WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom saude embasa


novembro 2012
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








Prefeitura Municipal de Ilhéus


III Congresso Brasileiro de Cacau é realizado em Ilhéus até 4ª-feira
Turistas dos navios ficam encantados com as belezas naturais de Ilhéus
Linha 192 do Samu de Ilhéus é restabelecida
Coelba e Seast estende prazo para Tarifa Social de Energia

***

III Congresso Brasileiro de Cacau é realizado em Ilhéus até 4ª-feira

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou na noite deste domingo (11) da solenidade de abertura do III Congresso Brasileiro de Cacau, que será realizado até esta quarta-feira (14) no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Tendo como tema central “Inovação Tecnológica para liderar a produção e a qualidade do Cacau”, o congresso, realizado pela Ceplac, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) Mars Cacau, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, busca discutir amplamente o aprimoramento da cadeia produtiva de cacau e as estratégias técnicas, financeiras, políticas e institucionais para dar suporte ao cultivo comercial do cacaueiro, por meio de uma série de metas que deverão nortear o futuro da lavoura cacaueira.
Durante a abertura do evento, Newton Lima parabenizou a coordenação e a organização do congresso por abrir as discussões sobre uma das atividades fundamentais para a economia da região, do estado e da nação, destacando o papel da Ceplac no fortalecimento regional. “A Ceplac, ao longo de mais de meio século, aliada ao árduo trabalho dos produtores, foi a instituição responsável pelo engrandecimento da região através de suas ações de extensão e assistência técnica, participando até os anos 80 na construção da infraestrutura rural e urbana dos municípios, na saúde, na educação e na assistência social”, acrescentou o prefeito.
Newton Lima também destacou que, além da questão econômica, a lavoura cacaueira tem a sua importância para a proteção do meio ambiente explicando que a região, especialmente o município de Ilhéus, face a sua grande extensão territorial, conservou grande área de cobertura vegetal, graças ao cultivo do cacau no modo cabruca, impedindo a destruição de tão importante ativo ambiental para o planeta. Ele citou ainda uma série de contribuições que o município tem dado para colaborar com a proteção e preservação do meio ambiente. “Sabemos das dificuldades de se produzir sob a cabruca, mas temos orgulho de, através desse modo de produção, termos preservado a mata em 66% de nosso território. Isso é um ganho para a sociedade, que precisa ser reconhecido”, salientou.
“No ano de 2010 sancionamos a Lei 3.510, que é o Código Ambiental do Município de Ilhéus. Em 2011, com a ampla participação da sociedade organizada, iniciamos a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, iniciativa pioneira no estado da Bahia, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente”, disse ele. O prefeito adiantou que o plano foi aprovado em audiência pública e já está sendo encaminhado para a Câmara Municipal para que seja transformado em lei.
Participantes – O prefeito de Ilhéus também desejou sucesso aos organizadores do III Congresso Brasileiro do Cacau, numa oportunidade única de se discutir as tecnologias desenvolvidas e disponíveis para a modernização da cadeia produtiva do cacau e a identificação das dificuldades e desafios necessários para uma nova cacauicultura. De acordo com os organizadores, a última vez que se realizou um evento desse porte para discussão dos principais problemas da cacauicultura foi no II Congresso Brasileiro de Cacau, no ano de 1999. Passados 13 anos, se faz necessário reunir todos os atores da cadeia produtiva do cacau para atualizar conhecimentos e propor novos desafios para a cacauicultura. O Congresso conta com a participação de pesquisadores, extensionistas, educadores, estudantes, representantes do poder públicos, legisladores, agentes privados e, principalmente, cacauicultores em um fórum amplo de discussões que favorece o intercâmbio de conhecimentos e o estreitamento de relações entre todos os participantes.

Turistas dos navios ficam encantados com as belezas naturais de Ilhéus

Centenas de turistas desembarcaram em Ilhéus na manhã deste domingo (11), vindos pelo navio Grand Mistral, um transatlântico de última geração que faz grande sucesso na Europa e se tornou um dos cruzeiros mais desejados do Brasil. Encantados com as belezas naturais e com a história da cidade, os turistas visitaram as praias e pontos turísticos como o Bataclan, o Bar Vesúvio, a Casa de Jorge Amado, os casarões dos antigos coronéis, a Praça do Cacau, conhecendo o fruto que por muito tempo foi a principal fonte de economia da região, além das fazendas de cacau. Na bagagem muitas fotos, lembranças e história para contar para os amigos.

