Definida data do sorteio das unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em Ilhéus
Ilhéus vai implantar programa de saúde Melhor em Casa
Conselho Municipal aprova contas do Fundo de Cultura de Ilhéus

***

Definida data do sorteio das unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus e a Caixa Econômica Federal já definiram a data do sorteio das unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida entre os beneficiados com esta etapa na cidade. Será nos dias 27, 28 e 29 de novembro, das 8 às 17 horas, no Ginásio de Esportes Herval Soledade. A lista com a relação dos beneficiados de cada dia será afixada no Ginásio de Esportes e também na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Sast). No total serão 1.300 casas que já estão em fase de conclusão no bairro do Banco da Vitória.
Para o sorteio o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a Sast e a Caixa Econômica Federal estão convocando todos os beneficiados com as unidades para comparecerem ao Ginásio de Esportes, munidos de documentos de identificação com foto. O não comparecimento para o sorteio nestas datas implicará na automática exclusão do programa Minha Casa, Minha Vida. A data da entrega das chaves das casas aos beneficiados e a assinatura dos contratos de posse também já está definida. Será nos dias 19 e 20 de dezembro.
Na última quinta-feira (22) o prefeito Newton Lima visitou as obras de construção das 1.300 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida no bairro do Banco da Vitória e ficou satisfeito com o andamento dos serviços e com a qualidade do trabalho. “São todas as casas bem arejadas e com acesso facilitado. Será uma honra para o nosso governo entregar a centenas de ilheenses sua casa própria, seu novo lar. Vamos garantir, ainda, que todos os serviços pertinentes ao município sejam garantidos e passem a funcionar paralelamente à entrega do empreendimento”, assegurou. O prefeito também destacou a importância do Programa Minha Casa Minha Vida para as famílias que não tinham onde morar ou que viviam em condições de miséria e que agora passarão a dispor de um imóvel próprio e em excelentes condições, com toda uma infraestrutura para uma melhor qualidade de vida.
As 1.300 unidades do Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus estão distribuídas em três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488, e o Morada do Porto, com 292 unidades. Na parte externa estão sendo construídos uma creche, Posto de Saúde da Família (PSF), módulo policial, quatro parques infantis, duas quadras poliesportivas, quiosques e uma ciclovia que terá 1,2 quilômetro. Tudo isso sem contar que 24 imóveis estão sendo totalmente adaptados para atender pessoas com deficiência.
As unidades serão entregues completas, com piso em cerâmica, boxe no banheiro, portas, janelas e demais itens de acabamento. No ato da entrega, o responsável por cada uma das unidades receberá ainda um kit de metais, composto por torneiras, maçanetas, entre outros itens. Além da infraestrutura completa, os novos moradores terão acesso a diversos serviços, como saúde e transporte e muitos espaços de lazer, como campo de futebol, praças e parque infantil, entre outros equipamentos.

Ilhéus vai implantar programa de saúde Melhor em Casa

Ilhéus será o segundo município na Bahia a receber o programa do Ministério de Saúde, o Melhor em Casa, que desde que foi lançado, em 2011, e vem beneficiando diversas cidades em outros estados como Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Na Bahia, o município de Eunápolis foi o primeiro a aderir ao programa. Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica e com possibilidade de desospitalização, por exemplo, são atendidas por equipes multidisciplinares durante toda a semana, 12 horas por dia e, podendo ser em regime de plantão, nos finais de semana e feriados.
As equipes são formadas, prioritariamente, por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente. Em Ilhéus, a secretaria Municipal da Saúde já adquiriu um veículo que fará a locomoção da equipe, que inicialmente estará voltada para atender a bairros da zona norte de Ilhéus. Além de desafogar o atendimento nos hospitais, o secretário de Saúde de Ilhéus, Ronaldo Lavigne, explicou que o serviço vai ajudar a aperfeiçoar o atendimento à população, aumentando a frequência e melhorando a qualidade do serviço prestado pelo município. “Com o Melhor em Casa, o sistema municipal de saúde passa a oferecer um tratamento mais humanizado e em casa, próximo de seus familiares, o que aumenta as chances de uma recuperação mais rápida”, explica.
Ilhéus já conta com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que funciona no Hospital Geral Luis Viana Filho há cerca de quatro anos, com o apoio do Governo do Estado. Com o Melhor em Casa, salientou Lavigne, o atendimento domiciliar em Ilhéus passará a contar com mais um suporte, graças a uma parceria entre o município e o Governo Federal.
Para solicitar o serviço do Melhor em Casa, voltado para atender ao fluxo da Atenção Básica do Município, o interessado deve procurar o serviço através dos profissionais do Posto de Saúde ou do Programa de Saúde da Família (PSF), cuja solicitação será enviada ao Núcleo de Apoio a Estratégia de Saúde da Família (Nasf), que acionarão a equipe do Melhor em Casa para iniciar o processo de avaliação. As equipes do Melhor em Casa também atuarão de maneira integrada com os serviços da Atenção Básica, Unidades com Salas de Estabilização, Upas, Samu 192 e com as unidades hospitalares.
Mudanças – Recentemente o Ministério da Saúde mudou algumas regras do programa para ampliar o número de municípios aptos a receberem o Melhor em Casa. Municípios com mais de 40 mil habitantes poderão implantar o programa, desde que tenham o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ou serviço próprio de atendimento às urgências, além de possuir um hospital de referência. A portaria anterior restringia os municípios de 40 mil habitantes às regiões metropolitanas.
O município que tiver acima de 150 mil habitantes poderá implantar uma segunda equipe de atendimento domiciliar e assim sucessivamente. Antes, os municípios precisavam alcançar a população de 200 mil habitantes para constituir a segunda equipe.

Conselho Municipal aprova contas do Fundo de Cultura de Ilhéus

O Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus aprovou, em reunião extraordinária, as contas do Fundo Municipal de Cultura relativas aos exercícios dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2012. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, a aprovação das contas demonstra mais uma vez a lisura, a transparência e o compromisso com os recursos públicos, principalmente em se tratando de verbas destinadas para contribuir com o desenvolvimento das artes e da cultura no município de Ilhéus através da promoção de apresentações artística e cultural.

O Fundo de Cultura de Ilhéus foi criado com a proposta de incentivar e estimular a produção artístico-cultural ilheense, custeando projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas. E em julho desse ano a gestão do Fundo de Cultura deu mais um passo importante com uma iniciativa pioneira do lançamento de editais voltados para conceder apoio cultural para apresentações artísticas e culturais durante o Festival Amar Amado, evento que celebrou o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado.

Maurício Corso explica que a iniciativa buscou impulsionar o desenvolvimento das artes e da cultura em Ilhéus, promovendo o intercâmbio cultural e a profissionalização dos agentes culturais ilheenses, além de estimular a regionalização dos bens e serviços e criar novas oportunidades para exportação de obras e conteúdos culturais. “Por esse motivo, a Fundação Cultural de Ilhéus buscou recursos para o Fundo de Cultura de Ilhéus com empresas parceiras e conseguiu viabilizar R$ 18 mil para contratação de artistas e espetáculos locais nas áreas de teatro, música e dança”, acrescentou o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus.