Os primeiros terminais pesqueiros da Bahia foram inaugurados nesta quinta-feira (29), em Salvador e em Ilhéus. Foram investidos R$ 20 milhões nos espaços que atenderão a aproximadamente 50 mil pescadores, que passam a ter locais apropriados para realizar a descarga, recepção, manuseio, armazenagem, classificação, pesagem e estatística do pescado; fabricar e armazenar gelo; fazer reparos e manutenções de embarcações; além de ter acesso a combustível subsidiado. Participaram da cerimônia de inauguração em Salvador, o ministro da Pesca, Marcelo Crivela, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o secretário da Agricultura Eduardo Sales e o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, dentre outras autoridades. Duas horas depois de inaugurado o terminal da capital baiana, outra solenidade foi realizada em Ilhéus, para entregar à população o terminal daquele município.


“Estamos trazendo para a Bahia um equipamento de alto nível para melhorar as condições de trabalho do pescador e reduzir o custo do pescado. Vamos fazer nossos pescadores prosperarem e aumentaremos a produção do estado”, afirmou o governador Jaques Wagner.
De acordo com o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, o governo baiano tem estruturado toda a pecuária, tanto a empresarial, com Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol) e Porto Sul, como a agricultura familiar, com o Seguro Garantia Safra e assistência técnica, dentre outras políticas públicas fundamentais. Na pesca, a Bahia, que tem o maior litoral do Brasil, com 1.200 quilômetros de costa, ganha agora os dois primeiros terminais pesqueiros, em Salvador e Ilhéus.
Destacando que esses equipamentos representam grande avanço para a pesca no Estado, Eduardo Salles ressaltou a importância do governador Jaques Wagner, do ministro da Pesca, Marcelo Trivela e de todos os funcionários da Bahia Pesca na concretização deste sonho de todos pescadores da Bahia
Até então, o pescado baiano era levado para Santa Catarina e Pará, mas agora, com esses equipamentos, os pescadores têm onde beneficiar o peixe, agregando valor ao produto. Além dos terminais, estão sendo construídos quatro barcos para pesca oceânica.
O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, complementou que o terminal é público, que pode ser utilizado por qualquer pescador. “Aqui será fornecido tudo que o pescador precisa para fazer seu trabalho. Damos especial atenção ao pescador artesanal. O Terminal tem um píer flutuante para atender melhor as embarcações de pequeno porte”, disse.
O terminal de Salvador fica localizado na Ribeira, na Enseada dos Tainheiros e sua área de abrangência inclui, além de Salvador, seis municípios do Litoral Norte, nove municípios da Região Metropolitana e sete municípios do Recôncavo Baiano. A Bahia é o terceiro maior produtor de pescados do Brasil, com produção estimada em 115 mil toneladas por ano. O estado tem a meta de chegar às 140 mil toneladas de pescado e à liderança do ranking nacional. Além do terminal de Salvador, foi inaugurado também nesta quinta-feira (29) o Terminal Pesqueiro de Ilhéus.


ASCOM BAHIA PESCA
Jan Penalva / Marival Guedes