Iniciada no último dia 5 de novembro com a chegada do navio Aidacara, a temporada 2012/2013 de transatlânticos vai até o dia 20 de março. No total, serão 27 paradas na cidade, trazendo para Ilhéus mais de 75 mil turistas. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, considera a chagada dos transatlânticos como uma excelente oportunidade de impulsionar ainda mais o turismo e movimentar a economia do município, gerando mais emprego e renda na cidade. Somente para se ter ideia dos benefícios para Ilhéus, cada cruzeirista gasta em média, a cada parada, em torno de 75 dólares, garantindo mais renda para a economia formal e informal.
O próximo navio a atracar em Ilhéus será o Grand Celebration, no próximo dia 24, trazendo para a cidade 1.690 passageiros. O Grand Celebration é a mais recente aquisição da frota Ibero Cruzeiros. Trata-se de um navio com magníficas instalações contando com um salão de beleza e cabeleireiro, cassino, sauna, um centro de ginástica, três piscinas, lojas e biblioteca. É um transatlântico moderno, espaçoso e confortável, com roteiros que incluem Buenos Aires, Punta del Este e Santa Catarina. O Grand Celebration tem como marca registrada a alegria. Ele possui cabines em média 30% maiores do que as dos outros navios que fazem a mesma rota. Além de grandes, as cabines são confortáveis, com iluminação indireta e camas de solteiro que podem ser convertidas em cama de casal king size.
No mês de dezembro a temporada de navios transatlânticos continua com a chegada do transatlântico Costa Fascinosa, no dia 10, às 8 horas da manhã, trazendo 3.780 turistas. Já no dia 11 atracará no Porto de Ilhéus o navio MSC Fantasia, de alto luxo, que trará nada menos que 3.952 passageiros. Também estão previstas para dezembro as paradas dos navios Costa Favolosa, no dia 14, Costa Fortuna, no dia 15, MSC Orchestra, no dia 19, Aidacara, no dia 25, e Grand Mistral, no dia 30. A temporada 2012/2013 será encerrada no dia 20 de março com a chegada do navio Costa Fascinosa.

Linha 192 do Samu de Ilhéus é restabelecida

A central de atendimentos 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ilhéus já está funcionando normalmente. Através dos esforços envidados pelo departamento administrativo da saúde e da equipe do Samu, o número já está a disposição da população para a solicitação dos atendimentos.
O número 192 foi desativado – provisoriamente – em função das mudanças das instalações do Samu, da avenida Itabuna para a avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado. Neste período, o serviço continuou funcionando através de um novo número divulgado para a população para o atendimento das emergências.
Segundo o diretor-administrativo do Samu, Edson Freitas, a operadora de telefonia fixa responsável, a OI, alegou problemas de ordem técnica para realizar a instalação da linha, e por isso a demora no restabelecimento do serviço. Edson agradece ainda a compreensão da população neste período, salientando que o serviço 192 já está disponível gratuitamente.
As novas instalações do Samu na avenida Litorânea Norte está localizada estrategicamente e tem como objetivo otimizar e qualificar o atendimento prestado a população de Ilhéus. A mudança foi realizada também para acelerar o processo de regionalização do Samu. A nova sede com demandas específicas eram um dos critérios para a regionalização. O processo já foi iniciado e aprovado junto ao Ministério da Saúde.
A regionalização do Samu de Ilhéus atenderá uma área microrregional com 21 municípios beneficiando um total de 720 mil habitantes. Cidades como Canavieiras, Una, Itacaré e Valença fazem parte dessa microrregião. Todos os municípios integrantes receberão uma ambulância de unidade básica ou de unidade avançada. O Samu de Ilhéus realizará a regulação dos atendimentos nestes municípios, através da central de atendimentos 192.

Coelba e Seast estende prazo para Tarifa Social de Energia

A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, concederam a ampliação do prazo até o dia 14 de novembro para a inclusão no cadastro da Tarifa Social de Energia às pessoas que participam de programas do Governo Federal, como o Bolsa Família, através do atendimento na Agência Móvel da Coelba.
O atendimento é realizado na Secretaria de Assistência Social e Trabalho, na rua Mário Alfredo s/n, bairro Conquista, das 8h30min até ás 16 horas. Muitas famílias perderam o benefício por não terem cadastrado o seu Número de Identificação Social (NIS) na Coelba, por isso continuam pagando integralmente a suas contas. Esse benefício é previsto pela Lei Federal 12.212/2010 e garante a este público o abatimento na conta.
O objetivo deste procedimento é fazer com que mais de 12 mil famílias tenham esse benefício, que pode conceder até 65% de desconto nas contas de energia. Além desse atendimento, também serão feitos serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, e muitos outros relacionados á Coelba. É importante esse cadastramento para que essas famílias consigam se manter e regularizar a situação com este órgão.
Os técnicos da Seast acreditam que esse atendimento vai proporcionar a essas famílias uma economia e, por consequência, um aumento na renda familiar. Vale ressaltar que os programas relacionados à Seast estão em pleno funcionamento e que as pessoas que necessitam de seus serviços podem se dirigir a sede das 8 as 14 horas para se regularizarem.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia