WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom saude embasa


novembro 2012
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








O aniversário da GRINGA DA RUA DA LINHA

O futuqueiro começava cedo porque quando terminasse a missa das 17 horas as ‘meninas’ do coral e as colegas da Igreja chegavam aqui na rua da Linha, no nº 130. Só uso “Bento Berilo” quando é para assuntos jornalísticos. Em toda a minha vida eu nunca ví sobrar um pedaço do bolo. Aquelas meninas da Igreja comiam com gosto rsrsrsrs Os padres, ao longo dos tempos, foram descobrindo o endereço e baixavam aqui também. Tem um mesmo que 80% daquela “barriguinha” foi criada aqui.

Importante dizer que era uma festa. O assunto? os mais variados: santos, papas, bispos, padres, reforma de igreja, escolha de hinos, de mensagens, vela, altar, flores, procissão etc. Imagine: aquelas “meninas”, falando ao mesmo tempo e cada uma mostrando mais conhecimento no tema religiosidade rsrsrsrs

Refrigerantes, bolos, salgadinhos e docinhos. Tinha um tal de perguntar: Geny ainda tem daquele docinho que minha neta adora? tinha e lá ia a gringa fazer o amarradinho para a “netinha”. Uma traíra, certa vez, entregou a colega dizendo que ela não tinha neta. A gringa disse que era pra guardar segredo e fazer de conta que era verdade …

O dengo dela era com a São Jorge. Ela ia – é bem verdade – na Catedral, participava, cuidava, mas o dengo era a São Jorge mesmo. Acho que foi daí que a minha ligação começou… Quando o bicho pega é pra lá que eu vou. Posso dizer, sem medo de errar, que conheço cada cantinho daquela igreja e de tanto fazer piseiro por lá fiquei cheio de intimidade com os Santos que “moram” alí.

Lembram daquela frase manjadinha que diz ninguém morre quando permanece vivo nos nossos corações? Poiszé. É verdade mas a gringa preparou a gente nos exemplos, na dedicação, visão centrada na família (é da raça), amizade franca e leal, solidário, acudir, fazer etc…

Veja a sabedoria:

Nós (Zé, Naldinho e Tinho) fomos bombardeados de ensinamentos, mirávamos nos exemplos, enfim, tudo dentro dos conformes. O tempo passou, nós crescemos e não tem um dia que ela não apareça nas nossas vidas. Numa ajuda, num conselho, num simples ouvir, na gratidão, no reconhecimento, enfim, no nosso dia a dia ela está presente e até, na maioria das vezes, tenho a impressão que ela está falando, dizendo, sugerindo. A massificação do ensinamento deu nisso …

Para quem tem um pezinho “lá” é como se, nestante ou a qualquer momento, a gente vai se encontrar e seguirmos normalmente o que Ele escolher e ou determinar …

Hoje, pra mim, é um dia de alegria, boas lembranças, boas risadas e inúmeras recordações.

Mais viva do que ela está é impossível.

Que meus amigos lá do CÉU sob a batuta do CALUNDUZENTO e com os bálsamos de ZOINHO DE MÃE recebam meus sinceros agradecimentos porque me ajudaram e muito a entender e aceitar a morte como o principal sinal de VIDA.

Bjão pra todos daí de CIMA, pros daqui de baixo e grato por espalhar um perfiume de JASMIM aqui na ‘redação’ enquanto eu estava escrevendo essas linhas rsrsrsrsrsr entendí o sinal rsrsrsrsrsrsrsrsrs referente ao “VIVER” rsrsrsrsrs

+Bjos

Roberto Rabat Chame (Tinho)
e, conforme os ensinamentos, rsrsrsrsrsr Reynaldo Rabat Chame (Naldinho) e José Rabat Chame (Zé).

4 respostas para “O aniversário da GRINGA DA RUA DA LINHA”

  • JOSÉ REZENDE MENDONÇA says:

    Meu amigo Rabat

    Que bonita HOMENAGEM/MENSAGEM você presta a sua mãe ” A GRINGA DA RUA DA LINHA”. Posso resumir tudo que você escreveu na seguinte frase, descrita pelo amigo mesmo: “É verdade mas a gringa preparou a gente nos exemplos, na dedicação, visão centrada na família (é da raça), amizade franca e leal, solidário, acudir, fazer etc…”

    Um abraço
    Rezende

  • Suzana says:

    Amigo Rabat:

    Lendo seu desabafo, meus olhos marejaram, pois sua declaração de amor e saudade tocaram no fundo do meu coração.
    Vc descreveu D.Geny com as palavras tiradas dos seus sentimentos de filhos, mas que retrataram fielmente a pessoa maravilhosa que foi durante sua existência terrenea.
    Ainda adolescente, muitas vezes eu e meus irmãos frequentamos sua casa, para aprender Matemática com seu pai e éramos recebidos por D.Geny, com muito carinho.
    Tenha certeza de que ela se encontra no plano espiritual, velando por todos nós,vez que seu amor pelas pessoas era sem medida.
    Até lá onde ela esteja,chegam os seus pensamentos desta hora e as futuras orações.
    Bjsss e fica com Deus.
    Suzana

  • JOSE RABAT CHAME says:

    Querido Tinho

    A única coisa que tenho a lhe dizer neste momento é que pra este tipo de homenagem por favor me prepare antes, pois ASSIM VOCÊ ME MATA!!!!!!!!!!!
    Fiquei deveras emocionado e completamente sem palavras para comentar.

    Com um tríplice e fraternal beijo

    Do seu irmão

    José Rabat Chame

    P.S. Mamãe beijo grande pra você, do seu Zé.

  • Gilvania says:

    Muito bonita a homenagem que você fez pra tua mae, pude sentir nas suas palavras a enorme falta que ela te faz… Imaginei cada cena descrita e me emocionei bastante.

    PS: E que cara de menino comportado é aquela da foto? Muito legal já sei com quem o seu netinho se parece.

    Abraço

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia