por José Everaldo Andrade Souza .’.

Ir.’. Everaldo.

MINUTO MAÇÔNICO – I

Amizade

     – Do latim amicitia, dedicação, benevolência, sentimento de afeição que une uma pessoa à outra.As características da amizade são eleição e fidelidade.

– A amizade implica uma igualdade de condições, pois tem como base afinidades profundas e múltiplas e, portanto, dificilmente sobrevive em situações de grande disparidade de gostos ou meio social.

– “Sendo a escolha de amigos uma atitude tão espontânea, grande é a importância de freqüentar, e fazer freqüentar pelos filhos, ambientes em que essa escolha tenha a maior probabilidade possível de recair sobre pessoas de valor intelectual e moral”.

-Esses sentimentos de interesse a respeito de outro, para construir uma verdadeira amizade, não pode ser passageiro, mas deve ter a característica da permanência que vai constituir a fidelidade.

-A Maçonaria, mais do que qualquer outra associação, proporciona o ambiente propício para o desabrochar de sinceras amizades.

 MINUTO MAÇÔNICO – II

Moral

-A moral religiosa ou teológica se fundamenta no cumprimento da vontade de Deus, ou seja, dirigir os atos humanos de acordo com a ordenação universal.

-A moral social consiste na realização de tudo aquilo que redunda em benefício da coletividade e de sua harmonia.

-A moral individual tem sua fonte no dever e na razão; portanto, na consciência.

-Além das citadas, existem certos princípios de moral universal que constituem uma espécie de código aceito pelo consenso de toda a humanidade.

-A Maçonaria é uma instituição eminentemente moral e os princípios por ela inculcados tendem inevitavelmente a fazer do Maçom obediente aos seus ditames um homem mais virtuoso.