processamento para Exportação (ZPE), que está em fase de implantação.
Tudo isso sem contar com o Complexo Intermodal Porto Sul, que inclui a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o porto e um aeroporto internacional, que também servirá, na avaliação do prefeito Newton Lima, para atrair novos investimentos para a cidade, gerando muito mais emprego e renda. “O Complexo Intermodal é de suma importância para o desenvolvimento da cidade e Ilhéus não pode perder essa oportunidade única de receber esses investimentos. Tudo isso é emprego, renda e desenvolvimento para o município”, complementou o prefeito. Newton Lima listou que em nos últimos três anos foram instaladas em Ilhéus grandes empresas, como as redes Makro, Atacadão Carrefour, Casas Bahia, GBarbosa, Lojas Americanas e várias indústrias do ramo de informática.
E os investimentos não param de chegar. Na próxima quinta-feira (08) a empresa P&B Holding, grupo multinacional criado pela Comtac – fabricante de produtos tecnológicos, sediada no Vale da Eletrônica (Santa Rita do Sapucaí – MG) – convida a imprensa regional para a cerimônia de inauguração de sua fábrica em Ilhéus: a Comtac Bahia. O evento acontecerá às 15h30min, na sede da nova fábrica, situada na Rua C, Quadra N, Lote 5, no Distrito Industrial. Na oportunidade, Luciano Lamoglia, diretor geral da P&P Holding, apresentará as propostas e metas do grupo e falará sobre a importância do aprimoramento da política industrial brasileira para a retomada de crescimento do Polo de Informática e de toda a região.
Nova Empresa – Fundada em 1998, a Comtac está sediada no Vale da Eletrônica, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Com um portfólio que reúne cerca de 150 produtos, a companhia conta com linhas de produção baseadas em processos de SKD e CKD. Diante do acelerado crescimento nas relações comerciais entre Brasil e China, a Comtac deu origem à criação P&B Holding, um grupo multinacional composto por operações complementares em Santa Rita do Sapucaí (MG), Ilhéus (BA), Hong Kong e Shenzhen (China), que formam um arranjo produtivo sólido, competitivo e eficiente para suprir as atuais demandas do mercado brasileiro.

Aidacara abriu temporada 2012/2013 em Ilhéus

Ilhéus abriu a temporada 2012/2013 de visitações de transatlânticos nesta segunda-feira (5) com a chegada do navio Aidacara, de bandeira alemã. O navio atracou no Porto do Malhado por volta das 8 horas, trazendo 1.340 passageiros. Todos eles foram recebidos pelo receptivo montando pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo de Ilhéus. Os turistas são recebidos por uma equipe composta por baianas, “Gabrielas”, “Nacibs” e assistem a apresentações de grupos de capoeira e blocos afros. O receptivo conta ainda com estande, folheteria e um grande mapa da cidade. No local, um guia de atendimento, fluente em três línguas, esta à disposição dos passageiros, prestando as primeiras informações sobre a história e principais atrações do município.
Os grupos, formados por brasileiros e estrangeiros, visitaram o centro histórico de Ilhéus e alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como a Igreja Matriz de São Jorge, passearam pela rua Antônio Lavigne de Lemos até chegar a praça Dom Eduardo, onde puderam conhecer um dos símbolos da cultura ilheense: a Catedral de São Sebastião. Muitos visitantes também se dirigiram até a Casa de Cultura Jorge Amado, também no centro histórico, onde conheceram mais sobre a vida e as obras do escritor grapiúna. Eles visitaram ainda o Bar Vesúvio, Espaço Bataclan e Mercado de Artesanato.
Programação – Além do Aidacara, que abre a temporada de transatlânticos, o Porto de Ilhéus também vai receber os navios Grand Mistral, Grand Celebration, MSC Fantasia, Costa Favolosa, MSC Orchestra, Splendour off the Seas, Costa Favolosa, Costa Fortuna e Costa Fascinosa. De acordo com a programação, logo após a abertura da temporada chegará a Ilhéus, no dia 11 de novembro, o navio Grand Mistral, que trará para a cidade 1.600 turistas. Ainda em novembro, no dia 24, Ilhéus receberá o navio Grand Celebration, que também se impressiona pela beleza e sofisticação, trazendo para a cidade 1.690 passageiros.
A temporada de navios prossegue em dezembro com a chegada do transatlântico Costa Fascinosa, no dia 10, às 8 horas da manhã, trazendo 3.780 turistas. Já no dia 11 atracará no Porto de Ilhéus o navio MSC Fantasia, de alto luxo, que trará nada menos que 3.952 passageiros. Também estão previstas para dezembro as paradas dos navios Costa Favolosa, no dia 14, Costa Fortuna, no dia 15, MSC Orchestra, no dia 19, Aidacara, no dia 25, e Grand Mistral, no dia 30. A temporada 2012/2013 será encerrada com a chegada do navio Costa Fascinosa, no dia 20 de março, totalizando 27 paradas e trazendo para a cidade 75.479 passageiros.

Ilhéus será beneficiada com programa Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde para o combate da mortalidade materna e infantil. A rede visa um modelo de atenção à saúde que começa no planejamento familiar e na confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto, pós-parto e até os dois primeiros anos de vida da criança.
Na última quarta-feira (31) o Ministério da Saúde destinou mais R$ 77,3 milhões para as ações da estratégia Rede Cegonha no estado da Bahia. Esta estratégia contempla o custeio de leitos de UTI, leitos para gestação de alto risco, UTI neonatais, UCI Canguru, Casas de parto Normal, Casa da gestante e do bebê. Na Bahia, o plano de ação da rede Cegonha contempla 15 municípios e Ilhéus está entre eles.
A cidade foi uma das primeiras a aderir ao programa Rede Cegonha e já se prepara para o recebimento desses investimentos. Reforçar a rede municipal de saúde, viabilizar a qualidade do atendimento da atenção básica e dos centros de referência, além da sensibilização dos profissionais da rede para a importância da atenção materno infantil são algumas das diretrizes já desenvolvidas para que o programa Rede Cegonha seja implantado com sucesso em Ilhéus.
As ações previstas na Rede Cegonha têm o objetivo de qualificar, até 2014, toda a rede de assistência à saúde da mulher e do bebê, ampliando e melhorando as condições para que as gestantes possam dar à luz e cuidar de seus filhos de forma segura e humanizada.

Saúde divulga novo levantamento de índices da dengue em Ilhéus

Em outubro a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde realizou o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira) e já conta com novos dados sobre a dengue em Ilhéus. Segundo o levantamento, o índice geral do município foi de 4,7% apresentando uma redução em relação ao último Lira, que obteve um índice predial de 9%.
Neste ano, Ilhéus realizou o Lira nos meses de janeiro, março e outubro. Os bairros com maior índice de infestação foram o Alto do Coqueiro (32,1), Alto da Boa Vontade (20,4), Alto do Carvalho (17,5), Basílio (13,5) e Salobrinho (11,7). A coordenação de endemias vem realizando ações diversas que vão desde o combate e prevenção em imóveis e locais da cidade até ações educativas junto à população.
A intenção é intensificar o ritmo regular de trabalho contra a dengue, no intuito de enfrentar possíveis epidemias principalmente para a época do verão. Após avaliação dos resultados alcançados neste último Lira, novas ações e estratégias serão programadas para o combate ao vetor, principalmente nos bairros com maiores índices.
Umas das ações realizadas é o uso da máquina costal (fumacê – transportado por agentes) para o bloqueio ao vetor da doença. Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas que são acompanhadas semanalmente pela vigilância epidemiológica. A equipe de educação também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto as formas de prevenção contra a dengue.
O coordenador de endemias, Paulo Barbosa, destaca a importância da mobilização social em torno desta causa. “Grande maioria dos focos de mosquito está em imóveis residenciais, e por isso é preciso que a população fique atenta as formas de prevenção para não permitir a proliferação da doença”, ressalta. Manter os quintais limpos, evitando locais com água parada é uma forma eficaz de se prevenir. Através do telefone, população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre focos da dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • Carlos says:

    Essa é a cidade de tudo isso demosntrado acima, porém o gestor esquece de pagar aos servidores efetivos da saúde(como meu caso)onde o secretário em entrevista em uma rádio do município informou que estava com os salários em dias, só se for dos apadrinhados do governo. A educação articula uma paralisação. O que esta acontecendo em Ilhéus, onde vamos parar.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia