A sétima edição da Fenopo (Feira de Negócios e Oportunidades) da Faculdade de Ilhéus atraiu a visitação de cerca de 17 mil pessoas, entre os dias 24 e 27 de outubro, durante a exposição de produtos e projetos de empreendedorismo, palestras, mini cursos, festival gastronômico, competições escolares e atrações artísticas e culturais. O evento, em caráter especial, foi comemorativo pelo aniversário de 10 anos de fundação da instituição, e no encerramento contou com desfile de moda, eleição da Garota Faculdade de Ilhéus e um grande show musical com as bandas Lordão e Estakazero.

A Feira é promovida, há sete anos. Conforme o diretor geral da Faculdade, Almir Milanesi, o objetivo de estimular a cultura empreendendora, o desenvolvimento de estudos, o apoio à inserção de novas empresas e oportunidade de negócios, além de promover a integração da comunidade acadêmica com a comunidade em geral. Aberto ao público, este ano, o evento teve sua programação ampliada nas áreas científica, cultural e de lazer.

No dia de abertura, houve foi realizada uma mesa redonda sobre o tema “Mulher, Saúde e Trabalho”, no auditório Professora Adélia Melo, com a presença de especialistas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, que são oferecidos na instituição. Outras palestras abordaram temas como “Orientação Vocacional: Em busca do que faz sentido”, “Formação Intercultural e Oportunidade de Negócios”, “Valores Éticos nos Negócios”, “Gestão dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho: A saúde do trabalhador em questão”, “Abreviada e Juventude Prolongada” e sobre “Responsabilidade Tributária.”

Na área científica, os mini cursos estão entre as atividades mais procuradas durante a Fenopo. Este ano, foram realizados 21 mini cursos com temáticas diversas. O que tratou, por exemplo, de “Principais Inovações da Lei da Ficha Limpa”, com o professor George Andrade do Nascimento, teve capacidade de lotação ultrapassada, assim como outros temas: “Interação Droga-Nutriente”, com a doutora Mônica Torres; “Alimentação da Gestante na Síndrome Metabólica”, com Andréia Spier; “Formação Intercultural e Oportunidade de Negócios”, com Maria Isabel Estigarribia; “Internacionalização da Empresa”, com o professor Arthur Andrade Moreira; “Estudos de Casos Clínicos: uma abordagem conjunta dos cursos de Enfermagem e Nutrição”, com Sérgio Molfi e Robson Vidal; “Marketing Pessoal”, com o professor Amarildo Moretti; “Elaboração de Projetos”, com Elifaz Anunciação, entre outros.

EXTENSÃO – Na opinião da professora doutora Sônia Melo Freitas, que integrou a comissão coordenadora da VII Fenopo, um destaque desta edição foi o caráter extensionista do evento, bastante “envolvente, com participação de muitas escolas e seus respectivos alunos, em diferentes atividades que envolveram desde a educação infantil até o ensino médio. A programação infanto-juvenil atraiu cerca de 1.900 estudantes dos ensinos infantil e médio.

Na área do ensino infantil compareceram alunos das escolas Vila Verde, Adventista de Ilhéus, Odete Salma, Escola Criativa, Colégio Ideal, Colégio Eduardo Catalão e Escola Passo a Passo. Do ensino médio, estiveram o Colégio Ideal, Colégio Vitoria, Colégio São Jorge dos Ilhéus, Colégio Fênix, Centro Estadual de Educação Profissionalizante, Instituto Joana Darc e Colégio Moisés Bohana. Eles participaram de apresentações de peça teatral, de coral, cinema, dança, brinquedoteca, exposição de artes e literatura, e um simulado do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Todas as noites aconteceram apresentações musicais no palco armado na área de estacionamento da Faculdade. Houve show com Keketa, Fábio Souza, da banda Xote Apimentado, além de desfiles de moda. No sábado, o show de encerramento com as bandas Lordão e Estaka Zero, voltado para os alunos da instituição e convidados, registrou um público de mais de 2.500 pessoas. A VII Fenopo contou com o patrocínio Caixa Econômica, Bradesco, Unimed Ilhéus, Editora Saraiva, Terceira Via Formaturas, Amazon Bahia, Construtora Morelli, Artzoom / Unick, Colcci e Posto Atlântico Sul, além do apoio de Mar Aberto, Vip Segurança e Viação São Miguel.