Com a presença de empresários e pescadores brasileiros e de vários países, foi aberta hoje (quarta-feira, dia 7), no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções da Bahia, a AquapescaBrasil 2012 – Feira Internacional de Pesca e Aquicultura, evento que reunirá, até a próxima sexta-feira (dia 9) representantes das maiores empresas do segmento para fazer negócios e tomar conhecimento dos avanços científicos e técnicos da área. Na mesa estavam o ministro da Pesca Marcelo Crivella, o governador da Bahia Jaques Wagner, o presidente da Bahiapesca Isaac Albagli, o vice presidente do Sindipi e armador de pesca Joaquim Anacleto, entre outros. Todos destacaram a importância econômica da exposição, especialmente num País com um litoral tão extenso quanto o Brasil.

Aquapescabrasil 2012

Em seu discurso, o Ministro Crivella  anunciou que a presidenta Dilma irá instalar um Instituto Nacional de Pesca Oceanográfica no Brasil e que isso trará subsídios para que os pescadores saibam o que vão encontrar e como devem conduzir esse processo para evitar a degradação do meio ambiente. Além disso ele detalhou o plano Safra, que destina R$ 4,1 bilhões para a expansão da aquicultura, modernização da pesca e o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro, para os pescadores e marisqueiras. O Governador da Bahia Jaques Wagner reforçou a necessidade de se cuidar das colônias de pescadores e marisqueiras, transferindo as tecnologias e as informações para dar condições de trabalho, sempre pensando na conservação.

Joaquim Anaclaeto elogiou o tamanho e a estrutura do evento e afirmou que “a aquicultura é muito forte aqui na Bahia, em Santa Catarina a força vem mais da pesca industrial. Acredito que a feira vai trazer informações sobre as novas tecnologias para a pesca e aquicultura”. Para Isaac Albagli, “este evento, além de colocar a Bahia no centro das atenções da atividade pesqueira, é uma oportunidade ímpar para a troca de informações e capacitação de nossos pescadores artesanais, marisqueiras e aquicultores familiares”, afirma o presidente.

Em sua terceira edição, a Aquapescabrasil acontece pela primeira vez fora de Santa Catarina e, com 75 estandes, estará aberta à visitação pública, que é gratuita, também amanhã (quinta-feira) e sexta-feira, a partir das 14hs. Em paralelo à exposição de produtos e equipamentos será realizado o III Simpósio Internacional de Aquicultura e Pesca (SIAP), com mesas redondas, palestras e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos.  Uma das palestras mais esperadas é a que será proferida por Chiaki Kobayashi, representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão,  que falará sobre a aprendizagem e os desafios da cooperação econômica internacional para a concretização de negócios estratégicos no setor da pesca.

Nas duas edições anteriores, a Aquapescabrasil recebeu 11 mil visitantes de 19 países e proporcionou um volume de negócios realizados de R$ 25 milhões. A feira é promovida pelo Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), de Santa Catarina e, na edição deste ano, conta com a parceria do Governo da Bahia, por meio da  Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e da Bahia Pesca.

Entre os estandes da feira, uma das principais atrações será a cozinha-show, que terá chefes preparando pratos especiais à base de pescado, especialmente de tilápias, durante todo o evento, contribuindo para divulgar as opções gastronômicas envolvendo peixes e seus derivados.  Além das novidades culinárias, o visitante da Aquapescabrasil 2012 encontrará representantes das principais empresas dos setores de pesca e aqüicultura do Brasil e de outros países, a exemplo do Chile, que terá 20 representantes participando do evento.

Em paralelo ao evento está sendo realizado o 17º encontro de pescadores, realizado pela FEPESBA (Federação dos Pescadores da Bahia).

*III Aquapescabrasil*

7, 8 e 9 de novembro de 2012 – Salvador-BA

www.aquapescabrasil.com.br

*Assessoria de comunicação

Roberta Tomasini| Marília Pereira

imprensa@aquapescabrasil.com.br