CZZ de Ilhéus alerta a população sobre o combate à roedores e caramujos
Ilhéus vai sediar a Batalha dos Times Partys de Hip Hop
Projeto Criança Arte-Dança apresenta espetáculo “Noite Mágica de Natal” no TMI

***

CZZ de Ilhéus alerta a população sobre o combate à roedores e caramujos

O Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus continua com o trabalho de combate aos roedores e aos caramujos em Ilhéus e segue atendendo as denúncias realizadas pela população sobre estes casos. A leptospirose (doença infecciosa causada por uma bactéria eliminada através da urina de ratos), por exemplo, tem todos os casos da doença notificados pela Vigilância Epidemiológica de Ilhéus e acompanhados por técnicos.
Quando ocorre a notificação de algum caso, o endereço do paciente é enviado ao Centro de Zoonoses, que realiza todo o processo de desratização no bairro e nas adjacências, para que a ação atinja os roedores positivos. Caso a população verifique o aparecimento de roedores na residência ou no bairro onde mora, também pode entrar em contato com o CZZ. Tanto no atendimento a esses casos, quanto no acompanhamento das notificações, é realizada a colocação do raticida, uma espécie de veneno para ratos.
Já a espécie conhecida como caramujo africano tem tido ocorrência principalmente na zona sul da cidade, em bairros como Pontal e Sapetinga. O caramujo africano é hermafrodita e possui uma rápida proliferação. Ele realiza quatro posturas ao ano, com cerca de 400 ovos em cada uma. O animal pode transmitir doenças aos seres humanos, e por isso é importante manter um nível de infestação baixo, preservando a saúde pública. Assim, a população deve recorrer ao Centro de Zoonoses quando encontrar estes animais tanto em residências, quanto em lugares públicos como ruas e praças. Ao receber a denúncia, a equipe do CZZ irá ao local realizar a catação dos animais que estejam mais evidentes e colocar um produto específico para o combate ao caramujo.
O coordenador do CZZ, Aloísio Correia, informou que o produto utilizado é liberado pelo Ministério do Meio Ambiente, e não é nocivo as plantas e nem aos animais domésticos. Após 10 dias da colocação do produto, a equipe retorna ao local para averiguar a situação e recolher os caramujos mortos. Aloisio explica ainda que, o recolhimento dos caramujos mortos é muito importante porque seu casco pode acumular água, contribuindo para a proliferação da dengue. Alguns cuidados devem ser tomados como pegar o animal somente com luvas ou saco plástico, e não permitir que crianças tenham contato com o caramujo.
Medidas preventivas podem ser tomadas como impedir a formação de entulhos, acondicionar corretamente o lixo, e só colocá-lo na porta de casa próximo ao horário de passagem do caminhão de coleta, evitam a proliferação de ratos e caramujos. Deve-se evitar também o contato com água ou lama de enchentes, bem como impedir que crianças nadem ou brinquem nas águas de enchentes ou córregos. Nessas situações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama, elevando o risco do contato humano com a bactéria.
O CCZ de Ilhéus funciona de segunda a sexta-feira no início da rodovia Jorge Amado (próximo à entrada do bairro Teotônio Vilela), e fica aberto ao público no horário das 14 às 17 horas. As denúncias tanto da ocorrência de roedores e caramujos, quanto de outros animais como escorpiões e cães agressivos, podem ser feitas pelos telefones: 0800-2846992 ou (73) 3634 – 4434.

Ilhéus vai sediar a Batalha dos Times Partys de Hip Hop

Ilhéus vai sediar, no período de 23 a 25 de novembro, a Batalha dos Times Partys, um evento voltado para a promoção da cultura hip hop que vai reunir na cidade bboys da Bahia, do Brasil e de vários países a exemplo da Argentina, que já confirmaram a participação. Mas ao invés de brigas e violência, os grupos disputarão quem é melhor nos passos acrobáticos do breakdance e todos os seus subestilos. E para dar um clima de competição, cada grupo vestirá camisas dos seus times de futebol favoritos. A realização do evento é do arte-educador e produtor cultural Luiz Bboy, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, dentre outros patrocinadores e incentivadores.
De acordo com a programação, a abertura da Batalha dos Times Partys será no dia 23, às 16 horas, na praça do Teatro Municipal de Ilhéus, com a apresentação gratuita dos grupos e dos grafiteiros. Já no dia 24 acontecerá um workshop de breakdance. As inscrições para o workshop já estão abertas e devem ser feitas diariamente na Fundação Cultural de Ilhéus, a partir das 16 horas. Já no dia 25 os grupos vão batalhar com uma disputa, a partir das 13 horas, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, para ver quem é o melhor dançarino. Os ingressos serão vendidos a preços populares de R$ 2,00.
De acordo com a coordenação do evento, já estão confirmadas participações de grupos de São Paulo, Rio Grande do Sul e Salvador, além dos DJs Jef Rodriguez e Caio Cartibani e o grafiteiro Felipe Pellegrine. Tudo isso sem contar com a batalha de freestyle entre o MC Timóteo, de Itacaré, contra o MC Enigma, de Porto Seguro. O workshop terá como palestrante Carlinhos Boné. Os vencedores da Batalha dos Times Partys receberão prêmios em dinheiro e troféus. Maiores informações podem ser obtidas através do blog www.batalhadostimes.blogspots.com.

Projeto Criança Arte-Dança apresenta espetáculo “Noite Mágica de Natal” no TMI

O Projeto Sócio Cultural Criança Arte-Dança apresenta nos próximos dias 17 (sábado) e 18 (domingo), sempre às 17 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, o espetáculo intitulado “Noite Mágica de Natal”, que tem o objetivo de mostrar o resultado das atividades aplicadas durante o ano letivo de 2012. Durante os dois dias de espetáculo estarão se apresentando 320 alunos, sendo 160 a cada dia, selecionados durante o ano através de critérios como assiduidade, habilidade física, desempenho escolar e interesse. De acordo com os organizadores, o espetáculo em específico tem o objetivo apresentar o quanto a dança e a arte em geral auxilia na aprendizagem dos conteúdos pedagógicos. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação, e com a parceria da Legião Feminina da Loja Maçônica Regeneração Sul Baiana, Diário de Ilhéus, Natura e também dos diretores das escolas contempladas com as atividades.
O Criança Arte-Dança foi implantado no Sistema Municipal de Ensino em 2006, apoiado pela secretária de Educação Lidiney Campos e desenvolvido em 23 escolas, atendendo a cerca de 2000 alunos da rede municipal de ensino desde a educação infantil ao ensino fundamental I e II. O Projeto, coordenado pela coreógrafa, educadora física e bailarina Sôanne Marry Loiola, conta com uma equipe de sete arte/educadores de dança/educação e um de música, que ministram aulas de dança/educação, ballet clássico e música no turno oposto, fazendo parte do projeto político-pedagógico das escolas, acompanhados pelos gestores das unidades escolares.
A coordenadora do Criança Arte-Dança, Sôanne Marry, explica que o projeto tem como objetivo geral perceber a dança como o papel social de renovação da cultura, da arte e da sociedade pela transmissão e aplicação prática do ensino aprendizagem da dança, valorizar a integração da dança com outras áreas de conhecimento para a promoção do trabalho “inter” e “multi” disciplinar, desenvolvendo assim a capacidade de pensar, refletir, analisar, sentir, agir e reagir artisticamente, percebendo o corpo e os princípios gerais do movimento como arte e como educação. O projeto também busca ampliar o censo sinestésico do alinhamento postural, para proporcionar e executar atividades locomotoras, proporcionar flexibilidade do corpo, a consciência e o controle corporal.