Associação Comercial de Ilhéus presta homenagem ao prefeito Newton Lima
Prefeito de Ilhéus nomeia os membros da Comissão de Transição Administrativa
Rede municipal ganha mais uma sala multifuncional
Linha 192 do Samu está sendo restabelecida

***

Associação Comercial de Ilhéus presta homenagem ao prefeito Newton Lima

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu na manhã desta terça-feira (6) em seu gabinete, no Palácio Paranaguá, a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII). A diretoria, integrada pelo presidente Nilton Cardoso Cruz, e Libério Menezes Filho, José Leite e Givaldo Alves Sobrinho, participaram ao prefeito a comemoração dos 100 anos da Instituição. Também presente ao encontro, o secretário da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Augusto Bahia.
Durante a reunião, a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus formalizou o convite ao prefeito Newton Lima para participar das solenidades do 1º Centenário da ACII, que contará com a participação de diversas personalidades, entre eles o ministro dos Transportes, Sérgio Passos. A diretoria da ACII comunicou, ainda, ao prefeito, que ele receberá uma homenagem da Centenária Instituição pelos relevantes serviços prestados aos setores produtivos de Ilhéus. A cerimônia está marcada para o dia 30 de novembro, às 19h30min, no auditoria da ACII.
Justificou a diretoria da ACII, que o prefeito Newton Lima sempre defendeu todas as causas em benefício dos setores produtivos de Ilhéus e região, assumindo a liderança de diversas mobilizações em defesa do comércio, indústria e serviços em todas as instâncias de governo. “A defesa da implantação do Complexo Intermodal Porto Sul, a manutenção e ampliação do Porto de Ilhéus, a duplicação da BR-415, da nova ponte ligando o centro ao bairro do Pontal, foram algumas das lutas travados pela sociedade ilheense com a participação do prefeito”, disse o presidente Newton Cruz.
O prefeito Newton Lima agradeceu a distinção e disse se sentir bastante honrado com a homenagem que será feita pela Associação Comercial de Ilhéus, especialmente por se tratar de uma data tão significativa como o Centenário da Entidade. “Vocês são testemunhas do esforço empreendendo por nós e tenham a certeza que até o último dia de nossa administração estaremos defendendo as causas de todos os segmentos de nossa cidade”, ressaltou.
O secretário municipal da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia, destacou o papel do governo Newton Lima na reestruturação da economia de Ilhéus, atuando de forma integrada – social e econômica – no desenvolvimento do município. “A atuação do Município foi de fundamental importância para fomentar o reequilíbrio econômico, com a introdução de novas matrizes produtivas, tanto é assim que saímos de uma situação debilitada e hoje podemos constatar um crescimento em nossa receita”, explicou.
Conselho – Outra solicitação formal da direção da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus ao prefeito Newton Lima foi a criação, regulamentação e indicação do Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico, que poderá contribuir com o Município. O Conselho, segundo os empresários, deverá atuar como um órgão consultivo, cooperando com o poder público com ideias sugestões e projetos para proporcionar o desenvolvimento de Ilhéus.

Prefeito de Ilhéus nomeia os membros da Comissão de Transição Administrativa

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou nesta segunda-feira (5) o Decreto 094/2012 constituindo e nomeando a Comissão de Transição de Governo, atendendo a legislação vigente, definindo os membros indicados pelo atual governo e pelo prefeito eleito. O Decreto foi publicado no Jornal Oficial, edição 1.016, de 5 de novembro de 2012. A criação da Comissão de Transição visa atender o que dispõe do artigo 72, inciso VII, da Lei Orgânica do Município de Ilhéus (LOMI), bem como a Resolução 1311/2012 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.
De acordo com o decreto, ficam nomeados, representando o governo municipal, o controlador-geral do Município, Pedro Sanches de Oliveira; o subprocurador-geral do Município, Ricardo Teixeira Machado; o secretário municipal da Fazenda, Antônio Batista Neto; o secretário municipal de Administração Interino, José Nazal Pacheco Soub; e o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha. Também ficam nomeados, representando o governo eleito, Antônio Joaquim Bastos Silva, Israel Nunes Silva, Isaac Albagli de Almeida, Carlos da Silva Mascarenhas, John Sousa Ribeiro, Victor Roberto da Veiga Ferreira, Wladimir Mendes Hughes e Marcos Paulo Azevedo.
Newton Lima adiantou que caberá ao controlador-geral do Município a coordenação da Comissão, que deverá entrar em funcionamento no dia 12 de novembro de 2012. Fica ainda o coordenador da Comissão incumbido de providenciar local adequado para funcionamento da equipe de transição. O prefeito determinou que deverá ser deliberado entre os membros nomeados a definição dos dias e horário para funcionamento da comissão. Outra orientação é que todos os membros do governo, ocupantes de cargos comissionados, bem como os servidores, deverão contribuir para o bom desempenho da comissão, especialmente na disponibilização das informações, considerando o curto prazo para passagem de governo.
A garantia de uma transição administrativa municipal pacífica, transparente, clara, direta, democrática e dentro do que determina Constituição Federal, a Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000, e a Resolução 1.311/12 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito Newton Lima durante o encontro com o prefeito eleito Jabes Ribeiro e o vice Cacá Colchões, no último dia 19 de outubro, logo após as eleições municipais. No encontro, o prefeito assegurou que não somente vai cumprir a legislação, como também vai disponibilizar para o novo gestor todas as informações e documentos referentes aos projetos e convênios que estão tramitando e em fase de tramitação junto aos governos Estadual e Federal.
Newton Lima explica que o município de Ilhéus tem vários convênios em andamento e obras importantes, fruto do trabalho da atual equipe de governo, que já estão em fase de liberação e a cidade não pode perder essa oportunidade de ver esses projetos serem executados, daí a necessidade da colaboração de todos. O prefeito também orientou aos secretários municipais que envidem todos os esforços para facilitar ao máximo a transição da administração. “A crise econômica e financeira pela qual atravessa o município de Ilhéus é sabida por todos e a futura administração tem de tomar conhecimento de todos os detalhes, com a finalidade de planejar o futuro”, complementou Newton Lima.

Rede municipal ganha mais uma sala multifuncional

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação, entrega nesta quarta-feira (7) mais uma sala multifuncional, desta vez na Escola Municipal Perpétua Marques, a partir das 15 horas. A solenidade da entrega da sala contará com a presença da secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, e de profissionais que integram a rede municipal de educação.
Além da sala na Escola Municipal Themístocles Andrade (EMTA), no bairro Teotônio Vilela, inaugurada no último dia 16, já estão em funcionamento as unidades de Recursos Multifuncional das Escolas Nucleadas de Sambaituba e da Escola Nucleada no Banco do Pedro. No total serão 18 unidades que funcionarão como um espaço onde alunos e pais poderão receber atendimentos necessários à resolução de problemas existentes no âmbito escolar, seja de ordem pedagógica ou psicossocial.
Considerado como um importante instrumento de inclusão de estudantes, as unidades de atendimento multifuncional são salas voltadas para o atendimento de crianças com necessidades especiais, incluindo autismo, dislexia, problemas de locomoção e deficiência visual e intelectual. Na opinião de Lidiney Campos a equipe que trabalha diretamente com nas salas multifuncionais desempenha um papel fundamental. “Quem trabalha com crianças especiais são pessoas dotadas de muito amor e são também pessoas muito especiais”, complementou a secretária de Educação.
Além das salas multifuncionais, os alunos portadores de necessidades especiais são atendidos em Ilhéus pelo Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), implantado há 11 anos, que realiza um atendimento especializado, dando suporte aos estudantes que possuem algum tipo de deficiência. O Crie de Ilhéus atende hoje a cerca de 350 alunos e conta com uma equipe multidisciplinar formada por 10 profissionais, que realizam serviço especializado de aprendizagem com alunos no período do turno oposto ao escolar, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, além de outras deficiências, como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual.

Linha 192 do Samu está sendo restabelecida

A Secretaria Municipal da Saúde de Ilhéus informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está restabelecendo o atendimento através do número 192. O número de telefone (73) 3231-7329 também permanecerá ativo por medidas de segurança, para que, no caso de falhas do 192, os atendimentos não deixem de ocorrer.
O número 192 foi desativado, provisoriamente, por motivos operacionais em função das mudanças das instalações do Samu, da avenida Itabuna para a avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado. Segundo o diretor-administrativo do Samu, Edson Freitas, a operadora de telefonia fixa responsável pelo serviço, a OI, alegou problemas de ordem técnica para realizar a instalação da linha.
O secretário Municipal da Saúde, Ronaldo Lavigne, explica que o Município tomou todas as providências cabíveis para solucionar o problema, inclusive junto à Procuradoria Jurídica e ao Ministério Público. Enquanto o número 192 não é totalmente restabelecido, o secretário solicita a compreensão da população, enfatizando que o serviço esta funcionando normalmente.