O presidente do Conselho Municipal de Fiscalização do Fundo de Educação Básica (Fundeb) em Ilhéus, professor Osman Nogueira, representante da APPI-APLB/Sindicato no conselho, protocolou junto ao juiz da 3ª Vara do Trabalho da Comarca de Ilhéus, Dr. José Cairo Júnior, um pedido de liberação dos recursos bloqueados em consequência de uma ação judicial protocolada pelo Sinsepi para garantir o pagamento do salário de setembro dos servidores municipais. O pedido foi feito após visita do presidente do Conselho ao Banco do Brasil para confirmar o bloqueio existente dos recursos do Fundeb.

No ofício protocolado na Vara do Trabalho, Osman Nogueira reafirmou ao juiz que os recursos da conta vinculada somente podem ser utilizados com a manutenção e desenvolvimento da educação básica e somente os profissionais da educação podem ser remunerados com este recurso. A medida vida garantir o pagamento dos salários dos trabalhadores em educação referentes ao mês de outubro, que está atraso, e também para que a folha de pagamento de novembro seja quitada até o quinto dia útil do mês de dezembro, como determina a lei.

O objetivo do presidente do presidente do Conselho do Fundeb e também da diretoria da APPI é que a situação seja regularizada, evitando a deflagração de uma greve por tempo indeterminado na rede municipal de educação de Ilhéus. Em assembléia realizada na tarde da última terça-feira (20), no auditório do IME-Centro, os trabalhadores em educação da rede municipal de ensino decidiram realizar uma nova paralisação de advertência nos dias 27 e 28 de novembro. Também ficou decidido pela categoria que acontecerá uma nova assembléia no próximo dia 28, às 14 horas, no auditório do IME-Centro, para discutir os rumos do movimento e avaliar se novos protestos serão realizados pelos trabalhadores em educação como forma de sensibilizar o prefeito Newton Lima para a necessidade de quitar os salários dos servidores.

APPI-APLB/Sindicato – Delegacia Sindical Costa do Cacau