WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom saude embasa


novembro 2012
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








Prefeitura Municipal de Ilhéus


Projeto de Mobilização realiza trabalho de prevenção e combate à dengue em Ilhéus
Prefeito cria nova praça de táxi no bairro Nossa Senhora da Vitória
Seduc promove 1ª Feira Cultural do Projovem Urbano

***

Projeto de Mobilização realiza trabalho de prevenção e combate à dengue em Ilhéus

Uma série de ações está sendo desenvolvida esta semana em Ilhéus como parte do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, um trabalho conjunto realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). O trabalho tem como objetivo principal intensificação de ações e cuidados para eliminar os criatórios do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
Como parte dessas ações, na segunda-feira (19), técnicos da Sesab e da Flem se reuniram, pela manhã, com as coordenadoras municipais do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue para alinhamento e definição dos trabalhos. No turno da tarde o encontro foi com o secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne. Na sequência, na terça-feira (dia 20), o grupo percorreu os bairros da cidade que ultimamente têm apresentado maior índice de infestação. Nesta quinta-feira (22) ocorrerá a Oficina de Articuladores com a equipe que atua diretamente no combate à dengue no município.
Desde 2010 que Ilhéus participa do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, implementando uma série de ações para o combate à doença. O Projeto faz parte de um esforço conjunto das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além da Flem, devido à cidade ser considerada pelo Ministério da Saúde como prioritária no Plano Nacional de Prevenção e Controle da Dengue. Atualmente o Projeto de Mobilização Social contra a Dengue assiste a um total de 23 municípios: Alagoinhas, Camaçari, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.
De acordo com o Comitê Estadual de Prevenção à Dengue, 10 municípios baianos, incluindo Ilhéus, estão em estado de alerta. São eles: Feira de Santana, Guanambi, Salvador, Itabuna, Jacobina, Jequié, Senhor do Bonfim, Serrinha e Teixeira de Freitas. Juntos, eles correspondem a 44,8% dos casos da doença em todo o Estado. Para reduzir esses índices de infestação da dengue na cidade, equipes de endemias da Secretaria da Saúde estarão visitando os locais mais afetados, fazendo uma campanha de conscientização dos moradores e utilizando as máquinas de fumacê para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Na avaliação do secretário de Saúde, Ronaldo Lavigne, o trabalho dos técnicos é importante, mas a participação da comunidade no combate à dengue, fazendo a sua parte e tomando as devidas precauções para evitar a proliferação do mosquito ainda é a principal arma no combate à doença.

Prefeito cria nova praça de táxi no bairro Nossa Senhora da Vitória

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou na tarde desta segunda-feira (20) o Decreto 099/2012 criando uma praça de táxi no bairro Nossa Senhora da Vitória, na zona sul da cidade. A praça 21, como foi denominada, que terá capacidade para seis táxis, ficará situada na praça José Oliveira, numa área central do bairro e onde se concentra o maior número de pessoas. De acordo com o decreto, o táxi somente poderá explorar o serviço na nova praça caso o veículo tenha, no máximo, cinco anos de fabricação, tenha quatro portas, seja de cor branca e esteja devidamente enquadrado no padrão estabelecido pelo Município.
A decisão do prefeito de criar a nova praça de táxi teve como base a existência de um número considerável de cidadãos que residem no Nossa Senhora da Vitória e o alto fluxo de pessoas que se dirigem aos estabelecimentos comerciais localizados neste bairro. Além de gerar mais empregos para taxistas, a nova praça também vai oferecer mais comodidade para os moradores e consumidores, que antes tinham que esperar bastante nos pontos de ônibus. A medida agradou a comunidade, que há muitos anos reivindicava esse serviço.
Considerado um dos bairros mais populosos de Ilhéus, o Nossa Senhora da Vitória vem se destacando pelo crescimento nos últimos anos e pelo surgimento das mais diversas empresas. Hoje o bairro conta com amplos supermercados, grandes lojas de varejo, materiais de construção, eletrodomésticos e até serviços de locação de roupas para festas. A implantação dessa nova praça de táxi, segundo avaliou o prefeito Newton Lima, vai justamente incentivar esse crescimento do comércio, além de aumentar o fluxo de cidadãos que se dirigem para o bairro Nossa Senhora da Vitória.

Seduc promove 1ª Feira Cultural do Projovem Urbano

Para marcar o final da unidade formativa I do Projovem Urbano Ilhéus, a Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus e o Instituto de Ensino de Ensino Eusínio Lavigne (IME) realizam nos dias 23 e 24 a 1ª feira cultural do projeto com o tema: “Bahia dos meus encantos”. A feira contará com painéis, cenários vivos, representações teatrais, palestras, capoeira, entre outros temas, que abordarão a cidade através da literatura, culinária, vestuário, dança, pontos turísticos e arquitetura e formas.
No dia 23 de novembro o evento será realizado das 19 às 22 horas, e 24 de novembro das 9 às 11 horas da manhã. A turma I, orientada pela professora Roselane apresentará a cultura da região de maneira bem criativa através da literatura de Jorge Amado e Cyro de Matos. Já a turma II, orientada pela professora Cristiane, exibirá a influência culinária e ervas medicinais.
A turma III, orientada pelo professor Manoel, representará o vestuário, música e danças com apresentação de capoeira também. A turma IV, orientada pela professora Catian, mostrará pontos turísticos e sua importância, e a turma V, orientada pela professora Lúcia, irá expor arquiteturas e formas. A coordenadora do curso e as professoras Lívia e Ingrid, de qualificação profissional e participação cidadã, respectivamente, elaboraram junto com todas as turmas diversos painéis e representações vivas de personagens da história da cidade.
Projovem Urbano – O Programa Projovem Urbano, realizado em parceria com o Governo Federal, funciona no IME, à noite, atendendo a 147 alunos de 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, sendo realizado em 18 meses. Os alunos recebem Bolsa Auxílio R$ 100,00 mensais e tem ao final do curso um certificado de qualificação profissional na área de hotelaria.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • ilmo senhores/a eu estou pesquisando e divulgando a cidade de ilheus e estou precisando de dados do municipio pois faço geografia na ufms ( universidade federal de ms)sobre migraçao e imigração, taxa de natalidade, mortalidade e fecunidade e preciso muito da calaboraçao de v.s. pedro vasconcelos de souza AQUIDAUNA/MS EMAIL: [email protected] en tempo preciso apresentar um trabalho com urgençia….obr. agradeço a att. v.s.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia