Unidades do “Minha Casa” serão entregues dias 19 e 20 de dezembro
Escola Heitor Dias apresentará Projeto Cantando Natal com Jesus
Grand Celebration chega neste sábado a Ilhéus

***

Unidades do “Minha Casa” serão entregues dias 19 e 20 de dezembro

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, visitou na manhã desta quinta-feira (22) as obras de construção das 1.300 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida na bairro do Banco da Vitória. Os serviços já estão praticamente concluídos e a previsão é de que a entrega das chaves das casas aos beneficiados e a assinatura dos contratos de posse aconteçam já nos dias 19 e 20 de dezembro. O sorteio das casas será realizado na próxima semana, em data ainda a confirmada pela Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, em solenidade no Ginásio de Esportes Herval Soledade, das 8 às 17 horas. A representante da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Sast), Cláudia Macedo Eça, informou que tendo em vista o grande número de beneficiados com o programa, o sorteio acontecerá em dois dias, sendo que a lista com a relação dos beneficiado de cada dia será afixada no Ginásio de Esportes e também na sede da Seast.
Satisfeito com o andamento das obras e com a qualidade dos serviços, Newton Lima destacou a importância do Programa Minha Casa Minha Vida para as famílias que não tinham onde morar ou que viviam em condições de miséria e que agora passarão a dispor de um imóvel próprio e em excelentes condições, com toda uma infraestrutura para uma melhor qualidade de vida. “São todas bem arejadas e com acesso facilitado. Será uma honra para o nosso governo entregar a centenas de ilheenses sua casa própria, seu novo lar. Vamos garantir, ainda, que todos os serviços pertinentes ao município sejam garantidos e passem a funcionar paralelamente à entrega do empreendimento”, assegurou.
As 1.300 unidades do Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus estão distribuídas em três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488, e o Morada do Porto, com 292 unidades. Na parte externa estão sendo construídos uma creche, Posto de Saúde da Família (PSF), módulo policial, quatro parques infantis, duas quadras poliesportivas, quiosques e uma ciclovia que terá 1,2 quilômetro. Tudo isso sem contar que 24 imóveis estão sendo totalmente adaptados para atender pessoas com deficiência.
As unidades serão entregues completas, com piso em cerâmica, boxe no banheiro, portas, janelas e demais itens de acabamento. No ato da entrega, o responsável por cada uma das unidades receberá ainda um kit de metais, composto por torneiras, maçanetas, entre outros itens. Além da infraestrutura completa, os novos moradores terão acesso a diversos serviços, como saúde e transporte e muitos espaços de lazer, como campo de futebol, praças e parque infantil, entre outros equipamentos.
Empenho – A princípio surgiram pendências com relação a instalações elétricas hidráulicas, mas o prefeito Newton Lima se reuniu no final do mês de outubro, em Salvador, com a direção a Embasa, Coelba, e Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) para cobrar o empenho desses órgãos na solução desses problemas para que as unidades do Minha Casa, Minha Vida fossem entregues o mais rápido possível para os beneficiados. As pendências já foram resolvidas e a previsão é de que em dezembro todas as casas estejam completamente prontas.
Com a entrega das 1.300 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, o prefeito Newton Lima ficará na história da Ilhéus como o gestor que mais investiu em habitação da cidade. Recentemente foram entregues no Teotônio Vilela mais de 120 casas no Alto São João, rua José Petrúcio e Travessa São José. Tudo isso sem contar com as 272 casas que estão sendo construídas também no Teotônio Vilela, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com o Governo Federal, uma obra que envolve recursos na ordem de R$ 18 milhões.

Escola Heitor Dias apresentará Projeto Cantando Natal com Jesus

Os alunos da Escola Municipal Heitor Dias, de Ilhéus, apresentam na próxima quinta-feira (29) o espetáculo Cantando Natal com Jesus, um musical que tem o objetivo de mostrar, através da dança, da música e do teatro, o verdadeiro sentido do natal. O espetáculo, que encerra com chave de ouro o Projeto Cantando Natal com Jesus 2012, será apresentado às 16 horas, na 1ª Igreja Batista, situada na praça J. J. Seabra, centro, ao lado da Prefeitura, e é aberto a todas as pessoas interessadas em vivenciar mais o espírito natalino.
A diretora da Escola Heitor Dias, Jamile Menezes Maron, destaca a importância desse projeto no processo de aprendizagem dos alunos e no crescimento pessoal de cada um. “Com a música e através dela, o ser humano pode experimentar as mais variadas emoções, como alegria, tristeza, amor, perdão, bondade, melancolia e muitos outros. Ela inspira, é fonte de energia e coloca em movimento nossos sentimentos mais profundos”, explica. Ela acrescenta ainda que com a apresentação desse musical a escola busca mostrar a verdadeira história do natal, que fará bem às emoções e mentes das crianças, dando sintonia e afinando seus interiores com a música.
O espetáculo tem como regente do coral a professora Jani Mota Borges Souza, a coreografia é de Rute Lobão, a apresentação de balé foi coordenado pela professora Sirleide e a área de artes plástica ficou a cargo de Ademara Maron Menezes, além do envolvimento de toda equipe de professores no projeto. O Cantando Natal com Jesus é apresentado anualmente pela Escola Heitor Dias com a participação de 200 alunos, onde através de coreografia, balé, coral e teatro, o colégio busca desenvolver a sensibilidade musical explorando ritmos e expressão corporal.

Grand Celebration chega neste sábado a Ilhéus

Mais um grande transatlântico vai aportar em Ilhéus este mês. É o Grand Celebration, um dos navios que sempre costumam passar pela cidade durante a temporada de verão. Ele chega no sábado (24), por volta das 8 horas, no Porto de Ilhéus, trazendo 1.690 passageiros. Todos eles serão recepcionados por baianas, grupos de capoeira, dança afro e por guias, que fazem parte do receptivo montado pela Secretaria Municipal de Turismo. Ainda no Porto, estão montados estandes, onde os cruzeiristas terão acesso a material informativo e a um mapa com os principais pontos turísticos e históricos da cidade.
A programação do passeio pela cidade deve incluir visitas a Catedral de São Sebastião e ao Bar Vesúvio, assim como à Casa de Cultural Jorge Amado, todos localizados no Quarteirão que possui o nome de um dos principais divulgadores da cidade para o Brasil e para o mundo, o escritor Jorge Amado. O Espaço Cultural Bataclan, a Igreja Matriz de São Jorge e museu do Instituto Nossa Senhora da Piedade também costumam ser locais bastante visitados pelos turistas durante a visita a cidade.
O Grand Celebration é a mais recente aquisição da frota Ibero Cruzeiros. Trata-se de um navio com magníficas instalações contando com um salão de beleza e cabeleireiro, cassino, sauna, um centro de ginástica, três piscinas, lojas e biblioteca. É um transatlântico moderno, espaçoso e confortável, com roteiros que incluem Buenos Aires, Puntadel Este e Santa Catarina. O Grand Celebration tem como marca registrada a alegria, já que possui vários espaços de lazer e entretenimento. Ele possui cabines em média 30% maiores do que as dos outros navios que fazem a mesma rota. Além de grandes, as cabines são confortáveis, com iluminação indireta e camas de solteiro que podem ser convertidas em cama de casal king size.
No mês de dezembro a temporada de navios transatlânticos continua com a chegada do transatlântico Costa Fascinosa, no dia 10, às 8 horas da manhã, trazendo 3.780 turistas. Já no dia 11 atracará no Porto de Ilhéus o navio MSC Fantasia, de alto luxo, que trará nada menos que 3.952 passageiros. Também estão previstas para dezembro as paradas dos navios Costa Favolosa, no dia 14, Costa Fortuna, no dia 15, MSC Orchestra, no dia 19, Aidacara, no dia 25, e Grand Mistral, no dia 30. A temporada 2012/2013 será encerrada no dia 20 de março com a chegada do navio Costa Fascinosa.