X Jornada de Cardiologia Sul da Bahia é realizada com grande sucesso


Nos últimos dias 23 e 24, de novembro, foi realizada com grande sucesso a X Jornada de Cardiologia Sul da Bahia, na Faculdade de Ilhéus. O evento contou com a participação de médicos, enfermeiros e estudantes de medicina e enfermagem do eixo Ilhéus – Itabuna e teve como principal objetivo aprimorar o conhecimento científico, além de difundir informações em cardiologia clínica, entre os mesmos.

A X Jornada de Cardiologia Sul da Bahia foi presidida pelo médico cardiologista, Dr. José Augusto Andrade. Durante os dois dias de programação, os participantes tiveram a oportunidade de discutir os mais diversos temas, como: Avanços na Fibrilação Atrial, Síndromes Coronarianas Agudas, Hipertensão Arterial, Avanços em Intervenção Coronária, Insuficiência Cardíaca, entre outros. E ainda participaram de mesas redondas, conferências, colóquios e discussões de casos clínicos.

Entre os palestrantes da X Jornada de Cardiologia Sul da Bahia, estavam presentes no evento o Presidente da Sociedade Interamericana de Cardiologia, Gilson Feitosa e o Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia– Seção Bahia, Augusto Almeida. Além de destaques internacionais e nacionais da medicina cardiológica, como Fabio Vilas Boas, detentor de prêmios nacionais e internacionais de pesquisa em cardiologia, Nivaldo Filgueiras, atuante na área de medicina intensivista, assistência, ensino, Gilson Feitosa Filho, médico cardiologista e pesquisador, Paulo Barbosa, especialista em cardiologia, Mario de Seixas Rocha, cardiologista e especialista em síndrome coronariana aguda e Sérgio Francisco, Tereza Rogério e Jussara Pinheiro, ambos cardiologistas. E ainda destaques regionais como: Emerson Porto; Roberto Dultra; Ana Paula Scher; Glaúcio Weneck Mozer e Décio Cardoso.

Dr. Gilson Feitosa, destacou que a X Jornada de Cardiologia Sul da Bahia, foi um momento muito importante para a atualização dos profissionais da área,“A medicina em especial a medicina cardiológica, encontram– se sempre em constantes atualizações. Muitas vezes, o profissional acaba fazendo suas pesquisas através da internet ou livros, mas é essencial a participação em jornadas e congressos para que haja a troca de experiências e o crescimento mútuo do meio, de forma a se reverter em benefícios para a população”, afirma.

Dr. Augusto Almeida, diz que o evento superou todas as expectativas, “O objetivo da X Jornada de Cardiologia Sul da Bahia foi alcançado. Conseguimos estreitar os laços com nossos colegas profissionais e disseminar na região cacaueira o que há de mais novo na cardiologia mundial”. O presidente ainda ressalta um agradecimento especial para Dr. José Augusto Andrade, Presidente Regional Sul Bahia, da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia e organizador do evento, “Sem nosso colega, não teríamos concretizado a realização desse evento, sua dedicação e responsabilidade profissional nos ajudaram a disseminar informações em prol da saúde humana”, conclui.

Para Dr. Amilton Gomes da Silva, Clínico Geral da cidade de Itabuna, a X Jornada de Cardiologia Sul Bahia foi a melhor já realizada na região, “A última Jornada sempre consegue superar a anterior, isso reflete diretamente na intervenção da saúde dos nossos pacientes, pois o profissional sempre estará habilitado e atualizado, para atender os mais distintos casos clínicos”.

Ana Castro, enfermeira atuante na Clínica São Lucas, do município de Itabuna, diz que aprendeu muito com as palestras e as discussões de casos clínicos realizados durante o evento, principalmente quando se tratou do tema de insuficiência cardíaca, “Foi grande o aprendizado nesses dois dias de jornada, podemos tirar algumas dúvidas e enriquecer nosso conhecimento científico sobre causas, cuidados e tipos de medicamentos a serem utilizados nos pacientes, assim como a prevenção de algumas doenças cardíacas”, afirma.

Diego Arruda, estudante do 4º ano de medicina da UESC, e participante do evento, afirmou que gostou muito da X Jornada de Cardiologia Sul da Bahia, “Os níveis dos palestrantes e das palestras foram excelentes, principalmente a do Mestre e Dr. Gilson Feitosa, ele é a nossa referência na cardiologia brasileira. Sem dúvidas, ter participado da X Jornada de Cardiologia e ter a oportunidade de conhecer e vivenciar um pouco de experiências com grandes profissionais da cardiologia acrescentou muito na minha formação profissional”.

Em uma das palestras realizadas por Nivaldo Filgueiras, foi destacada a importância da realização da atividade física diária, tanto para os adultos como para os idosos, “As pessoas devem praticar atividade física diariamente, pelo menos 30 minutos por dia, pode ser na academia, fazer aula de dança, ou uma caminhada. A atividade física ajuda no fortalecimento da musculatura do individuo e auxilia na sua qualidade de vida, assim como a reeducação de hábitos saudáveis na alimentação é extremamente importante”. O palestrante ainda ressaltou a importância da redução do consumo do sal, “O consumo de sal é uma das maiores causas de problemas, como a hipertensão, acidente vascular cerebral, infarto e outras doenças cardiovasculares e renais”, concluiu.

Em 2013, a XI Jornada de Cardiologia Sul da Bahia, será realizada nos dias 21 e 22 de novembro. A X Jornada de Cardiologia Sul da Bahia, foi uma realização da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção da Bahia e teve o apoio da Faculdade de Ilhéus, Unicor, Unicred, Cicon Construtora, Unimed, Novartis, Torrent, Boehringer Ingelheim, Daiichi-Sankyo e Biolab. Mais informações entre em contato pelo telefone (73) 3231-7192, e-mail: [email protected]. Acesse também a página no Facebook: www.facebook.jornadadecardiologia.suldabahia