Apresentações gratuitas de “…Ou Isso” marcam Dia Nacional da Cultura em Ilhéus
Ilhéus realiza até domingo os Jogos Estudantis da Rede Pública 2012
Odontomóvel realiza atendimentos em novembro
Seduc realiza 15ª Troca de Experiências da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

***

Apresentações gratuitas de “…Ou Isso” marcam Dia Nacional da Cultura em Ilhéus

O público regional lotou o auditório do Teatro Municipal de Ilhéus em duas noites seguidas para conferir a apresentação do espetáculo “… Ou Isso”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA). A trupe esteve em Ilhéus nos dias 6 e 7 para comemorar o Dia Nacional da Cultura, que em Ilhéus foi celebrado graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural, com o BTCA, o Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).
“…Ou Isso” estreou em agosto, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, circulou por diversos teatros da capital baiana, pelo Teatro Cidade do Saber, em Camaçari e chegou a Ilhéus, onde foi apresentado em duas sessões totalmente gratuitas. No palco, 25 bailarinos apresentaram um belo espetáculo que remete à tradição das danças de salão, livremente inspirado na obra de Manoel de Barros, um dos principais poetas contemporâneos do Brasil.
Além de celebrar o Dia Nacional da Cultura, as apresentações marcaram também as comemorações pelo título Cidade Baiana da Cultura 2012, que Ilhéus recebeu que no segundo semestre durante evento promovido pela Expo Eventos. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso esta iniciativa possibilitou ao público da região acesso a um espetáculo com qualidade técnica e artística indiscutível, “comemorando de uma forma ímpar e aproximando a população de um trabalho premiado, revertido de uma linguagem que reúne dança, teatro, poesia, música”.
O espetáculo de dança “…Ou Isso”, dos premiados coreógrafos Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, tem Direção Coreográfica de Jomar Mesquita e Direção Artística de Jorge Vermelho. Para realização do projeto de circulação em Ilhéus, a Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Cultural, contou com o apoio do Ilhéus Praia Hotel, Faculdade de Ilhéus, Biboka Lanchonete e Restaurante, TV Santa Cruz, Gabriela FM, Diário de Ilhéus e imprensa regional.

Ilhéus realiza até domingo os Jogos Estudantis da Rede Pública 2012

A Diretoria Regional de Educação do Estado da Bahia (Direc-06), com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência de Esportes e Secretaria Municipal de Educação, está realizando até este domingo (11), os Jogos Estudantis da Rede Pública 2012, envolvendo 1.035 alunos das escolas estudais e municipais de Ilhéus, que estarão disputando nas modalidades de futsal, voleibol, futebol, handebol, vôlei de praia, atletismo, xadrez, surf, skate, tênis de mesa, capoeira, judô, taekwndo, jiu-jitsu e karatê. As provas serão disputadas no Ginásio de Esportes Herval Soledade, no estádio Mário Pessoa, no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME-Centro), na quadra de vôlei de praia da avenida Soares Lopes, no Centro Integrado Estadual de Educação Profissional (Cieep) e na Praia dos Milionários, na rodovia Ilhéus-Olivença.
A abertura oficial do evento acontece na tarde desta quinta-feira(08), às 16 horas, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, contando com a participação de pais, alunos, professores, diretores das redes estadual e municipal, além de representantes da Direc-06 e Secretaria Municipal de Educação. Participam dos Jogos as escolas Colégio da Polícia Militar, Colégio Estadual do Iguape, Colégio Estado do Ceará, Escola Moisés Bohana, Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, Paulo Américo de Oliveira, Fábio Araripe, Professora Horizontina Conceição, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Escola Estadual Indígena Tupinambá, Escola Municipal do Banco da Vitória, Escola Municipal do Pontal, Escola Municipal da Princesa Isabel, Escola Rotary Renato Leite da Silveira, Escola de Arataca e Escola Santa Ângela.
Os jogos vão até domingo, com a realização da prova de surf, na Praia dos Milionários, encerrando a edição 2012. No total foram inscritos 765 alunos nos esportes coletivos, 160 estudantes nas modalidades de lutas e 110 participantes nas atividades de esportes individuais. A diretora regional da Direc-06, Ana Maria Oliveira, avalia o evento como um importante momento de integração entre os estudantes, despertando os alunos para o esporte e possibilitando o intercâmbio com estudantes de outras escolas. A secretária municipal de Educação Lidiney Campos, também considera os Jogos Estudantis da Rede Pública como um importante instrumento de crescimento dos alunos, além de incentivar a prática de esportes nas mais diversas modalidades e revelar grandes talentos.

Odontomóvel realiza atendimentos em novembro

A higiene bucal é necessária para todas as pessoas manterem a saúde de seus dentes e boca e é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas além de ajudar a prevenir o mau-hálito e doenças mais graves como o câncer de boca. Na última década, o Brasil avançou muito na prevenção e no controle de doenças bucais. Contudo, a situação de adolescentes, adultos e idosos está entre as piores do mundo. E mesmo entre as crianças, problemas gengivais e dificuldades para conseguir atendimento odontológico persistem.
Para mudar esse quadro o governo municipal de Ilhéus conta com um programa chamado Odontomóvel. Este serviço na área de saúde bucal realiza atendimento odontológico de qualidade através das unidades móveis odontológicas denominadas de Odontomóvel. O trabalho descentralizado é realizado por dois ônibus equipados e tem como foco as comunidades da zona rural. Esta foi uma das estratégias encontradas pela atual gestão municipal, para facilitar o acesso desse e de outros serviços de saúde para a população que vive em locais mais distantes do centro da cidade.
O odontomóvel já iniciou os atendimentos de novembro no bairro São Miguel e na Associação de Moradores do Nossa Senhora da Vitória. Na quinta e sexta-feira desta semana, dias 8 e 9, o ônibus atenderá na garagem da empresa de ônibus São Miguel. Prosseguindo com a programação, a equipe da Secretaria de Saúde contemplará ainda as localidades da Avenida Uruguaiana (12 e 13), Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – da Barra (14), Olivença (19 e 20), Rua do Mosquito (21 e 22) e Igreja Renovada Palavra Viva na Barra (23).
Para finalizar os atendimentos de novembro, a unidade móvel atenderá o bairro Ilhéus II (dias 26 e 27), Escola Barra de Itaípe na Vila Militar (dia 28) e o bairro Princesa Isabel (29 e 30). Os atendimentos são realizados das 8 às 17 horas, período em que a equipe, formada por cirurgião-dentista e auxiliares realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo.

Seduc realiza 15ª Troca de Experiências da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus realizou na noite da última terça-feira (6) o 15ª Encontro de professores com o tema: Troca de Experiências exitosas da EJA, no auditório do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. O objetivo principal do evento foi o de socializar as práticas da sala de aula que deram resultados significativos na aprendizagem dos alunos.
Na opinião da secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, a iniciativa é muito importante para o enriquecimento da proposta pedagógica da EJA em sua especificidade, “na superação desafiadora diária desses alunos”. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes, entre gestores escolares, professores, orientadores, supervisores e alunos.
Representantes de várias unidades escolares apresentaram o resultado de suas experiências, a exemplo da Escola Municipal Odete Salma que apresentou o Projeto Cidadania, tendo como relatora a professora Sílvia Kelly Laranjeira Martins. A Escola Municipal Heitor Dias apresentou o projeto Literatura de Cordel e teve como relatora Maria Aparecida Daneu Lima Badaró. Já a Escola Municipal do Pontal trouxe o projeto Cieport (experiências de Ciências e Língua Portuguesa) com a professora Rita de Cássia Amorin Fulco.
Também se apresentaram a professora Jaciane Maria da Silva Santos, do Centro Educativo Fé e Alegria, com o projeto Rótulos e Embalagens; as professoras Marilene Tude e Maria Cláudia Marques da Escola Municipal Paulo Freire apresentaram o Projeto Oficina de Artesanato.