WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


novembro 2012
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








Irmandade oculta, omissa ou conivente?

por José Lourenço Silva

Dr José Lourenço

Dr José Lourenço

Os dirigentes da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus precisam rapidamente esclarecer à sociedade quem são mesmo “os profissionais médicos de Ilhéus e de outras cidades circunvizinhas” que irão assumir a terceirização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, conforme informaram numa carta-resposta (leia clicando (leia aqui) às minhas críticas enviada aos jornais, sites e blogs desta cidade (leia clicando aqui). Afinal, um serviço tão importante e essencial como este necessita funcionar de forma transparente, em especial numa instituição que tem por finalidade dos seus estatutos a filantropia.

Na mesma oportunidade, também seria de bom alvitre a direção tornar público a que pé ficou a responsabilidade de cada um nesta privatização. Sim, privatização. Ou você, caro leitor, acha que ao assumir um setor de um custo tão alto, um grupo de médicos empresários não vá pensar em faturamento?

Na carta em que tentam responder a alguns dos questionamentos que fiz no artigo anterior, os dirigentes da Santa Casa afirmam que a tarefa de tocar a UTI foi oferecida aos médicos que já atuavam naquele setor vital da instituição. Só “esqueceram” de informar que, para chegar a este grupo que agora irá assumi-la, eles usaram de dois pesos e duas medidas.

Aos antigos, a proposta era de que eles arcassem com todas as despesas, com a direção da Santa Casa continuando a controlar a receita. Para os novos investidores, uma proposta bem diferente. Talvez, lucrativa, para alguns ou alguém. E preocupante para a cidade: o Hospital São José seguiria arcando com o salário dos 32 funcionários do setor durante um ano, mais um ano de carência, sem repasses para o hospital.

A reforma que também estaria sob a responsabilidade dos investidores, acreditem, foi feita. No entanto, longe de ter custo para os novos responsáveis. A obra saiu pelas mãos de três servidores do próprio hospital.

Ademais, há um outro procedimento que merece a atenção dos ilheenses.

Nos últimos anos, equipamentos como respiradores e monitores, ofertados pelo governo do estado (Paulo Souto e Jaques Wagner), adquiridos, portanto, com recursos públicos, estarão sendo entregues à iniciativa privada, que vai tocar o negócio, obviamente que, visando lucro. É ou não é uma vergonha?

Vale lembrar também o que esse acordo pode representar para a população carente de Ilhéus, pelo fato de apenas 3 leitos serem conveniados com o SUS.

Até então, pelo fato de ser uma instituição filantrópica, essa limitação sempre foi deixada de lado na hora de optar que pode ou não pode estar internada naquela unidade. Estarei eu sendo mesmo um “espírito de corvo que vê podridão em tudo”?

Faço um desafio à direção da Santa Casa.

Convoque a Irmandade (se ela, de fato, existir) para uma reunião com a minha presença e participação. Que sejam chamados os irmãos escolhidos e aprovados pela Mesa Diretora da Irmandade, a partir de dezembro de 2010, na gestão do atual provedor, para discutirmos os caminhos da instituição.

Que junto a eles, a direção apresente o Livro de Ata especificando a formação atual da Irmandade. Este será, sem dúvida, um momento ímpar para debatermos a UTI e outros assuntos.

Como, por exemplo, o fato de, apesar de o Artigo 8, do Estatuto da Santa Casa, impedir que integrantes da diretoria mantenham com a instituição qualquer vínculo de emprego ou serviço, há pessoas, cuja esposa detém 98 por cento do controle acionário de uma clínica que funciona lá dentro, faturando com os serviços prestados.

A estas pessoas quero solicitar, além destas explicações, documentos que comprovem, pelo menos, que elas estão repassando 8 por cento do faturamento bruto para o próprio hospital, conforme prevê o contrato assinado entre as partes.

Podem marcar a data.

Eu vou.

Peço apenas que não seja no período de 25 a 30 deste mês, porque estarei em Fortaleza, participando da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo. Mas pode ser qualquer outra data.

Quanto aos que me consideram “corvo” neste debate que sempre foi feito entre quatro paredes pelos servidores e trabalhadores da Santa Casa e que, agora, transformei em debate público, gostaria apenas de dizer uma coisa: o “corvo” que eles enxergam em mim apenas trabalha para impedir que prevaleçam as ações dos lobos que hoje agem silenciosamente em pele de cordeiros.

3 respostas para “Irmandade oculta, omissa ou conivente?”

  • Willian says:

    Ai, Ai, coitado do povo! Essa briga é coisa antiga o Hosp. São José quebrou a muito tempo e só não descobrem o motivo pq não querem. Má gestão ,empresas prestadoras de serviços ligados a ADM, salários milionários da ADM e de muitos apadrinhados. Quando vão determinar uma auditoria interna lá? Cadê o ministério Público? O povo pede ajuda. E os funcionários passando fome, sem salários desde Setembro,exceto os barões, claro!

  • QUEM SÃO ELES??? TRANSPARÊNCIA JÁ!! says:

    O certo seria os supostos IRMÃOS mostrarem a CARA
    e exigir explicações por qual motivo a SANTA CASA
    está nesta situação, está na hora da transparência.
    Hora de mudança, mudar atual gestão, os salários não podem
    mais atrasar absurdamente como está acontecendo.
    Vejam nos links como outras SANTAS CASAS divulgam sem
    medo seus IRMÃOS:

    clique aqui
    clique aqui tbm
    aqui de novo
    só mais uma

    Com certeza deve ter algo de errado, gostariamos de ver
    também o estatuto pois outras SANTAS CASAS divulgam em
    seu site o ESTATUTO. Vamos analisar, não podemos perder
    outro HOSPITAL por quaisquer que sejam os interresses
    por trás d tudo isso.

  • QUEM SÃO ELES??? TRANSPARÊNCIA JÁ!! says:

    os endereços

    santacasacafelandiapontocompontobr/irmandade/irmandade ponto php
    www ponto santacasa ponto org ponto br/institucional/direcao-executiva
    www ponto santacasadearapongas ponto com ponto br/noticias/noticias.php?cod=44
    wwwpontosantacasadracenaponto com ponto br/irmandadepontohtm

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia