Comissão de transição realiza nova reunião
Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue em Ilhéus
Inscrições para Corrida da Gabriela podem ser realizadas até o próximo dia 4 de dezembro

***

Comissão de transição realiza nova reunião

Mais uma nova reunião com a Comissão de Transição de Governo do município de Ilhéus foi realizada na manhã desta segunda-feira (19) no Palácio Paranaguá. Além do coordenador da Comissão, Pedro Sanches, controlador-geral da Prefeitura de Ilhéus, também participaram da reunião o secretário interino da Administração, José Nazal Soub, e o secretário da Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha. Entre os membros indicados pelo atual governo estiveram presentes Antônio Joaquim Bastos Silva, Israel Nunes Silva, Isaac Albagli de Almeida, Carlos da Silva Mascarenhas, John Sousa Ribeiro e Victor Roberto da Veiga Ferreira.
Em pauta, a discussão sobre o andamento dos documentos entregues durante o primeiro encontro. Foram solicitados mais alguns documentos referentes a contratos, convênios e licitações, que de acordo com o José Nazal, serão apresentados até a próxima reunião. O próximo encontro da comissão está marcados para a próxima sexta-feira (23), às 17h30min, no salão nobre do Palácio Paranaguá. A partir daí os encontros dos membros da Comissão de Transição de Governo se encontrarão todas as sextas-feiras, sempre às 17h30min.
A Comissão de Transição de Governo do Município de Ilhéus foi nomeada pelo prefeito Newton Lima através do Decreto 094/2012. A orientação de Newton Lima é garantir uma transição administrativa municipal pacífica, transparente, clara, direta, democrática e dentro do que determina Constituição Federal, a Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000, e a Resolução 1.311/12 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.
Estão sendo disponibilizados para os membros da Comissão todos os documentos solicitados. Os integrantes do novo governo também estão tendo acesso, mediante documento assinado pelo coordenador da Comissão de Transição, a repartições públicas, secretarias e diretorias para conhecer melhor a situação da administração municipal. Na primeira reunião o governo municipal disponibilizou para a Comissão de Transição Administrativa documentos como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.
Também foi disponibilizado o Programa Financeiro de Cronograma de Desembolso 2013, solicitado pelos membros do governo eleito através de ofício e já entregue pela Comissão Administrativa. Outros documentos, como o Código Tributário Municipal, leis municipais de implantação dos fundos municipais, regulamentação desses fundos e o balancete mensal de janeiro a setembro desse ano já estão sendo providenciados.

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue em Ilhéus

A Secretaria da Saúde de Ilhéus estará intensificando, já a partir desta semana, o combate à dengue no município, com o objetivo de evitar uma epidemia da doença nesse verão. Para isso, equipes de endemias da Secretaria da Saúde estarão visitando os locais mais afetados, fazendo uma campanha de conscientização dos moradores e utilizando as máquinas de fumacê para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Na avaliação do secretário de Saúde, Ronaldo Lavigne, o trabalho dos técnicos é importante, mas a participação da comunidade no combate à dengue, fazendo a sua parte e tomando as devidas precauções para evitar a proliferação do mosquito ainda é a principal arma no combate à doença.
Apesar do índice de infestação da dengue em Ilhéus ter sido em outubro inferior ao registrado no mês de setembro, o secretário Ronaldo Lavigne diz que o momento é de alerta e de combate à doença. O último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Lira), realizado em outubro deste ano revelou, através de dados atualizados, como está a situação de infestação do mosquito transmissor da dengue no município. Segundo este levantamento, Ilhéus apresenta um índice de infestação de 6,7%. Apesar desse número ser inferior ao Lira de setembro, que apresentou um índice de 9%, o risco de epidemia continua iminente principalmente com a chegada do verão, época em que o número de casos costuma apresentar um aumento significativo.
Além do uso das máquinas de fumacê, que tem sido uma medida eficaz para o combate do mosquito transmissor da dengue, os agentes de endemias têm visitado as residências para colocar larvicidas e fiscalizar as condições das casas e quintais, para evitar assim possíveis criadouros. Mas a comunidade precisa colaborar limpando periodicamente os quintais e evitando locais de água parada em pneus, garrafas, vasos de plantas, entre outros recipientes. Ronaldo Lavigne também orienta que a comunidade receba bem os agentes de endemias, mostrando todos os locais onde são armazenadas águas para a colocação de larvicidas. A dengue, em suas formas mais graves, pode até levar a morte, prejudicando não só a família, mas também a toda vizinhança. E a população ainda pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre focos da dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.
Alerta – Em toda a Bahia os dados são preocupantes, não estando descartada a possibilidade de uma epidemia de dengue nessa temporada de verão. Dez municípios baianos já estão em estado de alerta, segundo divulgou o Comitê Estadual de Prevenção à Dengue. A Secretaria Estadual de Saúde registrou até outubro deste ano 68.414 notificações de dengue, 27 óbitos e 211 casos confirmados da forma grave da doença, a dengue hemorrágica. Houve aumento do número de casos em comparação ao mesmo período nos dois anos anteriores. Em 2010 e 2011, foram registradas, respectivamente, 59.836 e 55.460 notificações.

Inscrições para Corrida da Gabriela podem ser realizadas até o próximo dia 4 de dezembro

As inscrições para a Corrida da Gabriela, evento que acontecerá no dia 8 de dezembro, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, já podem ser realizadas através do site www.webrun.com.br até o próximo dia 3, para pagamento em boleto, ou até o dia 4 de dezembro, para pagamento em cartão de crédito. As inscrições também podem ser feitas no Centro de Atendimento ao Turista, localizado ao lado da Catedral de São Sebastião, na Banca Revista Ilhéus, na praça Pedro Matos, e na Banca Espaço Cultural, sediada na praça J. J. Seabra. Realizada pela Personal Club, a corrida conta com o apoio da Federação Bahiana de Atletismo, da Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência de Esportes, do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
A prova, que tem o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos com vistas à promoção da saúde e da socialização, é aberta para atletas cadastrados ou não na FBA (Federação Baiana de Atletismo). O evento esportivo possuirá distâncias de 5 e 10 quilômetros e está previsto para começar por volta das 16 horas. Poderão se inscrever pessoas de ambos os sexos, sempre a partir dos 15 anos. De acordo com os organizadores, a largada acontecerá nas proximidades da Catedral de São Sebastião, na avenida Soares Lopes, sendo o percurso realizado em duas voltas de 5 quilômetros, no centro de Ilhéus, com a chegada também definida para uma área próxima à Catedral. Haverá postos de hidratação na chegada e a cada 2,5 quilômetros de corrida.
O participante, ao fazer a inscrição, é obrigado a ler e a estar de acordo com o respectivo regulamento do evento. Também é obrigatória a apresentação de documento de identidade ou de qualquer outro documento com foto. É necessária ainda a apresentação de comprovante de pagamento da inscrição realizada via internet. No caso de menor de idade, esclarecem os organizadores, há a necessidade da apresentação prévia da autorização do responsável legal. Independentemente do motivo alegado, o dinheiro da inscrição paga não será devolvido em caso de desistência. Serão premiados os cinco primeiros colocados na categoria masculina e as cinco primeiras colocadas na categoria feminina, nas modalidades 5 e 10 quilômetros. A entrega dos kits acontecerá no dia da prova (8 de dezembro), na Arena de Largada, localizada na avenida Soares Lopes (em frente à Catedral de São Sebastião), no período das 8 às 12 horas.